Quem afirmou que o corpo tem poder?

Perguntado por: Lia Lia Simões  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

Corpo e Alma em Foucault: Postulados para uma Metodologia da Psicologia 1. Michel Foucault destaca o corpo como expressão de poderes e de saberes que se articulam estrategicamente na história da sociedade ocidental.

O que Platão diz sobre o corpo?

Platão (428-347 a.C.) reflete o mundo das idéias do qual a alma se originou e se encarcerou num corpo que é o mundo real, apresentando o corpo como uma dimensão inferior, limitado, contraposto à alma (perfeita, eterna e imutável), lançando os pressupostos para a teologia cristã.

Qual termo mobilizado por Michel Foucault?

O termo 'subjetivação' designa, para Foucault, um processo pelo qual se obtém a constituição de um sujeito, ou, mais exa- tamente, de uma subjetividade.

O que o filósofo Michel Foucault quer entender com suas teorias sobre verdade e poder?

Segundo Foucault, o poder não existe. Há, sim, relações de poder. Relações difusas em todo o tecido social. A sociedade é composta por instituições sociais (instituições disciplinares) onde se constroem relações de poder.

Quem foi o filósofo que estabelece a estrutura humana de corpo alma?

E assim, conforme Aristóteles, diversamente de Platão, o corpo humano não é obstáculo, mas instrumento da alma racional, que é a forma do corpo. O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo.

4 PODERES SECRETOS que você tem

38 questões relacionadas encontradas

O que é corpo para Nietzsche?

Nietzsche considera que o corpo é o fio condutor para a análise das questões filosóficas. A filosofia nietzschiana concebe o corpo como relação de forças em conflito e não separa corpo e alma. Para o filósofo, o erro da filosofia tradicional foi a exclusão do corpo.

O que o filósofo Aristóteles defendia?

Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as idéias são adiquiridas atraves de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filosofos como eu defendo que Aristoteles foi um dos criadores das principais idéias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um ...

Qual a relação entre verdade e poder Segundo Foucault?

A partir de um estudo feito por ele, chamado de Processo Arqueológico e Tática Genealógica, Foucault concluiu que a verdade é produzida e influenciada pelo poder, assim como também sofre alteração dependendo do tempo e espaço e que o poder é um produtor de saber e gerador e molde da verdade.

O que Foucault pensa sobre o poder?

Para Michel Foucault, o poder acontece como uma relação de forças. Sendo assim, o pensador francês apresenta dois dispositivos utilizados pela sociedade para a justificação do poder e para a domesticação dos corpos que compõem o espaço social, são eles: vigilância e punição.

O que é a verdade Segundo Michel Foucault?

Para Foucault, a verdade é indissociável da singularidade do acontecimento. Aquilo qualificado de verdadeiro não habita num já-aí; antes, é produzido como acontecimento num espaço e num tempo específicos. ... Trata-se de uma verdade descontínua, não-universal, dispersa e que se produz como acontecimento.

Qual o termo utilizado por Michel Foucault Refere-se a uma política de controle de corpos?

Biopoder é um termo criado originalmente pelo filósofo francês Michel Foucault para referir-se à prática dos estados modernos e sua regulação dos que a ele estão sujeitos por meio de uma "explosão de técnicas numerosas e diversas para obter a subjugação dos corpos e o controle de populações".

Quais são as teorias de Foucault?

A FILOSOFIA DE FOUCAULT

Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos.

O que são micro poderes?

micropoder é a mecânica de poder que se expande por toda a sociedade, assumindo as formas mais regionais e concretas, investindo em instituições·, tomando corpo em técnicas de dominação.

Quais são os entendimentos dos filósofos sobre o corpo?

O corpo é sujeito. Para Platão, a relação com o corpo é feita de ambivalência. Ele denuncia a violência do corpo, como sepultura da alma, mas propõe uma filosofia do corpo que integra este numa vida equilibrada: "só há um meio de salvação: não exercitar a alma sem o corpo, nem o corpo sem a alma".

Qual foi a grande inovação de Foucault nos estudos sobre poder?

Foucault propôs estudar o poder nos hospícios, nas prisões, na maneira pela qual a sociedade regula a sexualidade das pessoas, no modo como o poder e o saber científico se relacionam. Seu trabalho gerou novos temas de pesquisa, que têm sido intensamente explorados.

Qual é a relação entre o poder e força?

Assim, a relação entre poder e força é que através da força um Estado ou indivíduo exerce seu poder. Sem a força é muito difícil obter o poder, mas não é impossível. ... Força pode ser considerado como vigor, robustez, saúde física, e o poder é entendido com autoridade ou dominância.

Quais os pensamentos de Aristóteles?

Pensamentos de Aristóteles
  • Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura. ...
  • O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. ...
  • As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.

Quais as 4 causas criadas por Aristóteles?

Ele compreende a forma como a explicação da coisa, a causa de algo ser aquilo que é.
...
As quatro causas
  • Causa material: de que a coisa é feita? ...
  • Causa eficiente: o que fez a coisa? ...
  • Causa formal: o que lhe dá a forma? ...
  • Causa final: o que lhe deu a forma?

O que defendia o Sócrates?

Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.

Qual é a visão de Nietzsche sobre a alma e o corpo?

Para Nietzsche, o homem é corpo e, nada além disso, como sustenta em uma conhecida passagem do Zaratustra: “Eu sou todo corpo e nada além disso; e a alma é somente uma palavra para alguma coisa do corpo” (1998, Primeira Parte, Dos desprezadores do corpo: p. 5).

O que Nietzsche quis dizer com eu sou corpo e alma?

Segundo Nietzsche, o eu é feito pelo corpo, no sentido de que é a partir de uma afecção originária, de um ser tomado e perpassado por uma dada possibilidade de poder vir a ser, que o homem pode vir a se constituir como um determinado eu particular.

O que pode um corpo?

O que pode um corpo é a natureza e os limites do seu poder de ser afetado”. A partir das imagens, busca-se multiplicar os deslocamentos para além daqueles fotografados, oferecendo as imagens aos leitores e buscando promover novos encontros, novos investimentos de desejo, novas criações.

Qual a principal função dos micropoderes?

Pelo exposto por Gilberto Cotrim sobre as ideias de Foucault, a principal função dos micropoderes no corpo social é interiorizar e fazer cumprir a) o ideal de igualdade entre os homens.

Qual a importância do Micropoder?

Evidentemente que através dos micropoderes, como também através do governo representativo, uma oposição ao sistema pode achar brechas para atuar até de forma revolucionária, mas, em geral, os micropoderes são forças localizadas que indiretamente reforçam e dão sustentação ao capitalismo.

O que diz o livro Vigiar e Punir?

Em Vigiar e Punir, Michel Foucault mostra por que a Justiça deixou de aplicar torturas mortais e passou a buscar a "correção" dos criminosos. Embora esteja longe de ser um romance, o livro Vigiar e Punir começa com uma narrativa eletrizante, capaz de revirar os estômagos mais sensíveis.

Artigo anterior
É possível pegar doenças pelo beijo?
Artigo seguinte
Quantos anos tem o Universo 2021?