Que mudanças ocorreram no final da Idade Média?

Perguntado por: Clara Macedo  |  Última atualização: 23. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

No final do século XIII, a relação entre feudalismo e vassalagem perdeu sua força, e a Europa presenciou um processo de fortalecimento da posição do rei e o surgimento de um aparato burocrático que deu origem ao Estado Nacional.

Quais foram as mudanças que ocorreram no final da Idade Média?

O fim da Idade Média tem relação com o renascimento urbano e comercial que a Europa experimentou a partir do século XI. Novas técnicas agrícolas permitiram o aumento da produção de víveres, gerando um excedente que pôde ser comercializado.

Quais acontecimentos ocorridos no fim da Idade Média?

Fim da Idade Média

As mudanças da Baixa Idade Média levaram a Europa ocidental à crise. A centralização do poder nas mãos dos reis reduziu os poderes locais, que estavam sob o comando dos senhores feudais. Além disso, os reis questionavam a influência do poder do papa nas decisões políticas.

Quais foram as transformações que ocorreram na Idade Média?

A Idade Média, sendo um período marcado pelo medo dos infortúnios, concebeu cidades muradas, e protegidas com altas torres e pontes movediças. A expansão comercial e demográfica ampliou as cidades medievais para fora dos limites dos muros.

Quais são as principais mudanças que ocorreram na educação com o fim da Idade Média e o surgimento da modernidade?

As principais mudanças que ocorreram na Educação com o fim da Idade Média e o surgimento da Modernidade foram: Mudança no objeto de estudo: da Teologia para a Ciência e a razão. Mudança na forma de ensino: da transmissão oral para a escrita e o livro.

Resumo | Fim da Idade Média

22 questões relacionadas encontradas

Quais foram as principais mudanças que ocorreram na Modernidade?

As mudanças foram de ordem econômica, científica, social e religiosa, que serviram de base para instalação do sistema capitalista. Durante a História Moderna foi estabelecida a economia dominante, chamada mercantilismo, na qual havia uma intervenção forte do Estado.

Quais as principais transformações que ocorreram na Idade Moderna?

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

O que marcou o início e o fim da Idade Moderna?

Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.

O que marca o fim da Idade Moderna?

A Idade Moderna é parte da delimitação eurocêntrica feita da história da humanidade, encontrando-se entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Iniciou-se com a tomada de Constantinopla, em 1453, e terminou com o marco da Revolução Francesa, em 1789.

Qual a data do fim da Idade Média?

A Idade Média é um período de aproximadamente mil anos da história ocidental, que se inicia no século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e termina no século XV, com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453.

Quais acontecimentos ocorridos no fim da Idade Média levaram à formação da burguesia?

No final da Idade Média, novas rotas comerciais foram traçadas pelo Mar Mediterrâneo, ascendendo o status comercial e lucrativo da burguesia. No Renascimento Cultural, várias ideias filosóficas foram propagas na sociedade. Essas ideias também contribuíram diretamente na formação da burguesia.

Por que a Idade Média foi considerada a Idade das Trevas?

Com certeza você já ouviu falar da Idade Média como sendo uma época dominada culturalmente pela religião, criando uma sombra sobre as artes e as ciências, impedindo-as de florescer livremente. Essa ideia considerava a Idade Média como a Idade das Trevas.

Por que a Idade Média foi considerada um período de trevas?

A Idade Média ficou conhecida como a "Idade das Trevas" porque os Humanistas e os Iluministas desejavam criar um sentido de mudança de paradigma entre o tempo antigo, onde a Igreja Católica tinha domínio sobre a vida cultural europeia, em uma sociedade teocêntrica, e o novo mundo que surgia com os movimentos culturais. ...

Qual foi a principal mudança política durante a Idade Média?

O feudalismo foi o sistema político, social e econômico que predominou na Europa durante a Idade Média. Era marcado pela descentralização política, pela imobilidade social e pela autossuficiência econômica dos feudos – as unidades de produção da época.

Qual é a idade das trevas?

“(...) o período entre os séculos IV e XVI é tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais freqüência, Idade Média. Todos eles rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental.

Como eram chamados os pobres na Idade Média?

A pobreza abraçou largamente a população medieval e fez dos pobres a esmagadora maioria, ao longo do período. A palavra pobre (pauper), por sua vez, sofreu uma alteração significativa.

Qual é a diferença entre a Idade Média é a Idade Moderna?

A Modernidade é caracterizada pelo surgimento da ciência, da tecnologia, do capitalismo e da democracia, enquanto a Idade Média é marcada pelo feudalismo, pela religiosidade e pela ausência de tecnologia avançada.

Quais são os três períodos da Idade Média?

Os historiadores anglo-saxónicos dividem normalmente a Idade Média em três segmentos: "Early Middle Ages", ou "idade média arcaica", definido entre 476 e o ano 1000; "High Middle Ages", ou "alta idade média", entre o ano 1000 e 1300; e "Late Middle Ages" ou "Idade média tardia" entre 1300 e 1453.

O que causou a Idade Moderna?

A Idade Moderna, dentro da periodização clássica, é o período que sucede a Idade Média e antecede a Idade Contemporânea, estendendo-se de 1453, quando Constantinopla foi conquistada pelos otomanos, a 1789, quando a Bastilha foi invadida pela população parisiense.

Qual foi a tecnologia da Idade Moderna?

1º Imprensa; 2º Lâmpada eléctrica; 3º Avião; 4º Computador pessoal ; 5º Vacinas; 6º Automóvel; 7º Relógio; 8º Telefone; 9º Refrigeração; 10º Máquina fotográfica.

Qual foi a principal característica da modernidade?

A modernidade é um período que iniciou por volta do século XIV e é marcado pela predominância da racionalidade como forma de ver o mundo. Entenda agpora no resumo de Sociologia para o Enem! A modernidade representa uma grande ruptura com a vida até então pautada pela religião.

O que marca a modernidade?

A modernidade é um conjunto de processos sociais e históricos que ocorreram na Europa a partir do século XV, no início do Renascimento, que marca o final da Idade Média. A modernidade é um período que iniciou por volta do século XIV e é marcado pela predominância da racionalidade como forma de ver o mundo.

O que a modernidade trouxe para a sociedade?

A modernidade trouxe consigo a industrialização, a urbanização, a secularização, a racionalização e a individualização. Essas mudanças impactaram profundamente a vida das pessoas, gerando novas formas de pensar, agir e se relacionar.

Qual era a política da Idade Moderna?

Política na Idade Moderna

Em termos políticos, é importante mencionar que a figura dos senhores feudais já não exercia poder sobre a população. Nesse sentido, os grandes proprietários de terra passaram a desenvolver uma nova forma de organização, que eram os nascentes “Estados Nacionais”.

Artigo anterior
O que é esporte coletivo Cite 3 exemplos?
Artigo seguinte
Como se dá o condicionamento clássico?