Quem concede o indulto?

Perguntado por: Cátia Maria Loureiro de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

O indulto é um benefício concedido pelo Presidente da República. Significa o perdão da pena, efetivado mediante decreto que tem como consequência a extinção, diminuição ou substituição da pena. É regulado por Decreto do Presidente da República, com base no artigo 84, XII da Constituição Federal.

Quem pode conceder o indulto?

DECRETO Nº 2.838, DE 6 DE NOVEMBRO DE 1998.

Concede indulto, comuta penas, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art.

Quem concede o indulto de Natal?

O presidente Jair Bolsonaro concedeu nesta sexta-feira (24) o indulto de natal. A decisão contempla detentos com problemas de saúde, além de militares e agentes do Sistema de Segurança Pública que tenham cometido crimes com excesso culposo, como policiais.

Quem concede graça indulto e anistia?

“a graça é o perdão concedido pelo Presidente da República, favorecendo um condenado por crime comum ou por contravenção, extinguindo-lhe ou diminuindo-lhe a pena imposta. Ter-se-á o perdão, se a graça for individual, e o indulto, se coletiva.” ... Concedido a graça, o Presidente editará o decreto de graça.

Como é concedido o indulto?

Para a concessão do indulto, é preciso ter bom comportamento, sem nenhuma falta grave nos 12 meses anteriores à data de publicação do Decreto, além de ser necessário o cumprimento de parcela da pena, que varia de acordo com o regime prisional do preso e da quantidade da pena.

Decreto que concede o indulto de Natal é publicado no D.O.

25 questões relacionadas encontradas

Quando cabe o indulto?

"É concedido indulto: ao condenado à pena privativa de liberdade que se encontre em estágio avançado de doença incurável, comprovado por laudo circunstanciado de médico oficial ou, na falta deste, de médico designado, desde que não haja oposição do beneficiado".

Como funciona o indulto presidencial?

O indulto é um benefício concedido pelo Presidente da República. Significa o perdão da pena, efetivado mediante decreto que tem como consequência a extinção, diminuição ou substituição da pena. É regulado por Decreto do Presidente da República, com base no artigo 84, XII da Constituição Federal.

O que é anistia no direito penal e por quem é concedido?

É um benefício concedido pelo Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República (art. 48, VIII, CF/88), por meio do qual se “perdoa” a prática de um fato criminoso. Normalmente, incide sobre crimes políticos, mas também pode abranger outras espécies de delito.

Quais crimes são insuscetíveis de graça ou anistia?

O artigo 5º, XLIII, da Constituição Federal, dispõe que “a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, ...

O que é insuscetível de graça ou anistia?

Que não pode ser afetado, não pode ser alcançado por determinada condição. O art. 5o, inciso da Constituição, diz que a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, o trafico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

Quem tem direito a indulto de Natal 2021?

Concede indulto natalino e dá outras providências. III - por doença grave, como neoplasia maligna ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), em estágio terminal e comprovada por laudo médico oficial, ou, na sua falta, por médico designado pelo juízo da execução.

Quando posso pedir indulto de Natal?

Não existe uma data específica para a concessão do indulto, porém – por tradição – a edição deste Decreto costuma ocorrer próximo ao Natal, razão pela qual passou a ser este instituto chamado popularmente de “indulto natalino”.

Qual o valor do indulto de Natal?

O custo será de R$ 1,7 bilhão por ano a partir de 2022. O reajuste exclusivo para agentes da segurança pública, uma das principais bases de apoio ao presidente, gerou descontentamento entre outros servidores federais.

É crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia?

São crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e os definidos como crimes hediondos (artigo 5º, inciso XLIII da constituição).

Quais são os crimes imprescritíveis?

Crimes imprescritíveis são aqueles que podem ser julgados a qualquer tempo, independentemente da data em que foram cometidos. Atualmente, a Constituição prevê apenas dois casos de crimes imprescritíveis: racismo e ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Quais são os crimes hediondos no Brasil?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Que que significa anistia?

O que é uma anistia? A palavra anistia tem origem no grego amnestia, que significa esquecimento. Juridicamente o termo é usado para identificar aqueles atos do Estado que implicam perdão de condutas reprováveis. O funcionamento de uma anistia varia segundo a época, o Estado, as circunstâncias.

O que é um homicídio qualificado?

Um homicídio pode ser considerado homicídio qualificado quando é praticado em circunstâncias que revelem especial censurabilidade ou perversidade.

O que é anistia na Constituição Federal?

“A anistia, já se disse, é o esquecimento jurídico que tem por objeto fatos (não pessoas) definidos como crimes, de regra, políticos, militares ou eleitorais, excluindo-se, normalmente, os crimes comuns”[1]. Em 20 de maio de 2021, o STJ decidiu pela recepção da Lei de Anistia pela Constituição Federal.

Quem tem direito a comutação de pena em 2021?

Assim, o requisito objetivo para a comutação do crime comum será o cumprimento de 5 anos da pena até a data do Decreto. Usando as penas do exemplo, caso se pretenda a concessão da comutação com base no Decreto 8.615/2015, a pessoa deverá ter cumprido 5 anos da pena até o dia 25/12/2015.

Quais são os tipos de indulto?

Tipos de Indulto:

Temos o Indulto individual, conhecido também como graça, ou o Indulto coletivo. O Indulto individual pode ser total, alcançando as sanções impostas ao condenado, ou parcial, ocorrendo o instituto da comutação. Esta por sua vez na prática acarreta na redução ou na substituição da sanção aplicada.

Quando se aplica o perdão judicial?

O perdão judicial está previsto no art. 121, em seu § 5º, que assim dispõe: na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

É possível o cabimento de indulto ao crime de tráfico de drogas?

No âmbito da execução penal, é vedada a comutação e indulto nos delitos da lei de drogas nº 11.343/ 2006, por expressa previsão nos Decretos presidenciais promulgados, utilizando como exemplo, aduz o artigo 3º, inciso II, do Decreto nº: 9.246 de 2017.

Qual é o dia do indulto de Natal?

O decreto concede indulto ainda aos militares das Forças Armadas, em operações de garantia da lei e da ordem, que, até 25 de dezembro de 2021, tenham sido condenados por crime na hipótese de excesso culposo.

Quando será a próxima saidinha 2021?

As saidinhas foram suspensas ao longo de 2020 por causa da pandemia de coronavírus. Mas acabaram retomadas no final do mesmo ano. Em 2021, também por conta da covid-19, houve alteração nas datas e os benefícios foram agendados para março, junho, setembro e agora em dezembro.

Artigo anterior
Quem é o mais forte dos animes?
Artigo seguinte
Quais os direitos de quem trabalha em cooperativa?