Que tipos de contrato admite a cláusula solve et repete?

Perguntado por: Cláudio Rocha de Pinho  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

Ainda sobre as limitações de aplicabilidade da cláusula solve et repete, podem-se reputar os contratos de adesão e os contratos de consumo.

O que são contratos solenes e não solenes?

São solenes os contratos que exigem formato previsto em lei (fiança ou seguro), ou seja, contrato solene é o pacto que exige na sua constituição, sob pena de nulidade forma prescrita em lei, como a realização do ato por meio de instrumento público, enquanto que os não solenes (compra e venda de bem móvel) são livres na ...

O que é a cláusula exceptio non adimpleti contractus e a solve et repete?

2 A EXCEPTIO NON ADIMPLETI CONTRACTUS

476 e 477 do Código Civil de 2002, se refere à possibilidade de o devedor escusar-se da prestação da obrigação contratual, por não ter o outro contratante cumprido com aquilo que lhe competia.

Em qual tipo de contrato pode ser alegada a exceção do contrato não cumprido?

De acordo com o artigo 476 do Código Civil apenas aos contratos bilaterais pode ser aplicada a exceção do contrato não cumprido. Logo, fica excluída a aplicação aos contratos unilaterais, tendo como justificativa de que nestes não há contraprestação para uma das partes.

O que é um contrato sucessivo?

Contratos de trato sucessivo são pactos cuja execução se prolongam no tempo e sofrem os efeitos da modificação das condições ajustadas. Mas somente aquelas consideradas imprevisíveis ensejam sua revisão/resolução, tal como as decorrentes do COVID-19.

CLÁUSULA SOLVE ET REPETE

36 questões relacionadas encontradas

O que é um contrato impessoal?

O contrato impessoal é aquele que não leva em conta exclusivamente o estado pessoal de certo contratante. O contrato individual diz respeito ao interesse de apenas uma pessoa. Exemplo: na compra e venda, uma pessoa pode contratar outra.

O que é trato sucessivo no contrato de trabalho?

– Trato sucessivo: em relação à característica do elemento fático-jurídico da não eventualidade, nós temos um contrato de trato sucessivo, porque há uma continuidade no tempo, ou seja, não se esgota em um único ato em razão da expectativa de retorno no trabalho. – Oneroso: De forma objetiva: pagar o salário.

O que é a exceção do contrato não cumprido?

A exceção do contrato não cumprido pode ser também chamada de inexecução, que é a defesa indireta de mérito que o réu pode fazer quando chamado, no processo civil, opondo-se à pretensão do autor.

O que é a teoria da exceção do contrato não cumprido?

O instituto da exceção do contrato não cumprido ou inexecução contratual está positivado no artigo 476 do Código Civil. Este instituto basicamente dispõe que nos contratos bilaterais os contratantes não podem exigir o cumprimento da obrigação da contraparte antes de implementarem a sua obrigação[1].

O que é restrição à exceção do contrato não cumprido?

A exceção do contrato não cumprido, fundada no art. 476, do Código Civil de 2002, implica na faculdade de uma das partes contratantes pleitear a suspensão do dever de cumprir suas obrigações e até mesmo a rescisão da avença, acaso a outra parte deixe de cumprir seus deveres contratuais.

O que significa a cláusula solve et repete?

Quanto à renúncia pactuada no bojo da relação contratual - seja no próprio contrato ou em seu respectivo aditivo -, a doutrina geralmente enuncia a cláusula solve et repete, que em sua concepção latina significa "pague e depois reclame".

O que é a cláusula solve et repete?

Segundo De Plácido e Silva, solve et repete designa regime adotado no Direito Tributário “diante do qual o contribuinte que é compelido a pagar certo tributo ou certa multa, mesmo que se mostrem indevidos, não pode recorrer da imposição para autoridade ou poder superior, sem que, primeiro, deposite ou preste caução ...

O que é a cláusula exceptio non adimpleti contractus?

No Direito Civil bastante conhecida é a cláusula “exceptio non adimpleti contractus”, que significa a recusa de um contraente em cumprir sua obrigação pelo fato do outro contraente ter descumprido a sua.

Quais são os contratos solenes?

Por contratos solenes deve se entender aqueles em que a lei exige como requisito de validade uma forma especial. Por isso são também chamados de contratos formais. Exemplos: compra e venda, doação, permuta de bem imóvel, pois dependem de escritura pública.

O que é forma solene?

adjetivo Celebrado de maneira pomposa e majestosa: festa solene. Repleto de ações formais e de regras estritas; protocolar: visita solene. Feito com pompa e magnificência; majestoso: festa solene. Que expressa relevância e seriedade; sério: discursava de modo solene.

O que são relações jurídicas solenes?

Resposta Esperada: Relações jurídicas solenes são aquelas que, para serem válidas, precisam observar determinadas formalidades (casamento e venda de bens imóveis, por exemplo), enquanto as relações jurídicas não solenes são aquelas que, por outro lado, independem de formalidades para terem validade (venda de bens ...

O que é exceção de contrato não cumprido e uma cláusula absoluta?

A exceção do contrato não cumprido, fundada no art. 476, do Código Civil de 2002, implica na faculdade de uma das partes contratantes pleitear a suspensão do dever de cumprir suas obrigações e até mesmo a rescisão da avença, acaso a outra parte deixe de cumprir seus deveres contratuais.

O que fazer quando a empresa não cumpre o contrato?

Caso a empresa não cumpra o contrato de trabalho, o empregado deve procurar um advogado trabalhista especializado neste tipo de ação.
...
Como proceder em caso de descumprimento contratual por parte da empresa
  1. Rescisão Indireta;
  2. Reparação do dano moral;
  3. Recebimento de todos os direitos, benefícios e verbas rescisórias.

Qual a diferença entre os institutos da exceção do contrato não cumprido e da exceção de inseguridade?

Apenas o obrigado a prestar antes pode se valer da exceção de inseguridade. Sem esse requisito, estaríamos no domínio da exceção de contrato não cumprido, a qual requer a exigibilidade simultânea das obrigações.

É permitido cobrar multa por cancelamento de contrato?

A multa por fidelização é permitida por lei. Em regra geral, academias, clubes, serviços de assinatura, entre outros, podem adotar regras próprias para aplicar multa ao consumidor que desiste do serviço prestado, desde que o critério não implique em cobrança maior do que 10%.

O que é inadimplência contratual?

É aquele em que se torna impossível o cumprimento da prestação total ou parcial. Ocorre nos casos em que o devedor ainda pode honrar a sua prestação. Nas obrigações negativas o devedor é havido por inadimplente desde o dia em que executou o ato de que se devia abster.

Porque o contrato de trabalho é considerado de trato sucessivo é de caráter sinalagmático?

O contrato de trabalho é um acordo de Direito Privado, sinalagmático, consensual e intuito personae quanto ao empregado, é de trato sucessivo e de atividade. ... É sinalagmático porque resulta de obrigações opostas. Há reciprocidade entre as obrigações contratuais, que levam a um equilíbrio dessas prestações.

Quais são os três elementos principais de um contrato de trabalho?

I- agente capaz; II- objeto lícito; III- forma prescrita ou não defesa em lei.” Diante do exposto temos o conhecimento de que o contrato é um negócio jurídico, ou seja, o contrato é uma espécie de negócio jurídico, portanto deve atender todas as exigências dele.

Quais os três elementos principais de um contrato de trabalho?

Os elementos essenciais do contrato são aqueles emitidos no Direito Civil: capacidade das partes; objeto lícito; forma prescrita ou não vedada por lei.

Quais os requisitos subjetivos do contrato?

Os requisitos subjetivos são: a capacidade das partes contratantes de agir e de praticar os atos da vida civil, sendo que inobservados os artigos 3º e 4º do diploma civil brasileiro o negócio será nulo ou anulável, a aptidão específica para contratar, o consentimento, que deve ser livre e espontâneo[5], e a pluralidade ...

Artigo anterior
Qual significado do bege no Ano Novo?
Artigo seguinte
Como consultar extrato INSS?