Que Lei aprovou o plano de alfabetização funcional e a educação continuada de adolescentes e adultos em 1967?

Perguntado por: Emanuel Márcio Figueiredo Pereira  |  Última atualização: 22. April 2022
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LEI Nº 5.379, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1967.
Provê sôbre a alfabetização funcional e a educação continuada a adolescentes e adultos.

Que movimento foi criado na década de 1960 para executar o plano de alfabetização funcional?

O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”.

Quando começou o Mobral?

Em 2 de julho de 1969 foi promulgado o Decreto-Lei n. ° 665, alterando o Artigo 8. ° da Lei n. ° 5.379 de 15/12/67 (fundação do MOBRAL).

Quem iniciou o Movimento Brasileiro de Alfabetização Mobral?

Embora formalmente criado em 1968, o MOBRAL só foi efetivamente implementado a partir de 1971, durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, cujo ministro da Educação era Jarbas Passarinho.

Para que foi criado o Mobral?

Se de início o objetivo era alfabetizar apenas a população urbana entre 15 e 35 anos, a partir de 1974 o MOBRAL inclui a faixa entre 9 e 14 anos. A atuação do MOBRAL também se diversificou, passando a promover outros programas, a partir do envolvimento das comunidades locais.

MOBRAL - MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO

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Qual foi o objetivo inicial do aparecimento da educação popular?

O seu objetivo era incentivar a alfabetização de adultos e proporcionar acesso da cultura a todas as pessoas.

Qual foi a proposta principal de criação do MOVA?

Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) surgiu em 1989 em São Paulo durante a gestão de Paulo Freire na secretaria municipal de educação de São Paulo, com uma proposta que reunia Estado e Organizações da Sociedade Civil, para combater o analfabetismo entre jovens e adultos.

Quem foram os responsáveis pela real execução dos programas de educação popular?

A Educação Popular é um movimento pedagógico e político tipicamente latino-americano. No Brasil, Paulo Freire foi um dos principais disseminadores deste método. Embora o movimento tenha surgido antes, ele ganhou força nos anos 60, no contexto de resistência às ditaduras militares.

Qual era o pensamento de Paulo Freire?

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

Qual era o pensamento pedagógico de Paulo Freire?

O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.

Quanto tempo durou o Mobral?

O Mobral, que durou quase duas décadas, foi um dos programas de educação mais caros que o Brasil já teve, mas que fracassou, especialmente porque seus objetivos eram ideológicos e não condiziam com a realidade da EJA.

Quando foi criado o Mova?

Em 1989 surgiu o MOVA, uma das maiores experiências práticas inspiradas nas ideias freireanas. “A educação acontecia nos locais onde eles moravam. Então, se utilizou de associações e espaços comunitários para que líderes comunitários pudessem ser formados e efetivar essa alfabetização”, explica Francisca.

O que foi a Fundação Educar de 1985?

A Fundação Educar realizou um importante projeto de alfabetização de jovens e adultos, por meio de parcerias com diversas entidades representativas dos movimentos populares da Baixada Fluminense (federações e associações de moradores, clubes de mães, comunidades eclesiais de base etc.).

Qual o movimento institucionalizado surgiu no início da década de 1950 no Brasil?

A história do movimento de Educação Popular das décadas de 1950 e 1960 foi marcada por uma conturbada conjuntura econômica e política, isto na esfera nacional e mundial.

Por que foi criado o EJA?

O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.

O que quer dizer a palavra Mobral?

Pessoa lesada, lerda, que não entende direito as coisas, ou demora muito para entender, que é fácil de ludibriar.

Quais foram as principais contribuições de Paulo Freire para a educação?

Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.

Onde o método Paulo Freire é usado?

Há instituições de ensino que seguem o método Paulo Freire em diversos países. É o caso da Revere High School, escola em Massachusetts que em 2014 foi avaliada como a melhor instituição pública de Ensino Médio nos Estados Unidos.

Quais organismos internacionais defendem a educação popular?

UNESCO. (2005). Educação popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: MEC/ UNESCO/ CEAAL.

Quais foram os principais movimentos de educação popular?

O estudo desenvolvido neste artigo apresenta um relato histórico sobre dois dos grandes movimentos educacionais de cultura popular que existiram no Brasil, com a intenção de alfabetizar jovens e adultos: o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Movimento de Cultura Popular (MCP).

O que é educação popular segundo Brandão?

Brandão (1984, p. 72), deixa mais claro esse conceito da metodologia: "A educação popular é mais um modo de presença assessora e participante do educador comprometido, do que um projeto próprio de educadores a ser realizado sobre pessoas e comunidades populares.

Qual o objetivo do programa MOVA?

O Projeto MOVA-Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, comemora o marco de mais de 200 mil educandos atendidos.

Qual era a proposta de Paulo Freire com os círculos de cultura?

Sistematizados por Paulo Freire (1991) os Círculos de Cultura estão fundamentados em uma proposta pedagógica, cujo caráter radicalmente democrático e libertador propõe uma aprendizagem integral, que rompe com a fragmentação e requer uma tomada de posição perante os problemas vivenciados em determinado con- texto.

O que é MOVA e como o movimento funciona?

MOVA - Tem como objetivo assegurar a todos os jovens e adultos a escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabetismo. Caracteriza-se como um movimento que dá oportunidades para jovens e adultos que necessitam de apoio na alfabetização.

Quando surgiu a Educação Popular?

A Educação popular nasceu fora da escola, no seio das organizações populares, mas seus princípios e sua metodologia, com bases emancipatórias, tiveram uma repercussão tão grande na sociedade que acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando práticas educativas, tanto as que acontecem nos espaços ...

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