Quem criou a Terapia de Aceitação e Compromisso?

Perguntado por: Igor Figueiredo de Anjos  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (28 avaliações)

A terapia de aceitação e compromisso, também conhecida como ACT, foi desenvolvida por Steven C. Hayes. Seu principal pilar é a prática da atenção plena, pois tem como objetivo ajudar o paciente a ter maior consciência das suas emoções e pensamentos para, assim, ser capaz de reagir de acordo com os seus valores.

Como surgiu a Terapia de Aceitação e Compromisso?

Desenvolvida desde o fim da década de 1980 pelo psicólogo americano Steven Hayes, a Terapia de Aceitação e Compromisso é uma espécie de terapia-prima dos métodos de exposição prolongada. Atualmente, é uma das tendências em Psicoterapia Cognitiva, conhecidas como terapias de terceira onda.

Quem criou a ACT?

Dentro desse contexto, está a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), desenvolvida por Steven C. Hayes e colaboradores, a partir de 1999.

Como surgiu a ACT?

A ACT começou a ser utilizada na década de 1980 e tem como fundador o psicólogo clínico norte-americano Steven Hayes, professor da Universidade de Nevada.

O que é ACT em psicologia?

A Terapia de Aceitação e Compromisso (doravante ACT) associa processos de aceitação e atenção a processos de compromisso e mudança de comportamento para a criação de uma flexibilidade psicológica.

Curso Gratuito - O que é ACT - Terapia de Aceitação e Compromisso?

42 questões relacionadas encontradas

O que são valores para ACT?

Os valores fornecem o contexto que explica por que essas experiências difíceis estão sendo contatadas. Pela perspectiva da ACT, são os valores que fazem a vontade e a aceitação mais do que a simples tentativa de reduzir as experiências desagradáveis através da exposição.

Como a ACT entende os processos psicopatológicos?

O objetivo principal da ACT é aumentar a flexibilidade psicológica e, para atingi-lo, faz uso de seis processos psicológicos de mudança: aceitação, desfusão cognitiva, estar presente, eu como contexto, valores e ações comprometidas (Twohig, 2012).

O que é a Terapia focada na compaixão?

Na Terapia Focada na Compaixão, prendemos a conhecer como a nossa mente se organiza e, especialmente, aprendemos a utilizar nossas habilidades inatas de conexão, aceitação e compaixão como uma peça chave no alívio deste sofrimento.

Como funciona a terapia do esquema?

A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada. Seu início foi como uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, mas desde então desenvolveu uma identidade própria. A TE utiliza vários conceitos e métodos derivados de outras escolas.

Como funciona a terapia de exposição?

Terapia de exposição é uma técnica usada em terapia comportamental para tratar perturbações de ansiedade. Consiste em expôr o paciente à fonte da sua ansiedade ou ao seu contexto sem que haja intenção de causar qualquer perigo, ajudando-o a superar a ansiedade ou receio.

O que significa Desfusão cognitiva?

Desfusão Cognitiva (DC) nada mais é do que procurar mudar as funções dos eventos privados (pensamentos, emoções, lembranças, etc.), principalmente quando lutamos contra eles (“não quero pensar nisso”, “não quero sentir isso”). Visa mudar a forma como nos relacionamos e interagimos com nossos pensamentos.

O que são terapias de terceira onda?

As terapias de terceira onda focam em aspectos como a forma como a linguagem afeta a nossa experiência, a relação terapêutica, o conceito de mindfulness ou estar no presente, o self como contexto e a aceitação.

Como funciona a abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

Como aplicar a Terapia de Aceitação e Compromisso?

Um dos aspectos fundamentais desse tipo de terapia é a aceitação, ou seja, parar de lutar o tempo todo contra sentimentos ruins, como ansiedade, raiva e medo. O ideal é permitir que surjam, observá-los e deixá-los passarem, pois assim se desenvolve uma ação mais consciente em relação a eles.

Qual a importância da aceitação?

A aceitação permite que, olhemos de frente as nossas fraquezas. Diminuímos as cobranças de sermos fortes ou fracos e não nos importamos em como as pessoas nos veem. Com isso, a vida fica leve, pois devemos ser quem somos, nada mais. Não precisamos ser quem não queremos, apenas para agradar alguém.

O que é aceitação dentro da psicologia?

Na Psicologia, Aceitação consiste em acolher o outro da forma como ele se apresenta, com seus defeitos, qualidades e excentricidade, sem tentativas de modificá-lo para que satisfaça expectativas e se ajuste aos caprichos dos outros.

Quais são os esquemas cognitivos?

Na terapia dos esquemas, estes são chamados de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDS), formados a partir da interação entre o temperamento pessoal com um ambiente que não atende às necessidades emocionais básicas.

O que é a teoria dos esquemas?

A teoria do esquema é uma abordagem integrativa que expande a Terapia Cognitivo-Comportamental tradicional, integrando contribuições da Gestalt, Psicanálise e do Construtivismo em um novo sistema de psicoterapia (Young, Klosko & Weishaar, 2003).

O que é teoria de esquema?

A teoria do esquema, ou terapia do esquema, é um processo em terapia cognitiva. Assim, ela ajuda a reduzir os impactos de comportamentos desadaptativos. Sendo assim, ela ajuda a pessoa a lidar com o seu passado e a se libertar dele.

Quais os atributos da Compaixão?

Atributos da compaixão
  • Cuidando do bem-estar: a vontade de querer aliviar o sofrimento, o stress, a dor…
  • Sensibilidade: a sensibilidade ao que está ocorrendo, especialmente no que tange às necessidades.
  • Simpatia: significa ter ligação emocional.

Quem foi Paul Gilbert?

Paul ganhou reconhecimento como um dos guitarristas mais rápidos do mundo por conta de suas incríveis músicas técnicas como "Technical Difficulties", "Frenzy", "Scarified", "Y.R.O." e "Scit Scat Wah". Gilbert deixou o Racer X em 1988.

Quais os princípios da ACT?

Os princípios da ACT
  • ATENÇÃO PLENA (Mindfulness) ...
  • ACEITAÇÃO. ...
  • COMPROMISSO COM VALORES. ...
  • AÇÃO COMPROMETIDA.

O que é flexibilidade psicológica ACT?

Na ACT, flexibilidade psicológica refere-se ao nível de funcionamento do ser humano e à compreensão sobre o mesmo. Envolve, também, qualidade de vida, a forma como a pessoa lida com o seu sofrimento e como age diante de eventos avaliados como desagradáveis.

Quantos e quais são os processos psicológicos os quais compõem o Hexaflex?

Os seis processos que compõem o quando de Flexibilidade Psicológica em ACT envolvem processos como: Desfusão Cognitiva, Aceitação, Atenção Flexível ou contato com o momento presente, eu como (parte do) contexto (self como contexto), valores e ações comprometidas (Wilson, Strosahl &Hayes, 2012; Saban, 2015).

Artigo anterior
O que é um dispositivo de e S?
Artigo seguinte
O que é dança escocesa?