Que eu faço ou que eu faça?

Perguntado por: Helena Pacheco de Pinto  |  Última atualização: 16. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

O correto é grafar a palavra com “Ç” e nunca com “SS”. “Faça” corresponde à flexão do verbo fazer no presente do imperativo ou no conjuntivo.

Que eu faça Está correto?

O correto é, quer que eu faça? Por quê? Porque nós estamos conjugando no presente do subjuntivo. O presente do subjuntivo começa com que que eu faça, que tu faças, que ele faça, que nós façamos, que vós façais, que eles façam.

Que eu faca tempo verbal?

Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram.

Como substituir a palavra faço?

2 tenho, efetivo, implemento, realizo, efetuo, empreendo, presencio.

Faz ou faça?

Uso do imperativo

Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).

PRA MIM FAZER está CORRETO? Ou é sempre PARA EU FAZER? || Prof. Letícia Góes

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o plural de faço?

Verbo irregular

A forma verbal “fazem” é usada na conjugação de 3ª pessoa do plural sempre que houver um sujeito para o verbo “fazer”.

É correto diz?

A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z. A forma verbal dis, com s, está errada. Diz é a forma conjugada do verbo dizer na 3.

O que é uma frase correta?

Em resumo, a maneira correta de se escrever uma frase varia de acordo com o contexto e o objetivo do texto, mas sempre deve respeitar as normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa.

Como se escreve fácil de fazer?

Assim: fácil de fazer, fácil de copiar, fácil de ligar, fácil de conquistar, fácil de dirigir, fácil de ler, fácil de memorizar. A rejeição ao monossílabo não constitui exclusividade do adjetivo fácil.

Foi-nos é correto?

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Poderia nos enviar é correto?

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.

Quais são os três tipos de frases?

Há diferentes tipos de frases: a) declarativa – formula uma declaração, afirmativa ou negativa; b) imperativa ou injuntiva – expressa uma ordem ou uma proibição, um pedido ou um conselho; c) interrogativa – pergunta algo; d) exclamativa – traduz emoções, sentimentos.

É correto dizer a maior?

“À maior” e “à menor” – a diferença que o acento grave produz é que no caso anterior, pode-se falar genericamente ou hipoteticamente sobre uma pessoa maior de idade e, com a ocorrência de crase, a pessoa ou coisa reconhecida como “maior” é mais específica, mais individualizada e pode ser mais livremente aplicada com ...

É correto dizer nossas vidas?

NOSSAS VIDAS ou NOSSA VIDA? NOSSOS CORAÇÕES ou NOSSO CORAÇÃO? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural.

Vai ser ou vai ser?

I hope it helps! Olá Tung, as duas palavras querem dizer a mesma coisa, não há diferença alguma. SERÁ e VAI SER são corretas, mas nós usamos SERÁ com mais frequência.

Faz 7 anos ou fazem 7 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Faz 20 anos ou fazem 20 anos?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Artigo anterior
O que é proporção e exemplos?
Artigo seguinte
O que é o sistema prisional brasileiro?