Que fatores afetam a consistência do solo?

Perguntado por: Gil João de Mota  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

A consistência do solo é consequência das manifestações de forças físicas de adesão e coesão que atuam de acordo com a variação da umidade.

Quais são as 4 formas de consistência do solo?

A massa do solo, quando molhada, seca ou úmida, apresenta diferentes resistências quando manuseada, resultantes da atração entre as partículas sólidas revestidas, ou não, por películas líquidas.

Quais as principais características dos solos que interferem na sua consistência?

Consistência - a consistência diferencia a adesão e coesão de partículas do solo, que podem variar em função da textura, matéria orgânica e mineralogia e deve ser observada em campo em três condições de umidade: - Consistência seca - avalia o grau de resistência à quebra ou esboroamento do torrão.

O que é a consistência do solo?

A consistência do solo é a expressão das forças de adesão e coesão que unem as partículas do solo e são dependentes do teor de umidade do solo, da textura do solo e do teor de matéria orgânica (Klein, 2014).

Quais os fatores que afetam a densidade do solo?

  • menor ou maior grau. ➢ Influi sobre:
  • água. - Arejamento.
  • - Disponibilidade de nutrientes. - Resistência à penetração de raízes.
  • - Estabilidade de agregados. - Compactabilidade dos solos.

Solo na Escola - Consistência do solo (28/09/16)

32 questões relacionadas encontradas

O que causa o aumento da densidade do solo?

Se o subsolo estiver seco, a água que desce será absorvida pela massa do solo, e a argila em suspensão, filtrada depositada preenchendo os espaços porosos. ... Quando o solo encontra-se úmido, há uma tendência de os valores de densidade do solo serem cada vez maiores com o aumento do número de passadas.

O que é a densidade do solo?

É a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado pelas suas partículas sólidas. Refere-se ao volume de sólidos de uma amostra de terra, sem considerar a porosidade.

Como avaliar a consistência do solo?

Apertar o solo entre o polegar e o indicador e tentar quebrar. Se não quebrar, tentar quebrar com as mãos. O solo macio quebra-se facilmente se pulverizando. O solo ligeiramente duro pode ser quebrado entre o polegar e o indicador.

Qual a importância da consistência do solo?

A expressão da consistência quando o solo está seco (dureza) é a resistência à ruptura dos torrões. ... O aluno poderá observar que a força utilizada para romper um torrão úmido é menor do que se o mesmo estivesse seco, pois diminuem as forças de coesão entre as partículas de solo.

Qual parâmetro muda a consistência do solo?

Quando aplicado aos solos finos ou coesivos, a consistência está ligada à quantidade de água existente no solo, ou seja, ao teor de umidade.

Quais são as principais características do solo?

Os elementos e as características do solo costumam seguir uma combinação de diferentes características, tais como: o tipo de rocha mãe, idade do solo, transporte de sedimentos advindos de outras áreas, presença de matéria orgânica resultante da decomposição de seres vivos, entre outras.

Como as propriedades físicas dos solos podem interferir na sua resistência?

Na compactação do solo há aumento de massa por unidade de volume, resultando em aumento na densidade, na resistência à penetração de raízes e na microporosidade relativa, o que contribui para redução linear da porosidade total e da macroporosidade (Beutler et al., 2005).

Qual consistência do solo ocorre menor compactação?

A umidade ótima de compactação diminui nos solos mais arenosos, especialmente naqueles com predominância de areia fina, e aumenta naqueles com altos teores de argila ou carbono orgânico total e maiores limites de Atterberg.

Quais são os estados de consistência do solo?

Os solos podem apresentar diferentes tipos de consistência a depender da quantidade de água que possuam. Essa consistência pode ser sólida, semi-sólida, plástica ou a de um fluido denso. Existem valores de teor de umidade que separam um estado de consistência de outro, são os limites de consistência.

Quantos e quais são os limites de consistência do solo e o que eles significam?

Os limites de Atterberg ou limites de consistência são métodos de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg. Através duma série de testes e ensaios é possível definir o Limite de liquidez, o Limite de plasticidade e o Limite de contração de um solo.

Quais são os tipos de solo?

De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico). A definição de cada um deles são baseados na textura.

Qual a importância de se conhecer a textura do solo?

A textura do solo é um dos principais parâmetros utilizados como indicadores de qualidade física do solo, através da sua determinação é possível inferir sobre outros parâmetros, além de compreender o comportamento e manejo do solo, importantes para a produtividade agrícola.

Qual é a importância da porosidade do solo?

A porosidade total do solo é a fração do volume total em um determinado volume de solo passível de ser ocupada por água e/ou ar. O conhecimento da porosidade total é importante para se entender o movimento e a retenção de água, ar e solutos no solo, entre outros aspectos.

Qual a importância da densidade no solo?

A densidade do solo (ds) mede a massa de uma unidade de volume de solo incluindo o espaço poroso. Quando relacionada com a densidade da partícula permite calcular a porosidade do solo. Solos de texturas diferentes apresentam muitas diferenças nos valores de densidade do solo até mesmo em áreas de vegetação natural.

Como identificar a textura do solo?

A textura refere-se à porcentagem de areia, silte e argila (partículas do solo) em uma amostra de terra fina seca ao ar (TFSA). Após a determinação das porcentagens das frações areia, silte e argilas, o solo é classificado quanto à sua textura utilizando-se o triângulo textural.

Qual a consistência é considerada ideal para o cultivo?

Quando for utilizado o arado ou a grade, o solo deverá apresentar consistência friável e, portanto, umidade na faixa de 60% a 70% da capacidade de campo, para solos argilosos, e de 60% a 80%, para solos arenosos.

Qual o melhor tipo de consistência para mobilização do solo?

A zona de consistência friável representa a faixa ótima para a mobilização mecânica, e a friabilidade será avaliada pela facilidade de esboroamento da massa de solo quando submetido a pressões provocadas pelos órgãos ativos dos implementos agrícolas (Corrêa, 1982).

Como analisar densidade do solo?

Dentre os métodos de determinação da densidade do solo, o de maior utilização e considerado padrão, é o do anel volumétrico (MAV), o qual consiste na amostragem de solo com estrutura indeformada num anel (cilindro metálico) de volume conhecido. Um aspecto importante refere- se à amostragem.

Como medir a densidade de um solo?

Por exemplo, se a massa do solo seco é 1191 g e o volume da garrafa é 1000 cm3, então a densidade do solo será 1191 / 1000 = 1,191 g/cm3.

O que é densidade máxima do solo?

A densidade referência ou densidade máxima do solo é o estado mais adensado resultante de uma pressão estática de 200 kPa, obtida no teste de compressão uniaxial, utilizando amostras com estrutura não preservada (Hakansson [6]) ou a densidade máxima obtida no teste de Proctor normal (Carter [7]).

Artigo anterior
Quem não gosta de gente?
Artigo seguinte
Por que o cabelo fica claro?