Quem analisa a tempestividade da apelação?

Perguntado por: Rita Isabel Valente  |  Última atualização: 21. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

2. De acordo com as alterações promovidas pelo novo CPC , o controle da admissibilidade da apelação será feito exclusivamente pelo órgão ad quem, não sendo mais possível ao juiz de primeiro grau examinar a tempestividade da apelação (artigo 1.010, § 3º).

Quem analisa a tempestividade do recurso?

O Superior Tribunal de Justiça é o juízo natural do recurso especial e do agravo em recurso especial, a ele competindo o julgamento e análise dessas espécies recursais, inclusive no que diz respeito ao preenchimento de seus pressupostos recursais objetivos e subjetivos, dentre eles, a tempestividade.

Quem analisa a apelação?

Quem julga o recurso de apelação? Embora o artigo 1.010 aponte que a apelação é direcionada ao juízo ad quo, ou seja, o juízo de primeira instância, onde o processo se encontra no momento da apelação, quem o julga é o juízo da instância superior.

Quem analisa a admissibilidade do recurso de apelação?

DOS REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO

Os requisitos de admissibilidade dos recursos serão examinados em juízo de admissibilidade e não em juízo de mérito, os requisitos são classificados em REQUISITOS INTRÍNSECOS DE ADMISSIBILIDADE e em REQUISITOS EXTRÍNSECOS DE ADMISSIBILIDADE.

O que é tempestividade na apelação?

Diz-se tempestivo o recurso quando oferecido dentro do prazo estabelecido em lei, sendo o prazo processual uma distância temporal entre os atos do processo, cujos marcos são o início do prazo (dies a quo) e seu término (dies ad quem).

[Forensepédia] O que significa 'tempestivo'?

30 questões relacionadas encontradas

Como verificar tempestividade?

Para aferir a tempestividade de um ATO PROCESSUAL (contraminuta, contrarrazões, prestação de informações, etc) que tramita na 2ª Instância, deve-se consultar os comprovantes de leitura (real ou automática) ou de transcurso de prazo que integram os documentos no mesmo sequencial.

Como se comprovar a tempestividade do recurso?

A tempestividade será aferida pela diferença entre a data de protocolização do Agravo e a data da ciência da intimação a que se refere a decisão agravada.

O que diz a Súmula 83 do STJ?

Não se conhece do recurso especial pela divergência, quando a orientação do Tribunal se firmou no mesmo sentido da decisão recorrida. Recurso especial.

Quando a apelação é inepta?

Jurisprudência que cita Inépcia das Razões de Apelação

A petição inicial será considerada inepta, nos termos do art. 330 , § 1 , do CPC , quando faltar à inicial pedido ou causa de pedir, da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão, contiver pedidos incompatíveis entre si ou o pedido for indeterminado.

Quem julga a admissibilidade do recurso?

O tribunal de origem verifica a presença dos requisitos de admissibilidade do recurso extraordinário e profere juízo de admissibilidade. Caso o recurso não seja admitido, o CPC permite a interposição de agravo, que, desde a Lei 12.322/2010, deve ocorrer nos próprios autos.

Quanto tempo demora para o desembargador julgar uma apelação?

Quanto tempo demora para o desembargador julgar uma apelação? Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

O que é juízo de admissibilidade da apelação?

Juízo de admissbilidade: requisitos para o exercício da ação e do processo. O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.

O que são as preliminares no recurso de apelação?

São questões que devem ser decididas antes do mérito, porque dizem respeito à própria formação da relação processual. Por exemplo, a discussão sobre a competência de um juiz para julgamento de uma causa constitui espécie de preliminar; assim também a legitimidade da parte para fazer aquele pedido.

O que é certificar a tempestividade?

O cartório pode verificar que o recurso é tempestivo. Um exemplo dessa situação é quando teve uma suspensão de prazo que ainda não havia sido lançada no sistema. Neste caso, o cartório certifica manualmente a tempestividade.

Quem analisa os requisitos de admissibilidade do recurso?

Sabe-se que, em regra, o juízo de admissibilidade é realizado pelo juízo ad quem (para onde se quer recorrer), embora o recurso seja interposto no juízo a quo.

Qual artigo fala da tempestividade?

A tempestividade dos atos processuais, conforme prevista no § 4º do art. 218 do Código de Processo Civil, representa um importante princípio do sistema jurídico brasileiro. Segundo MARINONI, 2023, "Considera-se tempestiva a prática do ato processual que ocorre dentro do prazo.

O que fazer quando o recurso de apelação é negado?

Quando a Apelação é negada O que fazer? Cabe recurso de agravo de instrumento contra ato judicial que não admitiu apelação por intempestividade (descumprimento de prazo).

O que significa apelação negada?

O que significa apelação negada? Significa que o recurso foi analisado, mas o pedido contido nele foi negado, isto é, a sentença foi mantida.

O que diz o artigo 321 do CPC?

321 do CPC trata de prazo dilatório, podendo ser estendido quando previsível a dificuldade da parte em cumprir a determinação de emenda à inicial requerida no prazo legal ou quando demonstrado interesse em cumpri-la, por meio do requerimento de maior prazo para tanto."

O que diz a Súmula 444 do STJ?

SÚMULA N. 444-STJ. É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.

O que diz a Súmula 543 do STJ?

A Súmula 543 estabelece que, na hipótese de resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador – integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor, ou ...

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

Qual o prazo da tempestividade?

Nesse espaço trataremos da tempestividade, requisito ligado ao prazo para a interposição dos recursos. Em geral, nos procedimentos cíveis, o prazo é de 15 (quinze) dias, com exceção dos embargos de declaração, cujo prazo é de 5 (cinco) dias (arts.

O que acontece com um recurso intempestivo?

O recurso intempestivo é considerado ato inexistente, não se convalidando, por conseguinte. Assim, no caso, o prazo para interposição do apelo não restou interrompido, ou seja, a contagem dos 15 (dias) para a interposição do recurso se iniciou da publicação dos primeiros embargos.

Artigo anterior
Qual é a princesa mais bonita da Disney?
Artigo seguinte
Qual o gás para ar condicionado split?