Que tipo de Discromia E o cloasma?
Perguntado por: Jaime Cláudio Figueiredo | Última atualização: 31. Mai 2025Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)
Principais discromias Melasma ou Cloasma: hiperpigmentação facial que afeta frequentemente mulheres grávidas, pessoas com propensão genética ou que usam anticoncepcionais (estrógeno). Efélides ou Sardas: manchas castanho-claras que aparecem na infância, após exposição solar.
Qual o tipo de discromia presente no melasma?
Essa discromia se apresenta em três tipos, sendo eles o melasma epidérmico que é o aumento da melanina na camada mais superficial da pele (epiderme); o melasma dérmico que apresenta como característica o depósito de melanina ao redor dos vasos, ou seja, um aumento perivascular.
O que é uma discromia Cutanea?
Discromia é um termo genérico que engloba toda e qualquer alteração da cor da pele, representadas por hipocromias ou hipercromias. Estas manchas surgem na pele por diversos fatores sendo a exposição excessiva ao sol a principal causa, podendo futuramente acarretar uma neoplasia de pele.
Quais são as manchas Hipocrômicas?
O que são manchas hipocrômicas? Manchas hipocrômicas referem-se a áreas na pele que são mais claras em comparação com o tom normal da pele circundante.
Quais são os tipos de hipercromia?
- Mancha senil ou melanose:
- Efélides:
- Hipercromia pós inflamatória:
- Melasma e cloasma:
- Câncer de pele:
- Luz Intensa Pulsada.
- Microagulhamento.
- Cosmetologia.
Discromia: Acromia e Hipocromia [Aula]
Qual a diferença entre hipercromia e Discromia?
Hipercromias: aumento da produção de melanina. A discromia que mais tem procura por tratamento, consiste em uma produção excessiva de melanina, conferindo à região afetada, normalmente uma superfície limitada, uma coloração mais escura que o restante tom de pele.
O que é hipercromia no rosto?
Existem diversos tipos de manchas de pele; todas surgem por algum motivo e precisam ser tratadas de diferentes modos. Mas afinal, o que é hipercromia? Hipercromia é, nada mais nada menos, que manchas de pele.
Quais são os tipos de Discromia?
Discromia é dermopatologia de origem endógena e exógena caracterizada por modificações da cor da pele. Essas modificações ocorrem por excesso (hipercromia), diminuição (hipocromia) ou ausência (acromia) de melanina.
O que é mancha Hipercromica?
As hipercromias são desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina. Essas man- chas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.
O que é uma mancha Hipercromica?
As hipercromias cutâneas são sinais escuros que aparecem na pele, especialmente de acordo com excesso de exposição aos raios ultravioletas por um bom período. Isso ocorre devido à estimulação da melanina, substância que dá pigmentação à pele e que é disposta em decorrência dos raios solares.
O que é Acromia na pele?
Leucodermias ou acromias: a diminuição ou ausência de melanina pode causar o surgimento de manchas brancas na pele. São comuns em casos de vitiligo, albinismo e pitiríase; Rosácea: são manchas vermelhas que aparecem no rosto e costumam se manifestar em pessoas de pele clara, com oleosidade e sensibilidade.
O que é lesão Hipocromica?
As hipocromias caracterizam-se pelo aparecimento de manchas ou zonas de coloração mais clara que o tom de pele normal do indivíduo.
O que significa a palavra lentigo?
O Lentigo Solar é conhecido também como manchas senis, que são lesões pigmentadas na superfície do tecido epitelial. O lentigo apresenta coloração castanho-claro, escura ou negra e surge em regiões do corpo mais expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, colo e os ombros.
Quais são os 3 tipos de melasma?
- Melasma epidérmico: neste caso o pigmento se encontra na camada superficial da pele. Quando tratado, conseguimos eliminar totalmente.
- Melasma dérmico: o pigmento se encontra na camada derme, ficando mais profundo. ...
- Melasma misto: o pigmento se encontra na epiderme e na derme.
Qual a enzima que causa o melasma?
Resumidamente, a plasmina estimula a inflamação, que aumenta a produção de melanina na pele.
O que são os melanossomas?
Os melanossomos ou melanossomas são corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina da pele de alguns seres vivos. Substâncias despigmentantes, como a hidroquinona, por exemplo, bloqueiam a produção de melanina e aumentam a degradação dos melanossomos.
Quais os tipos de manchas pigmentares?
Como sabem, as manchas na pele estão relacionadas à pigmentação, diante disso, existem duas categorias: a hipercromia e a hipocromia. A primeira faz referência a hiperpigmentação da pele, originando uma tonalidade mais escura para as manchas.
Quais as características devemos considerar para identificar que uma mancha e melasma?
Os sintomas do melasma são escurecimento de áreas da pele expostas ao sol, majoritariamente no rosto.
Qual a diferença entre hipercromia e hiperpigmentação?
As manchas são formadas quando o melanócito, que forma a melanina - pigmento responsável por dar cor à pele - sofre alguma alteração que desencadeia a hiperpigmentação da nossa pele, podendo ser uma hipercromia, quando a mancha é escura, ou uma hipocromia em caso de manchas claras.
Como tratar manchas Hipocromicas?
O tratamento deve ser discutido com um dermatologista, conforme as características de cada paciente. Dentre as opções terapêuticas está o uso de medicamentos que induzem a repigmentação das regiões afetadas. Também é possível utilizar tecnologias como o laser, técnicas cirúrgicas ou de transplante de melanócitos.
O que significa a palavra Discromia?
Discromia (dis, distúrbio + cromia, cor) é o termo médico para qualquer alteração na pigmentação da pele.
Qual o tratamento para Discromia?
Clinicamente são muito heterogêneos quanto ao tamanho, forma e taxa de proliferação. Os casos que não involuem podem ser tratados com medicamentos como corticóides, interferon ou medidas cirúr- gicas que incluem intervenções maiores ou simples crioterapia, LASER ou a luz intensa pulsada.
O que é hipercromia periorbital?
Por definição, a olheira, também denominada de hiperpigmentação periorbital, é uma hipercromia da região periocular, observada mais em mulheres, sendo ocasionada por fatores anátomo-fisiológicos e geneticamente transmitida.
Como chama a mancha no rosto?
Muitas das manchas escuras que aparecem no rosto são conhecidas como melasma. Geralmente elas ficam evidentes na bochecha e na maçã do rosto ou também na testa. O melasma é uma condição crônica, mas embora não tenha cura, existem muitos métodos capazes de clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
Quais são os tipos de manchas no rosto?
- Efélides. ...
- Melasma. ...
- Cloasma. ...
- Hipercromia Pós-Inflamatória. ...
- Melanose Solar. ...
- Peeling Químico. ...
- Laser. ...
- Cosméticos Clareadores.
Quem veio antes do dinossauro?
Tem que pagar para acionar seguro?