Que tipo de formação deve ter o profissional que atua na educação especial?

Perguntado por: Sandro Borges de Ferreira  |  Última atualização: 10. März 2022
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A forma mais rápida de ingressar nessa área é cursando a licenciatura em Educação Especial. A segunda possibilidade é cursar Pedagogia e depois fazer uma pós-graduação em Educação Especial.

Qual deve ser a formação do professor de educação especial?

Conforme a Política, “para atuar na educação especial o professor deve ter como base da sua formação inicial e con- tinuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e co- nhecimentos específicos da área”.

Qual a formação do professor para atuar na educação inclusiva?

Os professores capacitados, para serem assim denominados, devem ter uma disciplina em sua formação inicial a respeito da educação especial e da educação inclusiva, além de adquirir competências para perceber as necessidades educacionais específicas dos estudantes e flexibilizar a ação pedagógica para atender as suas ...

Como deve ser o perfil do profissional que atua na educação especial e inclusiva?

O professor precisa ter conhecimento bem construído em sua área de atuação, além de manter-se em permanente atualização, considerando o ritmo acelerado do conhecimento humano em geral. Buscar informações e aprender a selecioná-las são novas habilidades que o professor não pode deixar de desenvolver.

Quais são os tipos de professores que devem ser dispostos para atender a educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração [leia-se, inclusão] desses educandos nas classes comuns (grifo nosso).

Qual é a formação para ser professor na Educação Especial?

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Quais os profissionais que atuam na educação especial?

Os profissionais que atuam na Educação Especial, dentro da escola regular são: o professor de AEE, o professor regente, o professor auxiliar, o mediador escolar e o profissional de apoio.

Quem faz parte da educação inclusiva?

O que é Educação inclusiva:

O público-alvo do Plano Nacional de Educação (PNE) no que diz respeito à educação inclusiva, são alunos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), com transtorno do espectro autista e com altas habilidades (superdotados).

Qual o perfil do professor no contexto inclusivo?

Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.

Qual é o papel do profissional de apoio na educação inclusiva?

O profissional de apoio escolar não é um monitor ou um auxiliar do professor, portanto, sua função principal é facilitar a acessibilidade do aluno com deficiência. Cada profissional deve atender, no máximo, três crianças, de forma a facilitar a inserção delas na sala de aula da melhor maneira possível.

Quem são os profissionais que atuam no AEE?

A quem se destina o AEE? Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades / superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado.

Qual a importância da preparação do professor para a educação inclusiva?

Quanto à importância da formação continuada de professores em relação à educação inclusiva, os professores revelaram que “a cada dia que passa surgem novas perspectivas e situações, por isso os professores devem estar preparados para estes novos conhecimentos, com o objetivo de atualizar seus conhecimentos pedagógicos” ...

Como o docente pode auxiliar no processo de inclusão?

Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.

Qual a formação profissional esperada para os profissionais do AEE?

Qual a formação profissional esperada para os profissionais do AEE e como deve ser organizada sua formação continuada? É importante que os profissionais tenham especialização em Educação inclusiva, o que é ainda mais completo do que as formações especializadas em determinadas deficiências, como auditiva ou visual.

O que é preciso para trabalhar com educação especial?

Graduação. Fazer faculdade em pedagogia é um passo essencial para os que desejam trabalhar com educação especial. Ao longo de seus 4 anos de duração, o curso garante todas as habilidades necessárias para o profissional se tornar um generalista na área.

Qual a formação do professor de apoio?

De acordo com a Lei brasileira de inclusão (LBI), se for atuar na educação básica pode ser um profissional com ensino médio. ... Posso prever a possibilidade de contratação de profissional de apoio escolar, professor especialista em educação especial e estagiário com supervisão e plano de estágio.

Qual a função do profissional de apoio?

Profissional de apoio deve ajudar a promover a autonomia e independência do aluno. ... Em vigor desde 2016, a Lei brasileira de inclusão (LBI) prevê a presença de um profissional de apoio, quando necessário, em salas de aula onde há estudantes com deficiência ou transtorno do espectro autista (TEA).

Qual é o papel do professor de apoio?

Professor de apoio permanente em sala de aula: professor habilitado ou especializado em educação especial que presta atendimento educacional ao aluno que necessite de apoios intensos e contínuos, no contexto de ensino regular, auxiliando o professor regente e a equipe técnico pedagógica da escola.

Qual a importância do professor de apoio na educação especial?

O professor de apoio é o profissional que lidará direto com o aluno do Atendimento Educacional Especializado. ... Será como um anjo da guarda a mediar entre o professor, o processo ensino-aprendizagem e o educando com suas especificidades.

Qual a postura de um professor frente a um aluno com deficiência?

É preciso favorecer o seu desenvolvimento e, para tanto, as atividades escolares devem contribuir para superação das dificuldades. Percebemos que PROF2 tem, gradativamente, absorvido novos paradigmas educacionais, a partir do modo de pensar sobre o que seria a deficiência intelectual.

Quais devem ser as atitudes do professor que atua com os alunos surdos em escolas inclusivas?

1- Abraçar a proposta da inclusão e fazer dela um desafio; 2- Acolher os alunos com necessidades especiais na sala de aula regular e trata-lo como um aluno normal, possuidor de limitações e potencialidades; 3- Elaborar suas aulas visando a flexibilização curricular.

Quais são os pilares da educação inclusiva?

O entendimento da educação na inclusão sob os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser. Entender que a educação é direito, e como direito é comum a todos.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

O que é a educação inclusiva?

Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).

Qual é o público-alvo da AEE?

Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Quem faz parte da equipe responsável pelo planejamento do atendimento educacional especializado para os alunos surdos?

Na educação inclusiva, todos têm direito ao mesmo currículo e ao mesmo conjunto de saberes. Por isso, o responsável por todos os estudantes, com ou sem deficiência, é quem faz o planejamento para todo o grupo: o professor regente da sala comum.

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