Quem criou o termo psicomotricidade?

Perguntado por: Nelson Cunha de Melo  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.

Qual a origem do termo psicomotricidade?

A palavra "psicomotricidade" vem do termo grego psiché = alma e do verbo latino moto = mover frequentemente, agitar fortemente. A psicomotricidade está relacionada com o processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo sustentada pelo movimento, intelecto e afeto.

Quem foi o primeiro a usar o termo psicomotricidade?

O termo surge a partir do discurso médico, na área neurológica, e atribui-se a Karl Wernick, célebre neuropsiquiatra austríaco, a primeira nomeação em 1870, resultante de seus trabalhos na área das afasias.

Foram os neurologistas que deram origem ao termo psicomotricidade?

História. No início do século XX, o neurologista Ernest Dupré destacou as relações entre anormalidades neurológicas e psíquicas com anormalidades motoras. Esse médico foi o primeiro a usar o termo "psicomotricidade" e a descrever distúrbios do desenvolvimento psicomotor como fraqueza motora.

O quê Wallon diz sobre psicomotricidade?

Segundo Wallon (1995, apud Fonseca, 1995, p. 10), o movimento é a única forma de expressão e o primeiro instrumento do psiquismo. De acordo com Fonseca (1995), Wallon foi o principal responsável pelo nascimento do movimento da reeducação psicomotora.

PSICOMOTRICIDADE - Historicidade - Parte 1 - Origem e contribuição de Wallon

28 questões relacionadas encontradas

Quais foram as principais contribuições de Wallon no estudo da psicomotricidade?

Seu estudo sobre o desenvolvimento cognitivo foi centrado na psicogênese da pessoa completa, mas seu estudo se deu a partir do desenvolvimento psíquico da criança. ... Wallon acreditava que a cognição está alicerçada ao que ele deu o nome de campos funcionais: o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.

Quais os estágios psicomotores de Wallon e suas principais características?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Quem são os grandes representantes da psicomotricidade?

II – Psicomotricidade é a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos precisos, harmônicos e econômicos. III – Os grandes representantes da psicomotricidade são: Wallon, Le Boulch, Ajuriaguerra e Vitor da Fonseca.

Quem trouxe a psicomotricidade para o Brasil?

O início da Psicomotricidade no Brasil ocorreu com profissionais que foram para a França especializar-se em clínica infantil e, depois, em psicomotricidade com Ajuriaguerra e, depois, Bergès, no Henri-Roussele, na escola da equipe de Soubiran, ou com Suzanne Masson, na Salpétrière.

Qual a origem da psicomotricidade funcional?

Segundo Negrine (2002), a psicomotricidade funcional compreende o desenvolvimento psicomotriz a partir de bases teόricas de neuroanatomia funcional. Tal fundamento situaYse na concepção de que o processo de desenvolvimento humano é decorrente dos processos de maturação.

O que diz Piaget sobre a psicomotricidade?

Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.

Quem foi Lapierre?

André Lapierre (1923-2008), Francês, formado em 1947, passando a atuar por muitos anos como professor de Educação Física, autor de várias obras, tinha como objeto de estudo o corpo e toda sua estrutura e atividade motora.

Quem é considerado o pai da psicomotricidade relacional?

André Lapierre. Considerado o pai da Psicomotricidade Relacional, uma vertente da Psicomotricidade que dá ênfase aos aspectos afetivo-emocionais e relacionais do ser humano. A psicomotricidade relacional, segundo o próprio Lapierre, consiste em criar um espaço de liberdade propício aos jogos e brincadeiras.

O que significa o termo psicomotricidade?

A Psicomotricidade é o estudo do ser humano sob uma perspectiva integrada. Considera o desenvolvimento de um indivíduo por meio da íntima relação entre emoção, movimento, cognição (aprendizagem) e relacionamento.

Como é definida a psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Quando a psicomotricidade foi introduzida no Brasil?

No Brasil, a Psicomotricidade foi introduzida em meados da década de 70, trazida por profissionais oriundos da Europa. Nesta época, as práticas eram direcionadas a Educação e Reeducação Psicomotora.

Quando foi fundada a Sociedade Brasileira de psicomotricidade?

A Associação Brasileira de Psicomotricidade

Em 19 de abril de 1980 no Centro de Estudos Carlos Saboya, na Clinica Beatriz Saboya e Ipanema, Rio de Janeiro deu-se a fundação da Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora (SBTP), ligada a Sociedade Internacional de Terapia Psicomotora.

Qual é o nome da maior entidade de psicomotricidade no Brasil?

A Associação Brasileira de Psicomotricidade é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos e foi fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área. Atualmente, busca a regulamentação da profissão através de projetos de lei. A A.B.P.

Quais os três campos que a psicomotricidade atua?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

Como surgiu a psicomotricidade e quais são seus principais marcos históricos?

Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.

Quais são as teorias da psicomotricidade?

A Psicomotricidade é uma ciência que estimula fundamentalmente dois conceitos: o de esquema corporal e o de imagem corporal. ... A afetividade consegue determinar o modo como crianças, adolescentes, jovens e adultos visualizam o mundo e a forma como se manifestam nele.

Quais são os 4 estágios de Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.

Quais são os estágios postulados por Wallon?

Os estágios propostos por ele são denominados impulsivo-emocional; sensório-motor; projetivo; personalismo; categorial; puberdade-adolescência;e adulto.

Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?

Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);

Qual a importância da teoria de Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

Artigo anterior
Como é feito a cirurgia para retirar parte do intestino?
Artigo seguinte
Qual é a carne mais saborosa do mundo?