Que Norma Brasileira regulamenta e assegura os andaimes?

Perguntado por: Vasco Lopes de Pinho  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

Tanto a montagem quanto o uso do andaime devem atender às normas regulamentadoras, especialmente a NR 18 e a ABNT NBR 6494, que trata da Segurança nos Andaimes.

Qual a norma para andaimes?

A norma NR-18 exige que o dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deva ser realizado por profissional legalmente habilitado. A norma NR-18 exige que o dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deva ser realizado por profissional legalmente habilitado.

Qual NR fala sobre andaimes?

NR-18: novas regras para andaimes e plataformas de trabalho.

Qual a definição de andaime pela NBR 6494?

São estruturas metálicas temporárias dotadas de plataformas de trabalho (pisos metálicos, pranchões de madeira e em alguns casos formado por pisos em alumínio), para suporte de pessoas e materiais em locais elevados para execução de serviços diversos na construção civil, indústria, manutenção de equipamentos e acessos ...

Quais os tipos de andaimes conforme NR 18?

Principais tópicos da NR 18
  • 1 – Elevadores. ...
  • 2 – Torres de elevadores. ...
  • 3 – Transporte de materiais. ...
  • 4 – Transporte de Passageiros. ...
  • 5 – Andaimes. ...
  • 6 – Andaimes simplesmente apoiados. ...
  • 7 – Andaimes fachadeiros. ...
  • 8 – Andaimes móveis.

TIPOS DE ANDAIMES MAIS COMUNS NO BRASIL | Descomplicando

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de andaimes que existem?

Os modelos mais comuns de andaimes são: fachadeiro, móvel, em balanço, suspenso, cadeira suspensa, tubular, industrial e multidirecional.

O que a NR 18 fala sobre andaimes?

A NR 18 também proíbe a montagem de qualquer andaime com defeito. Por isso, verifique cada parte do alicerce tubular e seus encaixes. Os que não estiverem em perfeito estado devem ser descartados. A montagem de andaime tubular não pode ser feita também próximo às redes elétricas.

Quando o andaime deve ser estaiado?

O estroncamento deve ser realizado a cada quatro metros na vertical e quatro metros na horizontal, conforme a NR-18.

Qual a altura máxima de um andaime?

A altura do andaime tubular irá variar de acordo com a largura da base da estrutura, conforme especificado pelas normas técnicas. Bases de 1x1 m: torres de, no máximo, quatro metros de altura; Bases de 1,5x1 m: torres de, no máximo, seis metros de altura; Bases de 2x1 m: torres de, no máximo, oito metros de altura.

O que é andaime simplesmente apoiado?

Andaimes simplesmente apoiados – Estes são andaimes que têm a sua estrutura apoiada de forma simples e independente daquilo que está a ser construído. Existem os andaimes simplesmente apoiados que são sobretudos usados por pintores e carpinteiros que não precisa de colocar cargas pesadas em cima da plataforma.

O que é o NR 35?

A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho.

Quem pode montar o andaime?

De acordo com o documento "somente empresas regularmente inscritas no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário, podem fabricar andaimes completos ou quaisquer componentes estruturais".

O que é a NR 33?

A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.

Quais instalações que se enquadram na NR 34?

Caracterizada como Norma Setorial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a NR-34 considera como atividades da indústria da construção, reparação e desmonte naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito de instalações empregadas para estes fins ou nas próprias embarcações e estruturas, tais como navios, ...

Como calcular altura de andaime?

Então, como calcular o m2 de andaime:

Por exemplo, se o andaime tem um lance de 6 metros de comprimento com 10 metros de altura e outro lance de 10 metros comprimento, com 20 metros de altura, devemos multiplicar 6*10,10*10 e somar os resultados. Neste caso seria 60+100, resultando num total 160 m2 de andaime.

Qual é a altura máxima que andaimes sobre rodízios podem ter?

Por que a altura máxima com rodízio é de 8 metros? Devido ao dimensionamento da carga máxima suportada pelas sapatas com rodízios e pela solicitação das Normas de Segurança que exigem que: “As torres de andaimes não podem exceder, em altura, a 4 (quatro) vezes a menor dimensão da base de apoio, quando não estaiadas”.

Quantos kg suporta andaime?

O equipamento tem capacidade de carga por painel tubular de 1.500 Kg e o piso metálico sustenta at´150 Kg/m2 distribuídos uniformemente.

Como fazer estaiamento de andaimes?

Conforme Norma: “Toda torre de andaime não pode exceder, em altura, 4 (quatro) vezes a menor dimensão da base de apoio, quando esta não for estaiada.” Em casos extremos onde o estaiamento não poderá ser efetuado, a Norma deve ser observada corretamente.

Quando usar andaime Fachadeiro?

O andaime fachadeiro é obrigatório em obras acima de 4 metros de altura e também confere muitos benefícios para a construção, como a segurança dos trabalhadores e a melhora na mobilidade dos envolvidos no trabalho, além de ser fácil de montar e manter organizado.

Quando usar escada ou andaime?

O andaime fachadeiro é o equipamento ideal para a execução de serviços como reformas, restauração e limpeza, entre outros. É bastante utilizada em fachadas de prédios, imóveis comerciais, residências e locais históricos. As escadas de mão devem ter seu uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte.

Quem assina Art de andaime?

O projeto pode ser feito por um profissional ligado à empresa contratante do andaime, pela empresa que executa a montagem ou ainda por empresa ou profissional terceiro. Mas a prática mais comum é a empresa que fornece o equipamento também elaborar o projeto de montagem.

Qual a diferença entre andaime tubular e Fachadeiro?

O Andaime Fachadeiro é do tipo tubular de encaixe, mas sua diferença para o andaime tubular tradicional é que sua torre é montada tanto na vertical como na horizontal. Este andaime literalmente pode ocupar toda a fachada de uma obra.

O que é andaime Fachadeiro?

Andaimes Fachadeiros são sistemas de painéis (ou quadros) metálicos tubulares que são contraventados entre si, formando torres, que acompanham o contorno de estruturas de grandes alturas, proporcionando acesso dos trabalhadores às frentes de trabalho.

Qual a medida do andaime Fachadeiro?

O FACHADEIRO MECAN ATENDE ÀS NORMAS NBR 6494 DA ABNT E NR-18. Painéis com largura de 900 mm, altura de 2.000 mm e distância entre painéis de 2.500 mm.

Onde se aplica a NR 33?

Esta norma serve de base para todos os trabalhos em ambientes confinados. Ela traz as instruções tanto de como proceder nestas atividades, equipamentos necessários, resgatista e supervisor, equipamentos para içamento dentre outras informações.

Artigo anterior
Qual o valor relativo do algarismo 3?
Artigo seguinte
Qual o fato gerador do Imposto sobre Produtos Industrializados IPI?