Que exame é esse Coombs indireto?

Perguntado por: Rui Reis Branco  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Teste de Coombs indireto: avalia o soro do sangue, identificando os anticorpos ali presentes, e geralmente é solicitado em situações de transfusão, para garantir que o sangue que vai ser doado é compatível com quem está recebendo.

Para que serve o exame coombs indiretos?

O teste de coombs indireto é o exame mais amplamente difundido para a detecção e identificação de anticorpos irregulares IgG e de frações do complemento.

O que significa quando o exame coombs indireto da não reagente?

Em gestantes com sangue Rh negativo, a ausência de anticorpos anti-Rh no sangue resulta num resultado negativo no teste de Coombs indireto, estando indicado a repetição mensal do teste até o parto.

Quais os riscos do coombs indireto positivo?

Geralmente, quando há positivação do coombs numa primeira gestação, a chance de acometimento grave daquele feto é menor. Em compensação, numa próxima gestação, os anticorpos já estão mais "agressivos", e podem provocar uma anemia no bebê (que pode tornar-se até bastante grave).

Quando pedir coombs indireto na gestação?

Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana. Quando o Coombs indireto for positivo, encaminhar a paciente ao pré-natal de alto risco7(D).

Coombs indireto reagente: entenda isso!

24 questões relacionadas encontradas

Quando pedir Coombs Direto e Indireto?

O teste de coombs pode ser direto ou indireto. O direto verifica se há presença de anticorpos nas hemácias. O indireto verifica se há anticorpos no soro. Ele serve para detectar possíveis incompatibilidades do organismo contra determinado fator RH através dos anticorpos anti-D presentes na corrente sanguínea da mãe.

Em que momento se aplica a técnica de Coombs?

O Teste de Coombs é realizado durante a gravidez para identificar incompatibilidade de RH e é indicado principalmente para mães com RH negativo.

O que acontece se exame coombs indireto deu positivo?

Já, no caso de teste de Coombs indireto, o resultado positivo significa que a pessoa tem um anticorpo que pode causar coágulos quando se recebe outro tipo de sangue e, dessa forma, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma transfusão sanguínea.

O que quer dizer coombs Direto positivo?

Teste direto da antiglobulina (Coombs direto)

Um resultado positivo sugere a presença de autoanticorpos contra eritrócitos. Um falso-positivo pode ocorrer e nem sempre equivale à hemólise. Resultados falso-negativos ocorrem quando a titulação de anticorpos nos eritrócitos é baixa.

O que é coombs indireto na gravidez?

O teste de Coombs indireto é feito na gravidez para analisar se o sangue da mãe é compatível com o do feto e se possui anticorpos que possam passar para o feto e causar-lhe complicações.

Sou o negativo e estou grávida?

(Eritroblastose fetal) A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave.

Tem cura para anemia hemolítica?

A anemia hemolítica autoimune nem sempre tem cura, no entanto, possui tratamento que é feito principalmente com o uso de medicamentos para regularizar o sistema imune, como corticoides e imunossupressores.

Quais seriam as causas para o de Coombs Direto ou teste da Antiglobulina direta serem positivos?

Reações transfusionais hemolíticas; Doença hemolítica do recém-nascido; Anemia hemolítica auto-imune; Hemólise induzida por drogas.

Quais os sintomas de anemia hemolítica?

Os principais sintomas da anemia hemolítica são:
  • dispneia (dificuldade de respirar);
  • palpitações;
  • fadiga;
  • dor de cabeça;
  • palidez;
  • icterícia.

Sou Rh positivo e meu marido Rh negativo tem algum problema?

Quando o resultado é negativo, em geral, não há problema. Em caso positivo é necessário realizar mais exames, como ultrassom com Doppler, para acompanhar os possíveis efeitos sobre o bebê. Atualmente, dá para conhecer o Rh do feto, por meio de uma análise do sangue materno, a partir de dez semanas de gravidez.

Tem como saber o tipo de sangue do bebê antes de nascer?

Enquanto o bebê está na barriga, não é possível saber seu tipo de sangue. Por isso, é necessário um exame pré-natal para checar, de tempos em tempos, se a mãe ficou sensibilizada com o sangue incompatível do feto.

Quando o sangue da mãe é negativo e do pai positivo?

Quando a mãe tem um tipo sanguíneo Rh Negativo e o pai Rh Positivo existe a chance do bebê vir como o pai, ou seja, Positivo também. E isso é motivo para uma certa preocupação. O grande problema nesses casos é que o corpo da mãe, por não ter a mesma composição, enxerga o feto como um corpo estranho e tenta eliminá-lo.

São aplicações para o TAD teste da Antiglobulina direto?

O teste direto de antiglobulina é usado principalmente para determinar se uma anemia hemolítica (tipo de anemia causado por destruição das hemácias) é provocada por anticorpos ligados a elas. Isso pode ocorrer em anemias hemolíticas autoimunes, em que a pessoa produz anticorpos contra suas próprias hemácias.

Qual o objetivo do teste direto da Antiglobulina?

TESTE DE ANTIGLOBULINA DIRETO (TAD) O TAD, também conhecido como Teste de Coombs Direto é um método simples que permite detectar in vivo a sensibilização das hemácias com anticorpos, IgG e ou componentes de complemento.

Qual a importância clínica do teste de Coombs Direto?

O Teste de Coombs Direto (TAD) permite detectar in vivo a sensibilização das hemácias com anticorpos e o Teste de Coombs Indireto ou Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) detecta a presença de anticorpos irregulares no soro, com finalidade de detectar anticorpos além dos esperados.

Para que serve o exame de Antiglobulina humana?

O teste indireto de antiglobulina (TIA) é usado para triagem do sangue para a presença de anticorpos dirigidos contra outros antígenos de hemácias além dos antígenos A e B. É realizado como parte do procedimento de “tipagem e triagem” sempre que se antecipa a necessidade de transfusão de sangue.

Qual a forma mais grave da anemia?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

O que destrói glóbulos vermelhos?

“Autoimune” significa que o sistema imunológico do seu corpo ataca e destrói os glóbulos vermelhos. Mais de 70% dos novos casos são observados em pacientes com mais de 40 anos de idade. O pico de incidência entre os 60 e os 70 anos de idade e a frequência do distúrbio é geralmente maior nas mulheres do que nos homens.

Como ocorre a anemia hemolítica?

A anemia hemolítica é uma condição autoimune na qual os anticorpos do organismo destroem os glóbulos vermelhos. A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma doença que se caracteriza pela destruição de glóbulos vermelhos causada pelos próprios anticorpos do organismo, os chamados “autoanticorpos”.

Quando a mãe tem sangue negativo e O pai negativo?

Isso acontece, principalmente, nos casos em que a mulher tem o Rh negativo e o homem positivo; fazendo com que o bebê possa herdar a Rh do pai, que é incompatível com o da mãe. Nessas situações podem ocorrer a eritroblastose fetal, que de forma simples pode ser entendida como um mecanismo de defesa do organismo da mãe.

Artigo anterior
Quando mudou o alfabeto brasileiro?
Artigo seguinte
Quais são os países da África do Sul?