Quem a lei definiu como responsável pelo IPI?

Perguntado por: Sofia Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

Como as alíquotas de IPI são fixadas pelo Poder Executivo, ele também é utilizado ostensivamente pelo Governo Federal.

Quem a lei definiu como contribuinte do IPI?

Estabelecimento que importa produtos tributados de procedência estrangeira é contribuinte do IPI, sujeito à obrigação principal (pagamento do tributo) e às acessórias, tais como a emissão de notas fiscais, escrituração de livros, etc.

Como surgiu o IPI?

O IPI nasceu do antigo Imposto de Consumo. Este apareceu pela primeira vez na Constituição de 1934: ... A União passou a ter poder de instituir imposto sobre consumo e produção de mercadorias na Constituição de 1946: “Art 15 - Compete à União decretar impostos sobre: II.

Quem destaca IPI na nota fiscal?

De uma maneira geral, quem paga IPI são as indústrias. Ao realizar a venda de um produto industrializado.

Qual dispositivo legal regulamenta o IPI?

DECRETO Nº 2.637, DE 25 DE JUNHO DE 1998

Regulamenta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Descubra quem é o responsável pela competência do IPI.

15 questões relacionadas encontradas

Quem pode instituir IPI?

O IPI é um tributo administrado pela Receita Federal e incide sobre produtos industrializados. Sua alíquota é definida pelo Governo Federal através da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI).

Em qual artigo o IPI está fundamentado na Constituição Federal?

O IPI pertence à competência tributária da União Federal, nos termos do artigo 153, IV, da Constituição Federal e do artigo 46, “caput”, do Código Tributário nacional. O art.

Como destacar o IPI na nota fiscal?

A Natureza de Operação para a saída destas mercadorias, também devera estar configurada para destacar o IPI, disponível em: Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação > No Grupo 'Tributos', marque a opção IPI.

Quando devo destacar o IPI na nota fiscal?

Assim, conforme item 246 (Grupo do IPI) do Anexo I do MOC, versão 6.0 , o IPI somente poderá ser destacado na NF-e quando, efetivamente, a operação ou o produto estiver sujeito à esse tributo.

Quem são os contribuintes ou o sujeito passivo do IPI?

Conforme preceitua o inciso I, do art. 121, “contribuinte” é o sujeito passivo da obrigação principal (pessoa física ou jurídica) que tem relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador do tributo.

Quando ocorre o fato gerador do IPI?

Fato gerador

1.1 São duas as principais hipóteses de ocorrência do fato gerador do IPI: 1.1.1 Na importação: o desembaraço aduaneiro de produtos de procedência estrangeira; 1.1.2 Na operação interna: a saída de produto de estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.

Qual é o fato gerador do IPI?

Fato gerador do IPI é: 1 – o desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira; 2 – a saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial.

Quais são os princípios que regem o IPI?

Pode-se observar que os principais princípios constitucionais aplicáveis ao IPI são: legalidade, anterioridade, noventena, irretroatividade, não-confisco e capacidade contributiva. O princípio da legalidade reza que é vedado majorar ou instituir tributos senão através de lei.

De quem é a competência do IPI?

Esse é um imposto de competência da União e é a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 que confere competência tributária à União para legislar e tributar o IPI, em concordância com o inciso IV, do artigo 153, da referida Constituição.

Quem paga o IPI a empresa ou o cliente?

São Paulo – O Imposto sobre Produtos Industrializados, conhecido como IPI, deve ser pago por quem importa ou é industrial.

Quando destacar IPI na revenda?

Em agosto de 2020, o STF decidiu que os produtos importados estão sujeitos a uma nova incidência do IPI quando de sua saída do estabelecimento importador na operação de revenda, mesmo que não tenham sofrido industrialização no Brasil.

O que é destaque de IPI?

EMPRESA C é importador: no desembaraço ele recolhe o IPI, mas pode se creditar deste valor, quando for vender ( SAIDA ) é feito o destaque na nota fiscal ( faz se a apuração e recolher o valor devido ).

Quando o IPI não é cobrado?

Os produtos isentos de IPI são aqueles industrializados para uso próprio ou distribuição gratuita (amostras grátis). O grande destaque dessa lista, como já falamos anteriormente, fica para os produtos destinados às exportações.

O que é IPI em uma nota fiscal?

IPI significa Imposto sobre Produtos Industrializados. É um tributo federal que incide sobre produtos nacionais e importados, aplicado sempre que uma mercadoria sai da fábrica.

Como informar o IPI na nota fiscal de devolução Simples Nacional?

A versão 4.0 da NF-e colocou na regra de validação o campo “IPI devolvido” como campo que comporá o valor total da nota fiscal. Portanto, a informação do IPI será apenas em “Informações Complementares” e no campo de “IPI devolvido”.

Como emitir nota fiscal de devolução com IPI?

Ao incluir um Pedido de Vendas com o CFOP de Devolução é habilitado o campo % Devolução e IPI Devolução. 2- Preencha o percentual de devolução e o valor do IPI Devolvido. Ao emitir a Nota Fiscal de devolução o valor do IPI será somado ao total da Nota Fiscal, porém não irá compor Base de Cálculo dos demais impostos.

O que é o princípio da não cumulatividade do IPI?

“Entende-se por não-cumulatividade a qualidade do imposto e o princípio segundo o qual em cada operação o contribuinte deduz o valor do imposto correspondente a saída dos produtos o valor que incidiu na operação anterior, de sorte que reste tributado somente o valor acrescido.

Como é definida a alíquota do IPI pelo legislador?

Outrossim, de forma complementar ao aspecto quantitativo temos a alíquota, que no caso do IPI, será aplicada de acordo com a sua própria Tabela de Incidência. Nesse sentido, podemos dizer que: Transformação: a que, exercida sobre matérias-primas ou produtos intermediários, importe na obtenção de espécie nova.

Quem tem a competência de instituir o ICMS?

O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.

Quais são as características do IPI?

IPI é a sigla para Imposto sobre Produtos Industrializados, que incide sobre itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização. É um tributo de competência federal (somente a União pode cobrá-lo) e tem caráter extrafiscal.

Artigo anterior
O que é um homem sigma?
Artigo seguinte
Quais documentos levar no dia da designação?