Que tipo de crime não admite a tentativa?

Perguntado por: Érica Lorena Fonseca  |  Última atualização: 2. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Não se admite a tentativa, em regra, nos delitos culposos, unissubsistentes, omissivos próprios, habituais e nas contravenções penais. Considerando que na tentativa o agente não consegue alcançar o resultado pretendido, não é possível a sua caracterização nos crimes culposos (em que o resultado é involuntário).

Quais crimes não aceitam tentativa?

É o que veremos a seguir:
  • 1) Crimes Culposos:
  • 2) Crimes preterdolosos:
  • 3) Crimes omissivos próprios:
  • 7) Contravenções Penais:

Em quais hipóteses é inadmissível a tentativa?

É inadmissível a tentativa porque a conduta e o evento se exaurem simultaneamente” (Manual de direito penal: parte especial, v. 2, p. 123).

Qual dos tipos penais descritos abaixo não admite a tentativa?

Contravenções penais (art. 4º, da LCP) que estabelece não ser punível a tentativa.

Por que contravenção penal não admite tentativa?

Do ponto de vista material, nada impede que alguém tente alcançar um resultado por meio de conduta tipificada como contravenção penal. Um indivíduo pode ser contido por alguém ao tentar praticar vias de fato, por exemplo.

Crimes que não admitem a tentativa

44 questões relacionadas encontradas

Quais os crimes que admitem tentativa?

A tentativa é admissível apenas nos crimes plurissubsistentes, no quais a conduta é fracionada em diversos atos que, somados, provocam a consumação. Por isso, é possível que alguém inicie a execução, mas seja impedido de consumar o crime por circunstâncias alheias à sua vontade.

São infrações penais que não admitem tentativa exceto?

os crimes omissivos impróprios.

É admitida a tentativa nos crimes culposos?

“Os crimes culposos não admitem a tentativa. O crime culposo não tem existência real sem o resultado. Há crime culposo quando o agente não quer nem assume o risco da produção de um resultado, previsível, mas que mesmo assim ele ocorre.

É punível a tentativa de contravenção?

Art. 4º Não é punível a tentativa de contravenção.

É possível a tentativa em crime formal?

Os crimes materiais admitem a figura da tentativa; entretanto, a tentativa é incompatível com os delitos formais, em que se dispensa o resultado naturalístico para a consumação do delito. Não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível sua consumação.

O que é tentativa inadmissível?

"Também conhecido por tentativa inidônea, impossível, inútil, inadequada ou quase crime, é a tentativa não punível, porque o agente se vale de meios absolutamente ineficazes ou volta-se contra objetos absolutamente impróprios, tornando impossível a consumação do crime (art. 17, CP).

É possível tentativa no dolo eventual?

A tentativa de homicídio é incompatível com o dolo eventual, uma vez que nela não existe a vontade de produzir o resultado.

Quais são os requisitos da tentativa?

Para que haja a tentativa, são necessári- os dois elementos: 1º) atos de execução 2º) não-consumação do crime por cir- cunstâncias alheias à vontade do agente. Esses elementos estão espelhados no art.

Quando é que a tentativa é punível?

1 - Salvo disposição em contrário, a tentativa só é punível se ao crime consumado respectivo corresponder pena superior a três anos de prisão. 2 - A tentativa é punível com a pena aplicável ao crime consumado, especialmente atenuada.

Quando o crime é considerado tentado?

O relator, ministro Ribeiro Dantas, destacou que, segundo o artigo 14, II, do Código Penal, o crime é considerado tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O que é admitir tentativa?

O crime admite a tentativa quando puder fracionar o Inter Criminis. Quando não puder ter esse fracionamento, não é possível admitir o crime tentado. Por exemplo, um crime habitual não poderá ter a modalidade tentada. O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objetivo pretendido para que o crime fosse consumado.

Como saber se é crime ou contravenção?

Enquanto os crimes são considerados infrações penais mais graves, as contravenções são aquelas classificadas como mais leves. A principal diferença entre elas é justamente a duração das penas. Outra distinção está na possibilidade de punição por tentativa, que só cabe no caso dos crimes .

O que é o crime de contravenção?

Como já brevemente citada, a contravenção penal é uma espécie de infração penal, passível de penalidade. Estas infrações estão dispostas na Lei das contravenções penais e no Código Penal. Considera-se, no ordenamento jurídico, que a contravenção penal é, então, uma infração de menor potencial ofensivo.

Qual é o crime de contravenção?

São infrações penais consideradas menos graves. São exemplos desse tipo de infração penal a prática do jogo do bicho, a direção perigosa de veículo, perturbação do sossego. As penas nesses casos são mais leves, podendo ser de prisão simples, pelo período de no máximo cinco anos, e multa.

O que caracteriza a tentativa de um crime?

O nosso contexto conceitua a tentativa "quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente". E ao cominar a pena, acrescenta: "Salvo disposição em contrário, punese a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços" (art.

O que é uma tentativa cruenta?

A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo queporém o crime não chega a ser consumado.

O que é um crime omissivo próprio?

"Crimes omissivos próprios (omissivos puros) são os que objetivamente são descritos com uma conduta negativa, de não fazer o que a lei determina,consistindo na omissão na transgressão da norma jurídica e não sendo necessário qualquer resultado naturalístico.

É possível crime omissivo culposo?

CRIME CULPOSO COMISSIVO POR OMISSÃO. INTELIGÊNCIA DO ARTIGO 13 , PARÁGRAFO SEGUNDO, DO CP . - SE O AGENTE OMITIU-SE, DEIXANDO DE AGIR, QUANDO TINHA O DEVER DE FAZÊ-LO PARA IMPEDIR O RESULTADO, CARACTERIZA-SE O CRIME CULPOSO COMISSIVO POR OMISSÃO.

O que é um crime preterdoloso Cite um exemplo?

"O crime preterdoloso ou preterintencional é aquele no qual coexistem os dois elementos subjetivos: dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. Existe um crime inicial doloso e um resultado final culposo.

O que é crime omissivo próprio é impróprio?

Crime omissivo próprio: há somente a omissão de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando, via de regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística (são delitos de mera conduta). Crime omissivo impróprio: o dever de agir é para evitar um resultado concreto.

Artigo anterior
Como remover propriedades de um arquivo PDF?
Artigo seguinte
Pode arroz branco na low carb?