Quem chama chama alguém ou a alguém?

Perguntado por: Matilde Miriam Leal Assunção Valente  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

O verbo chamar é transitivo direto e indireto, ou seja, Quem chama, chama alguém a/para algo.

Quem atende atende a ou a?

As duas formas estão corretas.

Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.

Qual o correto chama ou chamar?

Chamar como verbo pronominal

O verbo chamar é pronominal, sendo conjugado com um pronome oblíquo átono (me, te, se, nos, vos, se), quando indica o ato de ter como nome ou apelido. Eu chamo-me Flávia. Ela se chama Renata. Ele não se chama Paulo.

É chamado de ou é chamado?

[...] Permita-nos apenas referir que é correcto utilizar «chamar de» (exemplos: «Ele é chamado de intelectual/Ele chamou-me de mentiroso»). O verbo chamar, com o significado de qualificar, dar nome, pode ser regido pela preposição de.

Qual é a predicação do verbo chamar?

Em (1), o verbo chamar é transitivo direto, tem o sentido de “convocar”, “mandar vir” e necessita de um objeto direto que lhe complemente. Já em (2), o verbo é transitivo indireto, possui o significado de “qualificar” e necessita de um objeto indireto e um predicativo para complementar seu sentido.

CONNOR CHAMA ALGUÉM DO JORNAL DA CIDADE ALTA PARA FAZER UMA DENÚNCIA CONTRA A POLÍCIA! GTA RP #84

40 questões relacionadas encontradas

Qual o substantivo do verbo chamar?

Etimologia (origem da palavra chama). Do latim flamma.ae. substantivo feminino Chamada; ação de chamar, de dizer o nome de uma pessoa, esperando que ela responda: chama o garçom, por favor!

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

E é verbo de ligação?

Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). ... Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quando usar chamam?

Chamam vem do verbo chamar. O mesmo que: ligam, pedem, invocam, convocam, nomeiam, designam, recorrem, aproximam, apelidam.

Como usar Chama-se?

A forma chama-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica, no caso ele, ela ou você. Tem quatro anos e chama-se Mark. O sítio que procura chama-se Kamar-Taj.

Qual o certo como você chama ou Como você se chama?

Ter nome, apelidar-se, denominar-se (aí o verbo é pronominal): Eu me chamo Maria. Ele se chama Pedro. Nós nos chamamos Maria e Pedro. O livro se chama Brás Cubas.

Qual é a regência do verbo atender?

A regência do verbo atender é maioritariamente facultativa. Esse verbo atua como transitivo direto, sem a presença de uma preposição, e como transitivo indireto, com a presença da preposição a.

Quando se usa a?

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

Como utilizar ao?

Em ao ocorre a contração da preposição a com o artigo definido masculino o (a + o = ao). A preposição a, tendo sua origem na preposição latina ad, indica um movimento até um determinado lugar. Assim, é usada com verbos de movimento para indicar que quem vai, vai a algum lugar.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Qual porque é usado no meio da frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.

E é um verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

E é um verbo de ação?

Um verbo é um verbo de ação quando é caracterizado por uma atividade expressa por um sujeito agente, ou seja, ele indica um “fazer” por parte do sujeito, ele age, realiza ações.

E é um verbo significativo?

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos.

Como saber se é verbo transitivo?

Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Quais os principais verbos Intransitivos?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Artigo anterior
Quando sai o resultado das matrículas 2021 DF?
Artigo seguinte
Como funciona o armazenamento de dados na nuvem?