Que fatores interferem na velocidade da indução da anestesia inalatória?

Perguntado por: Denis Duarte Pinho de Mendes  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

17.6 - Distribuição dos anestésicos; influência do fluxo sangüíneo tecidual e dos coeficientes de solubilidade sangue/gás e tecido/sangue. Fatores que interferem na eliminação dos anestésicos inalatórios pelos pulmões.
...
  • idade;
  • sexo;
  • temperatura corpórea;
  • duração da anestesia. [ ver resposta ]

Quais os fatores que afetam a velocidade de equilíbrio dos anestésicos inalatórios?

Os fatores determinantes do metabolismo dos anestésicos inalatórios são: 1) estrutura química; 2) atividade enzimática hepática; 3) concentração sangüínea do anestésico e 4) fatores genéticos.

O que é a CAM que fatores interferem?

· CAM - é a concentração alveolar de um anestésico inalatório que previne movimento em 50% dos pacientes a um estímulo padrão (incisão cirúrgica); · 1,3 CAM previne movimento em 95% dos pacientes; · 0,3-0,4 CAM está associado com o despertar da anestesia.

Quais fatores modificam a concentração alveolar mínima CAM dos anestésicos inalatórios?

Alguns fatores influenciam diretamente a concentração alveolar mínima (CAM) dos anestésicos inalatórios sendo a idade um destes. Há escassa literatura a respeito da influencia da idade na CAM dos anestésicos inalatórios.

São fatores que diminuem a cam?

A hipóxia, a anemia grave, o avançar da idade, a temperatura, o uso de sedativos ou narcóticos, a gestação diminuem a CAM.

Fatores que Alteram a Velocidade de uma Reação Química - Brasil Escola

29 questões relacionadas encontradas

Quanto maior a CAM maior a potência anestésica?

É uma medida da potência do anestésico. Os agentes que têm um CAM baixo, são portanto mais potentes do que aqueles que tem um CAM elevado (quadro).

O que é o CAM Farmacologia?

Na anestesiologia, a concentração alveolar mínima (CAM) é um conceito usado para comparar forças, ou potências, de anestésicos inalatórios. É definida como a concentração de vapor nos pulmões que é necessária para prevenir o movimento (resposta motora) em 50% dos indivíduos em resposta a um estímulo cirúrgico (dor).

São efeitos dos anestésicos inalatórios?

Os anestésicos inalatórios produzem uma depres- são da função renal durante anestesia, demonstrada pela velocidade da filtração glomerular, fluxo plasmático renal e débito urinário diminuidos. Levam a modificações da auto-regulação da circulação renal.

Quanto maior o valor da concentração alveolar mínima do halogenado menor será o seu consumo em mL durante a anestesia?

(E) quanto maior o valor da concentração alveolar mínima do halogenado, menor será o seu consumo (em mL) durante a anestesia. 28. Em cães e gatos, a pressão arterial, na rotina clínica de anestesia, é geralmente mensurada por métodos indiretos (não invasivos). Entre estes métodos, destaca-se o Doppler ultrassônico.

Como os anestésicos inalatórios são classificados?

Embasados nestes conceitos, este grupo adota e divulga a classificação dos anestésicos em: 1) anestésicos completos, os que produzem imobilidade e amnésia; e 2) incompletos ou não imobilizantes, os que não produzem imobilidade mas produzem amnésia.

O que é CAM em anestesia?

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A imobilidade é uma característica essencial da anestesia geral e que deve ser buscada e mantida durante todo o ato anestésico. A potência anestésica, chamada Concentração Alveolar Mínima (CAM), é a expressão da inibição dos movimentos em resposta a estímulos nociceptivos.

Como os anestésicos interferem no potencial de ação?

Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular.

Quais são os efeitos da anestesia geral?

A anestesia geral é um procedimento realizado para sedar o paciente profundamente. É necessária para impedir que o paciente sinta algum desconforto ou dor durante a cirurgia. Os medicamentos deixam o paciente inconsciente, promovem o relaxamento muscular, causam amnésia e insensibilidade à dor.

Quais as vantagens dos anestésicos inalatórios?

Tem-se demonstrado que os anestésicos inalatórios suprimem PEM, reduzem a amplitude e prolongam a latência de PESS dose e agente-dependente, sendo o sevo e isoflurano os principais.

Qual é a desvantagem do óxido nitroso como um agente anestésico por inalação?

Como desvantagens a essa técnica estão: o alto custo do equipamento, inclusive dos gases; o fato do óxido nitroso não ser um agente potente, podendo não atingir os efeitos clínicos desejados em um grupo de pacientes tolerantes; o mínimo grau de cooperação do paciente, pois a técnica depende da capacidade de inalar ...

São anestésicos gerais inalatórios?

1) Anestésicos de inalação: administrados por via respiratória nas fases de indução e manutenção da anestesia. Compreendem agentes voláteis e gases. Os primeiros são líquidos transformados em gases por aparelhagem apropriada (vaporizadores) e incluem halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano.

O que são anestésicos halogenados?

O halotano, é um agente anestésico volátil halogenado líquido, da família dos haloalcanos, utilizado para a indução e manutenção da anestesia geral.

Qual a quantidade de anestésico inalatório deve ser usada durante a manutenção anestésica?

O sistema de anestesia e o sistema respiratório devem saturar inicialmente com volume anestésico para que a concentração alveolar seja mantida constante ("prime")8,12. Esse valor corresponde ao produto do seu volume (Volsist) em dL ajustado para 1,3 CAM.

Qual o anestésico inalatório mais potente?

Entre os anestésicos inalatórios, o halotano é considerado como um potente fármaco depressor do sisema nervoso central (SHORT, 1992).

Quais são os principais anestésicos?

Anestésicos Gerais
  • Agentes Inalatórios. Isoflurano (Quase em desuso) Enflurano. Sevoflurano (Atualmente o mais usado) ...
  • Gases anestésicos. Óxido nitroso (ainda usado) Xenônio ( Em estudo, uma esperança, mas nada comprovado).
  • Fármacos anestésicos intravenosos. 1 – Sedativos hipnóticos: Propofol.

Quais os efeitos colaterais do Propofol?

Efeitos colaterais do uso de Propofol

Diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, náuseas e vômitos estão entre os principais efeitos colaterais do Propofol. A maioria dos sintomas após anestesia geral são reações adversas farmacologicamente previsíveis dos medicamentos anestésicos.

Quais são os tipos de anestesia?

Existem basicamente três tipos de anestesia: local, regional e geral. A anestesia regional é um procedimento anestésico que visa anestesiar apenas a porção do corpo a ser operada, e o paciente pode permanecer acordado ou sedado.

Qual a CAM do sevoflurano?

O sevoflurano é um potente anestésico inalatório apre- sentando CAM aproximada de 2,05 % para adultos 1.

Qual a CAM do isoflurano?

Os valores da CAM (Concentração Alveolar Mínima) de Isoflurano diminuem com a idade, caindo de uma média de 1,28% em O2 em adultos com cerca de 20 anos de idade, para 1,15% em adultos com cerca de 40 anos, e para 1,05% no grupo de pacientes na faixa etária dos 60 anos.

O que é um anestésico dissociativo?

O termo anestesia dissociativa ou cataléptica indica um estado de analgesia e anestesia sem perda da consciência, com manutenção de reflexos protetores como o laríngeo e o faríngeo (HALL & CLARKE, 1983).

Artigo anterior
O que é Sabonetar gíria?
Artigo seguinte
Quanto tempo o suco natural pode ficar na geladeira?