Que tipo de radioisótopos podem ser usados na braquiterapia?

Perguntado por: Manuel Assunção  |  Última atualização: 1. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Os isótopos para braquiterapia podem ser utilizados em regime de baixa taxa de dose (LDR ou alta taxa de dose (HDR.

Qual a radiação usada na braquiterapia?

A braquiterapia consiste na inserção de fios radioativos diretamente em tumores. O radioisótopo irídio-192 é largamente usado para esta finalidade.

Quais as fontes utilizadas na braquiterapia?

A Braquiterapia é um tipo de tratamento por radiação interna. Com este método, fontes radioativas (também chamadas “sementes”) são implantadas dentro ou imediatamente ao lado do tecido tumoral.

Quais são os 3 tipos principais de braquiterapia?

Os principais tipos de braquiterapia são:
  1. Braquiterapia intersticial. ...
  2. Braquiterapia intracavitária. ...
  3. Braquiterapia episcleral. ...
  4. Braquiterapia permanente. ...
  5. Braquiterapia temporária. ...
  6. Braquiterapia de baixas doses. ...
  7. Braquiterapia de altas doses.

Qual radiação é usada no tratamento de câncer?

O que é radioterapia? A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

Braquiterapia: fontes radioativas

27 questões relacionadas encontradas

Como é feito o tratamento de braquiterapia?

Na braquiterapia temporária, são inseridos aplicadores, placas ou cateteres no corpo, por onde o material radiativo passa guiado remotamente por computador para que fique em determinada região por um período. Após finalizar a sessão, os aplicadores são retirados do corpo.

Quais são os três tipos de radioterapia?

Ela pode ser dividida em três modalidades que são a braquiterapia, a teleterapia e a radiocirurgia. O objetivo desse trabalho é demonstrar as modalidades de tratamento da radioterapia.

O que é LDR na braquiterapia?

Braquiterapia de baixa taxa de dose (LDR).

Envolve a inserção de fontes radioativas próximas ao tumor de forma permanente, onde a radiação é liberada em baixas taxas de dose de forma contínua. As sementes colocadas são implantes que não serão retirados após o término da atividade do material radioativo.

Qual o valor de uma sessão de braquiterapia?

O custo fica em torno de R$30mil. Os planos de saúde cobrem a terapia. Ao contrário da prostatectomia(2), a técnica preserva a próstata e oferece menor risco de complicações como disfunção erétil, incontinência urinária e esclerose de colo visical.

Qual a desvantagem da braquiterapia?

As desvantagens da Braquiterapia

A única e grande desvantagem da braquiterapia é o grau do seu alcance. Caso o tumor atinja outro órgão ou um gânglio linfático próximo, esse procedimento não conseguirá realizar todo o tratamento necessário. Por ser muito restrita, a braquiterapia é indicada para tumores muito pequenos.

Quais os tipos de câncer que mais realizam a braquiterapia?

A braquiterapia é um procedimento radioterápico indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, como de próstata ou mama, principalmente nos estágios iniciais da doença, quando o tumor não se espalhou para outros órgãos ou gânglios linfáticos.

Quanto tempo a braquiterapia fica agindo no corpo?

Braquiterapia. Braquiterapia é um tipo de radioterapia em que um material radioativo sólido (sementes ou cateteres) é inserido no órgão acometido pelo câncer. O implante radioativo pode ficar no corpo por algumas horas, por alguns dias ou permanentemente, onde emitirão radiação em sua volta por um tempo.

Qual a eficácia da braquiterapia?

Apesar de se tratar de uma patologia extremamente comum, as hipóteses de cura do cancro da próstata são também, felizmente, muito elevadas. A Braquiterapia permite tratar entre 80-90% dos casos dos tumores localizados!

Quantas sessões de braquiterapia é necessário?

Geralmente as sessões acontecem cinco vezes por semana, durante cinco a sete semanas. Normalmente, é combinada com quimioterapia, mas pode ser utilizada sozinha. O procedimento em si é indolor, mas resulta em alguns efeitos colaterais como: Fadiga (cansaço);

Quais os cuidados durante e após a braquiterapia?

Após a intervenção realizada e durante o tempo em que os implantes radioactivos se encontram activos, é importante procurar realizar uma alimentação variada e equilibrada, seguindo as recomendações habituais de uma boa “higiene” nutricional. É também importante evitar a ingestão exagerada de açúcares, sal e álcool.

Qual a diferença entre os equipamentos de teleterapia e braquiterapia?

A teleterapia é uma modalidade da radioterapia no qual a fonte emissora de radiação encontra-se a certa distância do paciente que está em busca de cura. A braquiterapia é uma modalidade da radioterapia na qual a fonte emissora de radiação se encontra em contato com o paciente, ou bem próximo.

Como fica o colo do útero depois da braquiterapia?

Possíveis efeitos colaterais da braquiterapia.

Os principais efeitos ocorrem no colo do útero e nas paredes da vagina. O efeito colateral mais comum é a irritação da vagina, que pode se tornar vermelha e dolorida. A vulva também pode ficar inflamada.

Quantos dias depois da braquiterapia pode ter relação?

Algumas mulheres são tratadas com radioterapia interna (braquiterapia). Quando a fonte de radiação é inserida próxima ao tumor, na bexiga, útero ou vagina, a mulher não deve ter relações sexuais por alguns dias. É importante seguir as orientações do seu médico sobre sexo durante a radioterapia.

O que é HDR e LDR?

Em linhas gerais, uma foto com menos de 4 stops de alcance dinâmico é considerada de baixo contraste ou de Baixo Alcance Dinâmico (LDR), enquanto uma foto com 8 ou mais stops é considerada de alto contraste ou de Alto Alcance Dinâmico (HDR).

O que é o exame de braquiterapia HDR?

Braquiterapia de alta dose (HDR). Essa técnica é capaz de fornecer uma alta dose de radiação num curto espaço de tempo. O tratamento com alta taxa de dose não necessita de internação, a paciente faz a aplicação e retorna para casa.

Quanto custa 30 sessões de radioterapia?

Na radioterapia clássica, com dose baixa, o paciente faz 30 sessões em seis semanas. Nos dias atuais, o valor da tabela SUS para esse tratamento no pulmão é de cerca de R$ 3.600.

O que é a mucosite?

A mucosite é uma complicação da terapia antineo- plásica. Em pacientes que recebem radioterapia de cabeça e pescoço, a mucosite oral têm seu efeito potencializado, podendo significar a interrupção do tratamento, resultando impacto no controle do tumor local e sobrevida do paciente1.

Quando a radioterapia começa a fazer efeito?

A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área radiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado. Geralmente, aparecem na terceira semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo.

Quantas sessões de radioterapia são necessárias para câncer no colo do útero?

Tradicionalmente o tratamento com finalidade curativa dura cerca de 25- 30 sessões, sendo associada à sessões de braquiterapia. Naquelas pacientes já operadas, e cujo risco da doença voltar seja elevado, a radioterapia adjuvante (após a cirurgia) pode ser utilizada como forma de minimizar este risco.

O que é uma lesão precursora?

O câncer de colo de útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, região localizada no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras. Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir a doença em quase 100% dos casos.

Artigo anterior
O que se pode comer quando se tem intolerância à lactose?
Artigo seguinte
Quais são os temas transversais na educação infantil?