Que tipo de conjunção e portanto?

Perguntado por: Sebastião Gustavo de Nunes  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (10 avaliações)

Portanto e por tanto
Portanto”, como visto, consiste numa conjunção conclusiva, já “por tanto” é usado para indicar a ideia de uma quantidade ou valor indeterminado.

Quais são os tipos de conjunção?

Locução conjuntiva
  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

O que é uma conjunção exemplos?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)

Quais são as conjunções explicativas?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

CONJUNÇÃO - Conjunção Coordenativa - Profa. Pamba

23 questões relacionadas encontradas

Quantas são as conjunções coordenadas e quais são?

Aditivas - expressam soma. Adversativas - expressam oposição. Alternativas - expressam alternância. Conclusivas - expressam conclusão.

Qual a conjunção de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.

Que pode ser explicativo?

Conjunções coordenativas explicativas – O que é e exemplos de como usar. A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. ... Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

Quais são conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Porque é uma conjunção explicativa?

“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação. O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.

Para que servem as conjunções Quais são elas?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa?

2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

Qual a função das conjunções?

As conjunções são unidades da língua que apresentam as funções de conectar ou transpor orações e outros termos do enunciado.

Qual a classificação da conjunção quando?

g) Temporais (exprimem tempo): quando, enquanto, logo que, desde que, assim que. h) Finais (exprimem finalidade): a fim de que, para que, que. i) Proporcionais (exprimem proporção): à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos. j) Integrantes: que, se (quando iniciam oração subordinada substantiva).

Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é mais?

As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

Como é aditiva?

a) Aditivas

Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não). Introduzem as orações coordenadas sindéticas aditivas.

Quais são as conjunções concessivas?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

Quais são as conjunções alternativas?

Conjunções alternativas são conjunções coordenativas que expressam uma ideia de alternância, de opção.
...
Conjunção alternativa
  • ou;
  • ou...ou;
  • ora... ora;
  • quer... quer;
  • seja... seja;
  • nem… nem;
  • já… já;
  • talvez… talvez;

O que é bem explicativo?

adjetivo Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo.

O que é aposto explicativo?

Aposto Explicativo

Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas. Exemplos: Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.

Que com valor explicativo?

A conjunção subordinativa porque é que pode ter um valor explicativo ou um valor causal. ... As orações causais explicativas, por sua vez, apresentam um facto B que, no juízo do locutor, pode ser uma explicação razoável ou apropriada do facto A, com base num raciocínio prévio.

Qual o sentido da conjunção ou?

ou, ou...ou, ora... ora, já... já, quer... As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Qual o sentido da conjunção como?

A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.

Como se classificam as conjunções coordenadas?

As conjunções coordenativas têm a função de ligar termos ou orações com funções gramaticais idênticas. Elas dividem-se em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Artigo anterior
Quais são os elementos básicos da rede social?
Artigo seguinte
O que é CIOT transporte?