Que exame deve fazer quando se tem dores abdominais?

Perguntado por: Ivan Raúl Figueiredo de Ribeiro  |  Última atualização: 5. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)

Os exames complementares são indispensáveis para descartar outras complicações que causam sintomas semelhantes, como a doença inflamatória pélvica (DIP), por exemplo. Eles podem incluir: hemograma; teste de urina; ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada do abdômen e ressonância magnética do abdômen.

Quais são as doenças que causam dores abdominais?

Parte superior da região central: refluxo gastroesofágico, má digestão, gastrite, úlcera gástrica, inflamação da vesícula. Parte superior do lado direito: inflamação ou pedra na vesícula, doenças no fígado. Lado esquerdo: gastrite, inflamação do intestino, excesso de gases, cisto no ovário esquerdo.

Quando as dores abdominais e preocupante?

Os sintomas que exigem atenção médica imediata incluem febre alta, perda de apetite ou peso, dor que desperta a pessoa, sangue nas fezes ou na urina, icterícia, náusea e vômitos graves, dificuldade em engolir e inchaço das pernas e/ou do abdômen.

Qual o médico que trata de dores abdominais?

Não está completamente errado, mas afinal, o que faz essa especialidade médica? O gastroenterologista é o profissional médico que cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.

O que fazer com paciente com dor abdominal?

Em caso de dor abdominal persistente ou ou frequente, é aconselhado consultar um clínico geral ou gastroenterologista. Já no caso de dor abdominal muito intensa ou acompanhada de outros sintomas sérios, é recomendado procurar uma emergência médica.

6 DIAGNÓSTICOS IMPORTANTES NOS CASOS DE DOR ABDOMINAL

16 questões relacionadas encontradas

O que pode ser detectado em um ultrassom abdominal?

O ultrassom abdominal é um exame não invasivo e extremamente seguro utilizado na avaliação periódica da saúde. Através de ondas sonoras de alta frequência, ele permite visualizar alterações nos órgãos internos localizados na região do abdômen como a vesícula, as vias biliares, o pâncreas e o retroperitônio.

Estou com dores abdominais O que pode ser?

Há várias doenças que causam dores abdominais, como apendicite, diverticulite, pancreatite, obstrução intestinal, gastroenterite, úlcera péptica, gastrite, cálculo renal, entre outras1. São inúmeras as possibilidades, por isso, a investigação do sintoma para obter o diagnóstico correto é fundamental.

Como saber se a dor e no estômago ou no intestino?

Se você sentir dor na região do estômago ou na parte inferior, provavelmente ela está vindo do intestino. Você também pode ter inchaço e gases. Se suas cólicas estomacais começaram recentemente e você também tem diarréia, a causa provavelmente é gastroenterite .

O que fazer para melhorar o desconforto abdominal?

Como aliviar o desconforto abdominal?
  1. Tome chás naturais. Que os chás são poderosos aliados em momentos de dores não é segredo, certo? ...
  2. Faça compressas de água quente. ...
  3. Mantenha uma alimentação leve e natural. ...
  4. Faça massagens abdominais.

O que causa gases e dores abdominais?

Comer muito rapidamente; Intolerância a lactose; Ingestão de ar quando se come de forma muito rápida.

Onde dói Quando o intestino está inflamado?

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Onde se localiza a dor abdominal?

O epigástrio é a parte superior central da parede abdominal.

O principal órgão que se encontra sob esta região é o estômago. "A região do epigástrio é popularmente conhecida como boca do estômago e dores nesse local são associadas aos problemas estomacais, como gastrites, úlceras, refluxo", explica Sakano.

O que pode ser dor abdominal que vai e volta?

A dor aguda na barriga pode ser relacionada com diversas causas como infecção, contrações musculares descoordenadas, inflamação, excesso de gases no intestino, úlceras, perfuração ou ruptura de órgãos da região abdominal2.

Quando dor na barriga pode ser câncer?

A dor abdominal frequente pode ser um dos principais sintomas de câncer de intestino. No entanto, outras condições benignas também podem provocar esse sintoma. Por isso, o ideal é passar pela consulta com o médico para obter um diagnóstico preciso e fazer o tratamento correto.

Como é a dor abdominal de ansiedade?

Esse processo gera resposta sintomáticas diversas, inclusive no nosso abdome, o que explica por que a ansiedade pode dar cólicas nessa região, como náuseas e contrações dos músculos abdominais.

Quais são os sintomas de uma infecção intestinal?

Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado. Continue a leitura para saber mais sobre as causas e os tratamentos para infecção intestinal.

Quanto tempo pode durar um desconforto abdominal?

Dor de barriga aguda: dura algumas horas ou poucos dias e pode vir acompanhada de outros sintomas. Dor de barriga crônica: estende-se por semanas e até meses - e pode ir e vir. Dor de barriga progressiva: vai ganhando intensidade à medida que o tempo passa e pode vir acompanhada de outros sintomas.

O que pode ser uma dor na barriga como se fosse cólica?

Dor na barriga: o que pode ser? Se esse é o seu caso, as possibilidades mais comuns de cólicas abdominais são as menstruais, digestivas e de cálculos renais e biliares. ³ Apesar de todas essas condições causarem cólicas, geralmente elas surgem em regiões diferentes da barriga.

Como é a dor causada por gases?

Como é a dor de gases? A dor de gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.

Quais os sinais de que o intestino não vai bem?

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

Quais são os sintomas da bactéria no estômago?

Quando isso acontece, os sintomas são:
  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Qual é o primeiro sinal de câncer no estômago?

No início, parece uma gastrite. E muitas pessoas se automedicam ou demoram a procurar um especialista.

Quando é indicado fazer o ultrassom de abdome total?

O ultrassom de abdômen total é recomendado para pessoas que apresentem qualquer tipo de dor abdominal, seja ela superior ou inferior.

Qual o nome do exame para ver o intestino?

Colonoscopia: é um exame que visualiza o intestino grosso até chegar ao delgado. É recomendado em caso de sintomas como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal. Para a população sem sintomas, o ideal é fazer o exame a partir dos 45 anos e repeti-lo a cada 10 anos.

Artigo anterior
O que é a regra dos 3 Rs?
Artigo seguinte
Quem vendeu mais discos Elvis ou Michael Jackson?