Quem criou o Índice de Barthel?

Perguntado por: Maria Nascimento de Macedo  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

Authors: Yamashita, Cintia Hitomi. Amendola, Fernanda. Oliveira, Maria Amélia de Campos (Orientador)

Qual o objetivo do índice de Barthel?

O Índice de Barthel pertence ao campo de avaliação das atividades da vida diária (AVDs) e mede a independência funcional no cuidado pessoal, mobilidade, locomoção e eliminações.

Como interpretar a escala de Barthel?

  1. ALIMENTAÇÃO. 0 = incapacitado. ...
  2. BANHO. 0 = dependente. ...
  3. VESTIR-SE. 0 = dependente 5 = precisa de ajuda mas consegue fazer uma parte sozinho 10 = independente (incluindo botões, zipers, laços, etc.)
  4. INTESTINO. 0 = incontinente (necessidade de enemas) ...
  5. SISTEMA URINÁRIO. 0 = incontinente, ou cateterizado e incapaz de manejo.

Quando usar escala de Barthel?

A escala de avaliação funcional de Barthel é utilizada para medir a capacidade que o indivíduo tem para realizar 10 (dez) atividades da rotina diária, pontuando seu grau de dependência.

O que é a escala de Lawton?

A Escala de Lawton foi utilizada para avaliação das atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Seu escore varia de 7 a 21, de forma que maiores pontuações indicam melhor desempenho. Os idosos com pontuação menor do que 11 na foram classificados como dependentes em AIVD neste estudo.14.

Indice de Barthel

25 questões relacionadas encontradas

O que a escala de Lawton e Brody avalia?

Esta escala, criada por Lawton & Brody, em 1969, avalia sete atividades instrumentais: usar o telefone, locomoção com meios de transporte, fazer compras, realizar trabalhos domésticos, preparo de refeições, uso de medicação e administração das finanças. Esta avaliação é feita através de perguntas direcionadas ao idoso.

Como avaliar escala de Lawton?

Avaliação de resultados: a pontuação varia de 0 (ZERO) a 9 (NOVE) pontos, onde 9 (NOVE) indica dependência (parcial ou total) para o desempenho de todas as atividades e 0 (ZERO) indica independência na realização de todas as atividades propostas.

Como avaliar o grau de dependência do idoso?

Assim, para se conhecer o grau de (in)dependência de idosos, torna-se necessário avaliar a sua capacidade funcional, a qual se expressa por meio da avaliação do desempenho das Atividades de Vida Diária. A avaliação da capacidade funcional é relevante e diretamente associada a indicadores de qualidade de vida do idoso.

O que é como é feito e para que serve o Timed Up and Go?

O teste "Timed up and go - TUG" foi aplicado segundo o preconizado pelos autores3. O idoso senta-se em uma cadeira com braços e recebe ordem de levantar e caminhar para frente até uma marca no piso, girar de volta e sentar-se na cadeira. O tempo dispendido é medido com cronômetro a partir da ordem de "vá".

Quais são os parâmetros avaliados pela AGA?

Avalia as 4 principais dimensões (capacidade funcional, condições médicas, funcionamento social e saúde mental) a partir dos seguintes parâmetros:
  • equilíbrio, mobilidade e risco de quedas;
  • função cognitiva;
  • condições emocionais;
  • deficiências sensoriais;
  • capacidade funcional;
  • estado e risco nutricional;

Qual dos itens abaixo é instrumento para avaliar as AVDS?

Dentre a avaliação de atividades de vida diária tem-se como instrumentos: Índice de Katz, Escala de Lawton e Brody, Índice de Pfeffer e Índice de Barthel.

Como avaliar a Escala de equilíbrio de Berg?

A Escala de Berg é um instrumen- to validado, de avaliação funcional do equilíbrio composta de 14 tarefas com cinco itens cada e pontuação de 0-4 para cada tarefa: 0 - é incapaz de realizar a tarefa e 4 - realiza a tarefa independen- te. O escore total varia de 0- 56 pontos.

Como devo usar a escala de Morse?

A escala de Morse é composta por seis critérios para a avaliação do risco de quedas. Cada critério avaliado recebe uma pontuação que varia de zero a 30 pontos, totalizando um escore de risco, cuja classificação é a seguinte: risco baixo, de 0 – 24; risco médio, de 25 – 44 e risco alto, ≥452.

Para que serve a Escala de equilíbrio de Berg?

A escala de equilíbrio de Berg, criada em 1992 por Katherine Berg, tem tido ampla utilização para avaliar o equilíbrio nos indivíduos da terceira idade acima dos 60 anos(3,4). Esta escala foi traduzida e adaptada para a língua portuguesa por Miyamoto et al.

O que é a escala MIF?

A Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento multidimensional que avalia o desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social nos aspectos: alimentação, higiene pessoal, banho, vestir metade superior do corpo, vestir metade inferior do corpo, uso de vaso sanitário, controle da urina, ...

Como aplicar o teste de Poma?

O teste inicia-se com o indivíduo sentado em cadeira com altura de pés de 45 cm sem apoios para braços e com encosto reto, assento não escorregadio. Deve-se sentar ereto sem inclinar-se.

Como fazer teste Timed Up and Go?

O teste consiste em levantar de uma cadeira, (de aproximadamente 46 cm), caminhar até uma linha reta a 3 metros de distância (em um ritmo auto-selecionado, porém seguro), virar, caminhar de volta e sentar-se novamente. Quanto menor o tempo utilizado, melhor é o desempenho no teste.

Como é feito o teste de alcance funcional?

Procedimento: O paciente fica em posição ortostática, membros inferiores abduzidos, descalços, coluna o mais ereta possível, olhar para o horizonte, braços em flexão de 90° e hemicorpo direito próximo à parede. A partir dessa posição, solicitar ao paciente esticar-se o máximo possível para frente.

Como é feito o teste do degrau?

O teste proposto por Kurucz et al. é composto por três estágios, cada qual com 5 min de duração. O teste começa a 24 degraus/min em um degrau de 38 cm de altura; o ritmo é então aumentado para 30 degraus/min sem mudança da altura do degrau; por fim, a altura do degrau é aumentada para 50,8 cm sem mudança do ritmo.

Como avaliar a capacidade funcional do idoso?

Testes para avaliação da capacidade funcional
  1. Capacidade aeróbica (Teste de Caminhada de 6 minutos e Escala de Borg) ...
  2. Teste de força de membros superiores (Dinamômetro de mão) ...
  3. Teste de força de membros inferiores (Teste de sentar e levantar da cadeira) ...
  4. Teste de mobilidade funcional (Timed up and Go)

Quais as escalas de avaliação do idoso?

Fonte: Tratado de Geriatria e Gerontologia 4 ed. A interpretação da escala de Lawton ocorre da seguinte maneira: 9 pontos – totalmente dependente; 10 a 15 pontos – dependência grave; 16 a 20 pontos – dependência moderada; 21 a 25 pontos – dependência leve; 25 a 27 pontos – independente.

Como avaliar a escala de Katz?

Avaliação de resultados: a pontuação varia de 0 (ZERO) a 6 (SEIS) pontos, onde 0 (ZERO) indica total independência para desempenho das atividades e 6 (SEIS), dependência (total ou parcial) na realização de todas as atividades propostas.

Como fazer o teste do sussurro?

Procedimento: Aproximar-se da pessoa a ser avaliada a uma distância mínima de 33 centímetros e fora do alcance do seu campo visual, fazendo-lhe uma pergunta em tom baixo de voz (sussurro) e verificando se ele escutou e se entendeu o que foi dito.

O que significa a sigla AVDS?

Atividades da Vida Diária - AVD são as tarefas pessoais concernentes aos autocuidados e também a outras habilidades pertinentes ao cotidiano de qualquer pessoa.

O que é vês 13?

O VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) foi desenvolvido com o objetivo de identificar idosos vulneráveis residentes na comunidade. Os critérios estabelecidos pelos autores para definir vulnerabilidade foram: idade igual ou superior a 65 anos e alto risco de declínio funcional ou morte em dois anos(11).

Artigo anterior
É possível prevenir a miopia?
Artigo seguinte
Qual a principal aplicação da lã de vidro?