Que via de administração têm maior probabilidade de submeter um fármaco a um efeito imediato?
Perguntado por: Márcio Henriques | Última atualização: 29. März 2025Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)
A administração oral, pois pela via oral é aonde se faz a metabolização de primeira passagem.
Que vias de administração têm maior probabilidade de submeter um fármaco a um efeito de primeira passagem?
Qual das vias de administração a seguir possui a maior probabilidade de o fármaco absorvido sofrer efeitos de primeira passagem e consequentemente apresentar uma menor biodisponibilidade? Intravenosa.
Quais as vias de administração dos medicamentos e os fatores que influenciam na escolha da via de administração?
- Propriedades físico-químicas da droga.
- Local de ação.
- Velocidade e extensão da absorção da droga.
- Efeito do suco digestivo e do metabolismo de 1° passagem.
- Rapidez com que se deseja obter resposta.
- Estado do paciente.
O que é efeito de primeira passagem farmacologia?
O efeito de primeira passagem, ou metabolismo de primeira passagem, refere-se ao processo em que, após a administração oral, um fármaco é extensamente biotransformado, uma vez que passa, inicialmente, através do fígado, antes de entrar na circulação geral.
Como podemos subdividir a farmacologia?
Farmacodinâmica: mecanismo de ação. Farmacocinética: destino do fármaco. Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos). Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente).
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO | Aula 4 Bônus | Farmacologia rápida e fácil | Flavonoide
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.
Quais são as principais vias de administração de medicamento?
As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).
Qual a via de administração ocorre o efeito de primeira passagem?
Fármacos administrados por via oral devem passar pela parede intestinal e, em seguida, pela circulação portal até o fígado; ambos são locais comuns de metabolismo de primeira passagem (metabolismo que ocorre antes de um fármaco alcançar a circulação sistêmica).
Quais vias sofrem metabolismo de primeira passagem?
Essa primeira passagem pelo fígado diminui significativamente a biodisponibilidade do fármaco. Vias de administração alternativas podem ser usadas, como intravenosa, intramuscular, sublingual e trans dérmica.
O que é metabolismo de primeira passagem quais as vias de administração são suscetíveis a esse processo?
Metabolismo de primeira-passagem (ou eliminação pré-sistêmica) – Este efeito se refere à possibilidade da droga, antes de cair na circulação sistêmica, sofrer, pelo menos parcialmente, ações metabólicas pelo epitélio intestinal e pelo fígado52.
Porque a via sublingual é mais rápido?
Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.
Quais as vantagens da via subcutânea?
A aplicação de medicamentos por via subcutânea é indicada quando não se objetiva uma absorção muito rápida pelo organismo, bem como para aplicação de medicamentos específicos como insulina, adrenalina, ou vacina anti-rábica.
Qual é a via subcutânea?
Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações. Via intravenosa (IV): injeta fármacos na corrente sanguínea.
Que via de administração têm maior probabilidade de submeter um fármaco?
A administração oral, pois pela via oral é aonde se faz a metabolização de primeira passagem.
Qual é a via de administração mais rápida?
Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.
Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?
A principal diferença entre alimentação enteral e parenteral está na via de alimentação. Enquanto a primeira é administrada via nasal ou oral ou ainda diretamente no órgão como no caso das estomias, a segunda possui administração venosa.
Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?
Outra via promissora para a administração de nanocristais de fármacos é a intravenosa, pois proporciona uma biodisponibilidade de 100%.
O que é metabolismo de primeira e segunda passagem?
As reações na fase I englobam a formação de um novo grupo funcional ou modificado ou clivagem (oxidação, redução, hidrólise); essas reações são não sintéticas. As reações na fase II englobam a conjugação com alguma substância endógena (p. ex., ácido glucurônico, sulfato, glicina); essas reações são sintéticas.
Quando um fármaco é administrado por via endovenosa ele começa?
Os fármacos administrados por via intravenosa entram diretamente na circulação sistêmica. Entretanto, os fármacos aplicados por via IM ou subcutânea devem atravessar uma ou mais membranas biológicas até alcançar a circulação sistêmica.
Qual a via que não têm absorção?
Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.
Por que se diz que a via endovenosa não possui absorção?
A classificação endovenosa descreve um tipo de via parenteral, indicando oposição à via enteral. O que, em outras palavras, significa que a medicação não é absorvida pelo intestino, pois não passa pelos órgãos do sistema digestivo.
Como a via de administração interfere na absorção?
No caso de medicamentos administrados por via oral, a absorção pode começar na boca e no estômago. No entanto, a maioria dos medicamentos geralmente é absorvida no intestino delgado. O medicamento passa pela parede intestinal e chega ao fígado, antes de ser transportado pela corrente sanguínea até sua região-alvo.
Quais as desvantagens da via subcutânea?
DESVANTAGENS DA VIA SC
dois sítios de infusão (INCA – 2000 ml); • Limitações na administração de eletrólitos; Caquexia neoplasica com hipertrofia do SC; • Impossibilidade de reverter choques hipovolêmicos.
Quais as vantagens da via intramuscular?
- Permite a injeção de até 5 mL de medicamento.
- Baixa sensibilidade do tecido muscular, que tem poucas terminações nervosas.
- Rápida absorção da substância, tendo menor velocidade apenas na comparação com a via intravenosa.
- Técnica mais simples e menos dispendiosa que a punção intravenosa.
Qual a diferença da via endovenosa e intravenosa?
Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.
Como faço para selecionar com o teclado?
Quais são as cores do dentes?