Que tipo de verbo e precisar?
Perguntado por: Liliana Inês Esteves | Última atualização: 12. Juni 2024Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)
O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de.
Qual a regência do verbo precisar?
Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.
Qual é o tipo de verbo?
Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.
Qual é a classe gramatical da palavra precisa?
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.
Qual é o verbo simples?
a) Verbos simples: são verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. Alguns desses verbos apresentam flexão de aspecto. Todos os verbos ancorados no corpo são verbos simples.
VAI ACONTECER EM 32 DIAS / PROFECIA PARA O BRASIL / ATÉ DIA 12 APÓSTOLO REGINALDO ROLIM
Quais são os 7 tipos de verbos?
Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais.
Quais são os 7 verbos?
- Verbo ser;
- Verbo estar;
- Verbo ter;
- Verbo haver;
- Verbo ficar;
- Verbo andar;
- Verbo ir;
- Verbo vir;
Precisa ou precisar?
Em todos os demais casos, brasileiros e portugueses concordam: “precisar” é transitivo indireto. Dizemos “Preciso de dinheiro”, “Seu texto precisa de uma boa revisão”.
Precisa de precisar?
A forma precisapode ser [feminino singular de preciso] , [segunda pessoa singular do imperativo de precisar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de precisar] .
Como conjugar o verbo precisar no presente?
- - precisa (tu) precise (ele/ela) precisemos (nós) precisai (vós) precisem (eles/elas)
- - não precises (tu) não precise (ele/ela) não precisemos (nós) não preciseis (vós) não precisem (eles/elas)
- para precisar (eu) para precisares (tu) para precisar (ele/ela) para precisarmos (nós) para precisardes (vós)
Qual é o sinônimo de precisar?
5 demandam, requerem, reclamam, pedem, exigem.
Precisa no modo imperativo?
Assim, numa frase como «Precise a hora em que isso aconteceu», o verbo precisar ocorre no modo imperativo; mas numa frase como «Precise de emagrecer», em que precisar funciona como verbo auxiliar, esse modo não é admitido.
Como se escreve se precisar?
A forma precisassepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de precisar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de precisar] .
Quais são os verbos de ação?
Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA. Projeto Buriti – História.
O que é um verbo transitivo direto?
O verbo transitivo direto é aquele cujo complemento (objeto direto) não é regido de preposição. O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Ouça o texto abaixo! Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc.
Quais são os principais verbo?
a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.
Quais são os 5 tipos de verbos?
Ouça o texto abaixo! Os verbos da língua portuguesa são classificados em: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Exemplo: verbo cantar.
Quais são os exemplos de verbos?
Exemplo: amar, cantar, dançar. 2ª conjugação: pertencem a essa conjugação os verbos terminados em -er. Exemplo: fazer, comer, crescer. 3ª conjugação: pertencem a essa conjugação os verbos terminados em -ir.
Como identificar um verbo simples e composto?
O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
O que é verbo simples e composto?
Os tempos simples são tempos verbais - presente, passado e futuro - que são expressos por uma só palavra. Eles exprimem ação, estado, mudança de estado, condição ou fenômeno da natureza mediante a utilização de apenas uma palavra, ao contrário dos tempos compostos, que são expressos por uma combinação de verbos.
O que que é um período?
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
O que são proteínas integrais e periféricas?
Quando o trabalho infantil é um crime?