Que são teratomas?

Perguntado por: Santiago Figueiredo de Jesus  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

Um teratoma é um tumor congênito (presente antes do nascimento) formado por diferentes tipos de tecido. Teratomas em recém-nascidos são geralmente benignos e não se espalham pelo organismo. Eles podem, no entanto, ser malignos, dependendo da maturidade e de outros tipos de células que podem estar envolvidos.

Qual é a causa do teratoma?

O que causa o teratoma

O teratoma surge desde o nascimento, sendo causado por uma mutação genética que acontece durante o desenvolvimento do bebê. No entanto, esse tipo de tumor cresce muito lentamente e, muitas vezes, só é identificado durante a infância ou a idade adulta, num exame de rotina.

Quais os riscos de um teratoma?

E ainda há o risco de torção de um teratoma, como reforça a médica: “A torção é a complicação mais frequente e incide em 3,5% dos casos. Isso ocorre em virtude do elevado conteúdo gorduroso que possibilita a flutuação na cavidade abdominal e pélvica. A paciente irá apresentar dor abdominal intensa”.

Quem pode ter teratoma?

Tipos de teratoma de ovário

Teratoma Maduro: é o tipo mais comum, benigno, acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva. Teratoma Imaturo: recebe esse nome quando é maligno. São raros e acometem principalmente crianças e mulheres jovens com menos de 18 anos.

Qual a diferença entre cisto e teratoma?

A composição do cisto na maior parte das vezes é gordura, cabelo, pele, cartilagem, dente, osso e tecido neural, embora qualquer tipo de célula possa ser encontrada. O teratoma fica envolvido por uma cápsula, no interior de um dos ovários, sendo que 10% são bilaterais, mas raramente é um tumor maligno.

Teratoma: Tudo sobre

28 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não retirar o teratoma?

O Teratoma normalmente é um tumor benigno ( "não vira câncer" ) mas é preciso fazer a cirurgia pois sem ela o teratoma continua crescendo e acaba comprimindo o restante do ovário, causando perda da função ovariana.

Quais os sintomas de quem tem teratoma no ovário?

Sintomas de teratoma no ovário
  • Dor ou desconforto abdominal, especialmente na parte inferior do abdômen;
  • Sangramento uterino;
  • Inchaço abdominal;
  • Crescimento da barriga;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Cansaço excessivo;
  • Fraqueza;
  • Náusea ou vômitos;

Como é a dor do teratoma?

A maioria dos teratomas são assintomáticos e diagnosticados incidentalmente. No entanto, se a lesão apresenta crescimento, pode causar sintomas compressivos como dor local (devido ao efeito da massa), inchaço e até mesmo sensação de pressão em alguma parte do corpo.

Como evitar teratoma?

O tratamento específico para o teratoma depende do tipo e da localização do tumor , mas em geral implica em remoção cirúrgica. Se o tumor for maligno, o tratamento também pode incluir quimioterapia e radioterapia . Como prevenir o teratoma? Não há como prevenir a ocorrência do teratoma.

Porque o teratoma tem dente e cabelo?

Sua particularidade é que ele pode ser constituído de células-tronco totipotentes, que dão origem a qualquer tipo de tecido – por isso os teratomas maduros têm uma aparência bizarra, apresentando fios de cabelo, dentes, unhas e até mesmo dedos. Esse é um tumor congênito, ou seja, é gerado antes do nascimento.

Quem tem teratoma pode ter filhos?

Em relação a fertilidade feminina, o teratoma no ovário não impede a mulher de engravidar. Entretanto, recomenda-se retirar o teratoma antes de engravidar. Isso porque as alterações hormonais do período gestacional podem estimular o crescimento do tumor e colocar a gravidez em risco.

Como saber se o teratoma é maligno ou benigno?

Classificação de teratomas ovarianos

Teratoma imaturo: tem maior possibilidade de crescer e se disseminar, e por isso é considerado um tumor maligno. Geralmente é diagnosticado em mulheres abaixo dos 20 anos, com um pico de incidência entre 15 e 19 anos, sendo bastante raro nas mulheres em menopausa.

Quem tem teratoma pode menstruar?

O teratoma não tem relação direta com atraso menstrual. Teratoma é um tumor germinativo formado por um ou mais tecidos embrionários, geralmente encontrado no ovário ou testículos em adultos e na região sacrococcígea em crianças.

Porque tumor tem cabelo e dente?

Como a célula que dá origem ao tumor é do tipo "embrionária", isto é, parecida geneticamente com uma célula dos ovários ou testículos, ela tem a capacidade de formar dois tipos de tecidos. São eles: Da parte mais externa do corpo, chamada ectoderme (pele, cabelos, unhas e até neurônios);

Qual a diferença entre mioma e teratoma?

Enquanto mioma e pólipos surgem no útero, cistos são bolsas líquidas que se formam no ovário. Na maior parte são funcionais e desaparecem espontaneamente. No entanto, quando possuem componentes sólidos, como é o caso do cisto dermóide (teratoma), requerem maior atenção.

Qual o maior teratoma do mundo?

O maior tumor já retirado do corpo de um ser humano pesava 137 quilos, de acordo com o Livro Guinness dos Recordes.

Como é feita a cirurgia de um teratoma?

A extração pode ser feita através de laparoscopia (procedimento pouco invasivo, sendo com pequenas incisões) ou laparotomia (técnica mais invasiva e que precisa da abertura ampla do abdômen). Caso seja constatado o tumor maligno, normalmente há necessidade de quimioterapia após a remoção.

Quem tem teratoma pode pegar peso?

Sim. Os exercícios são seguros e benéficos antes, durante e após o tratamento do câncer.

Qual a probabilidade de um teratoma ser maligno?

Em mais de 90% dos casos o tumor e benigno e tratado apenas com cirurgia. Uma pequena parcela pode apresentar características malignas no histopatológico e podem necessitar de quimioterapia.

Quem tem teratoma pode fazer esforço?

Sim pode realizar atividades físicas! Mas é importante operar o quanto antes possível.

Como remover teratoma?

Em geral, a cirurgia é feita por videolaparoscopia, pois é um método mais prático, rápido e de recuperação mais rápida. No entanto, caso exista suspeita de câncer ou o teratoma seja muito grande, pode ser necessária cirurgia aberta convencional.

Qual o nome do cisto que tem cabelo e dente?

Teratoma: entenda o tumor de ovário com cabelo e dentes que tiktoker teve - 19/09/2022 - UOL VivaBem.

Qual é o tamanho de um teratoma?

A grande maioria é de pequeno e médio tamanho, com diâmetros oscilando entre 10 cm e 20 cm, muito embora possa se encontrar desde neoplasias com alguns milímetros de diâmetro até outras que ocupam grande parte das cavidades pélvica e abdominal.

O que acontece se engravidar com teratoma?

Se você engravidar e tiver um cisto dermoide ou teratoma maduro no seu ovário, esse tumor benigno no ovário não fará mal para você e seu bebê. O cisto dermoide não atrapalha a sua fertilidade e não dificulta a gravidez.

Qual o tratamento para teratoma no ovário?

A maioria das pacientes nesse estágio é curada com a cirurgia, não necessitando da quimioterapia. Teratoma imaturo Grau I. Esses tumores raramente recidivam após serem removidos. A paciente com estágio I pode ser tratada apenas com a remoção do ovário ou ovários e da trompa de Falópio.

Artigo anterior
Qual o melhor medidor de temperatura corporal?
Artigo seguinte
Com quantas semanas o utero começa a dilatar?