Que teoria fundamenta a responsabilidade penal da pessoa jurídica?

Perguntado por: Rebeca Melo Fonseca  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

É neste contexto que surgem as questões referentes à responsabilidade penal das pessoas jurídicas. Na doutrina atual, existem duas teorias principais acerca da responsabilidade penal da pessoa jurídica: teoria da ficção e a teoria da realidade.

Quais são os requisitos para a responsabilização criminal da pessoa jurídica?

São requisitos para a responsabilidade penal da pessoa jurídica conforme o artigo 3º, da Lei 9.605/1998: a) Infração cometida por decisão do representante legal ou contratual ou do órgão colegiado da pessoa jurídica; b) Infração praticada no interesse ou benefício da entidade.

O que é responsabilidade da pessoa jurídica?

As pessoas jurídicas, tanto de direito público como de direito privado, respondem civilmente com seu patrimônio pelos atos ilícitos praticados por seus representantes legais. Quanto à responsabilidade civil contratual, não cumprida a obrigação pactuada, as pessoas jurídicas responderão por perdas e danos.

Qual é a posição do professor Luís Greco em relação à responsabilidade penal das pessoas jurídicas?

Luís Greco, por exemplo, argumenta que a pessoa jurídica não possui mente ou corpo e, por conseguinte, não há capacidade de decisão, tampouco de agir, sendo imprescindível, portanto, a ação de uma pessoa física em especial para a atribuição de responsabilidade [3].

Quais são as três teorias do direito penal?

12.5.

Existem três teorias a respeito de como deve se dar a punição dos envolvidos em caso de concurso de agentes: a) teoria unitária; b) teoria dualista; e c) teoria pluralista. De acordo com a teoria unitária, todos os que colaboram para determinado resultado criminoso incorrem no mesmo crime.

AGU Explica – Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica

36 questões relacionadas encontradas

Qual é a teoria do Direito Penal?

A Teoria do Crime é uma disciplina do Direito Penal que tem como principal objetivo ser a ciência criminal que explica e delimita o que é considerado um crime no Brasil, formando a Teoria Geral do Crime.

Qual é a teoria adotada pelo Código Penal?

Em suma, a teoria adotada pelo Código Penal quanto ao concurso de agentes é a restritiva, que diferencia autores e partícipes, sendo autores aqueles que realizam a conduta descrita no tipo penal. No que diz respeito à autoria mediata, contudo, aplica-se a teoria do domínio do fato.

Qual a teoria da pessoa jurídica adotada no Brasil?

A teoria da realidade técnica é um meio termo entre as duas anteriores: ela defende que a personalidade das pessoas jurídicas surge a partir de uma ficção, mas entende que elas têm atuação própria no meio social. No Brasil, essa é a teoria mais aceita.

É possível a responsabilidade penal de pessoa jurídica por quê?

3.º da Lei 9.605/98 que prevê a responsabilidade penal da pessoa jurídica não deve ser aplicado, pois, apesar de norma vigente formalmente (porque aprovada pelo Poder Legislativo e promulgada pelo Poder Executivo), é substancialmente inválida, tendo em vista a incompatibilidade material com a Constituição Federal.

Qual é a problemática central do debate acerca da responsabilidade penal das pessoas jurídicas?

Adentrando a discussão sobre o cabimento da responsabilidade da pessoa jurídica ou não, o cerne da questão está na falta de previsão legal para a tipificação dos crimes contra a ordem financeira e econômica.

Quem responde pela pessoa jurídica?

Para toda pessoa jurídica (ou seja, todo ente dotado de um CNPJ), existe uma pessoa física que está registrada na Receita Federal como o responsável pela empresa. É essa pessoa que responderá pelo negócio, juridicamente falando. Então, no âmbito da Certificação Digital, ela será nomeada como representante.

Quais são os direitos da pessoa jurídica?

Caso seja titular de registros beneficiários, como o MEI ou EI, tem direito a aposentadoria, auxílio-doença e outras licenças ligadas ao INSS. Além disso, também é possível tirar férias, registrando no contrato quais serão os dias de pausa.

Em que espécies se desdobra a responsabilidade jurídica?

Por essa conceituação, a responsabilidade civil desdobra-se em direta, quando recai sobre o próprio autor do ato lesivo, ou indireta, quando incide sobre uma pessoa, por ato praticado por seu representante, mandatário ou por quem, enfim, a lei dispõe ser responsável.

É possível responsabilizar penalmente as pessoas jurídicas de direito público?

19. art. 3º, caput, da Lei 9605/98. “As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente [...]”.

Quem responde criminalmente por uma empresa?

Responsabilidade na esfera criminal Além das incidências legais trabalhistas, cíveis e previdenciárias, e dependendo dos fatos da situação a empresa, seus responsáveis e/ou prepostos podem responder ao processo criminal.

Quais crimes a pessoa jurídica comete?

Pelo ordenamento jurídico brasileiro atual, as pessoas jurídicas são responsabilizadas penalmente apenas pelos crimes ambientais. Não há qualquer possibilidade de uma pessoa jurídica responder penalmente por crimes cujo objeto jurídico do crime seja a saúde pública.

Quais são os tipos de responsabilidade penal?

  • PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL. USE. PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL SUBJETIVA. ...
  • PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL SUBJETIVA. NOTA: ...
  • RESPONSABILIDADE PENAL. UP. ...
  • RESPONSABILIDADE PENAL OBJETIVA. NOTA:

Qual é a responsabilidade penal?

Responsabilidade penal é o dever jurídico de responder pela ação delituosa que recai sobre o agente imputável". Ao cometer um delito, um indivíduo considerado responsável será submetido a uma pena.

Qual o entendimento da jurisprudência acerca da responsabilização penal da pessoa jurídica?

Não há responsabilização criminal da pessoa jurídica, quando ausente previsão expressa na legislação extravagante. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 que prevê apenas a responsabilização penal de pessoa jurídica nos crimes ambientais (art. 225, § 3º) e contra a ordem econômica e financeira (art.

Quais as teorias da personalidade jurídica?

Existem três teorias que tratam do assunto, quais sejam, a teoria natalista, a concepcionista e da personalidade condicionada. Embora exista essas teorias, o entendimento acerca de qual é a mais adequada não é pacificado, até mesmo porque o artigo que trata do assunto no Código Civil não é preciso.

O que é a teoria natalista?

Segundo a Teoria Natalista, o início da personalidade civil depende do nascimento com vida, sendo este considerado quando principia o funcionamento do aparelho cardiorrespiratório aferível pelo exame de docimasia hidrostática de Galeno. Nesse contexto, o nascituro não seria uma pessoa – sujeito de direitos e deveres.

Qual é a natureza jurídica da pessoa jurídica?

Pessoas jurídicas são entidades a que a lei empresta personalidade, capacitando-as a serem sujeitos de direitos e obrigações. A sua principal característica é a de que atuam na vida jurídica com personalidade diversa da dos indivíduos que as compõem. Cada país adota uma denominação para essas entidades.

O que é a teoria tripartite?

A teoria tripartida entende que o conceito analítico de crime é o fato típico, ilícito e culpável, sendo a culpabilidade um elemento constitutivo de crime, visto que sem a culpabilidade não há crime.

O que é teoria mista ou da ubiquidade?

Por fim, a teoria da ubiqüidade ou mista considera o crime praticado no momento da conduta e no momento do resultado.

Qual a teoria adotada pelo Direito Penal quanto ao tempo do crime?

Com efeito, é por isso que se diz que o Código Penal Brasileiro adotou a Teoria da Atividade, que é aquela que adota o momento da conduta/atividade como tempo do crime.

Artigo anterior
Quantas horas o cloro faz efeito na piscina?
Artigo seguinte
Quanto é um sedex?