Que é então a reprodução das condições?

Perguntado por: Samuel Sandro Henriques Magalhães Silva  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)

Reprodução das condições materiais de produção
A primeira delas: uma formação social precisa reproduzir suas condições de produção para conseguir sobreviver, “a condição última da produção é portanto a reprodução das condições da produção”.

O que Louis Althusser quis dizer quando afirma que a escola é um aparelho ideológico do Estado?

A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...

Quais são os aparelhos repressivos?

Na teoria marxista, o Aparelho (repressivo) de Estado compreende o governo, a administração, o exército, a polícia, os tribunais, a prisões, etc. Repressivo porque o Aparelho de Estado em questão funciona através da violência (física ou não, como a violência administrativa), pelo menos em situações limite.

O que Louis Althusser defendia?

Em síntese, Althusser (1992, p. 85) defende a tese de que “é pela representação da relação imaginária com suas condições de existência que o sujeito se institui”. sentido, seria “como imaginário que intermedeia a relação das pessoas com suas condições de existência” (Ibidem.,2009, p. 159).

Qual a base fundamental do pensamento de Louis Althusser?

Althusser afirma que a ideologia compreende uma existência material pois “uma ideologia sempre existe em um aparelho, em sua prática ou de práticas.” Ela sempre se manifesta através de ações, que estão inseridas em práticas, por exemplo, rituais, comportamentos convencionais etc.

MBL e Ucrânia: muito mais relações do que você imagina | CAMA DE GATO com Leandro Demori

34 questões relacionadas encontradas

Qual a base fundamental do pensamento de Louis Althusser E o que significam os aparelhos ideológicos de Estado?

Para Althusser (1970, p. 31-32) a ideologia na qual funcionam os aparelhos ideológicos de Estado, é unificada sob a ideologia dominante: Todos os aparelhos ideológicos de Estado concorrem para o mesmo resultado: a reprodução das relações de produção, isto é das relações de exploração capitalistas.

Qual o conceito de Marx e Althusser?

Se Marx não trata a ideologia em seu sentido mais amplo, coadunada à relação entre as forças produtivas – bases materiais da sociedade - e suas relações sociais de produção, Althusser a considera somente como resultado das condições materiais de existência.

Como a escola é vista por Althusser?

Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.

Qual a perspectiva desenvolvida por Louis Althusser sobre o controle social?

O filósofo franco-argelino Louis Althusser dividiu os agentes de controle social em dois blocos: o de aparelhos repressivos e o de aparelhos ideológicos de Estado. ... Essas instituições são o veículo para que a ideologia dominante possa se difundir socialmente e possibilite o controle social pelas classes dominantes.

Qual o papel dos aparelhos ideológicos?

Têm a função de assegurar, pela força (física ou sanção de decretos, portarias, leis) a permanência das relações de exploração em que a classe dominante perpétua o seu domínio sobre a classe dominada (proletariado). Os aparelhos ideológicos de Estado são em número muito maior do que os repressivos.

Quais são aparelhos ideológicos do Estado?

Além da escola, também a Igreja e outros aparelhos, como o Exército, são aparelhos ideológicos do Estado. Eles dominam não pelo uso da força, e sim pelo uso da ideologia para manter a classe dominante no poder.

O que são aparelhos repressivos de reprodução da sociedade?

Os Aparelhos Repressivos de Estado funcionam pela violência para garantir, em última instância, a reprodução das relações de exploração no Estado capitalista e, também, para garantir as condições políticas do funcionamento dos Aparelhos Ideológicos de Estado.

O que é marxismo estruturalista?

Marxismo estrutural ou marxismo estruturalista é uma vertente do neomarxismo desenvolvida nos anos 1960, principalmente na obra filosófica de Louis Althusser e Étienne Balibar, no trabalho teórico sobre o Estado, de Nicos Poulantzas, e no trabalho antropológico-econômico de Maurice Godelier.

O que é um aparelho ideológico do Estado?

Designamos por Aparelho Ideológico Estadual uma série de realidades que se apresentam ao observador na forma de instituições separadas e especializadas. Propomos uma lista empírica, que exigirá naturalmente ser examinada em detalhe, testada, corrigida e retrabalhada.

O que é escola é a função do professor para Louis Althusser?

Para Althusser, a escola desempenha papel dominante na disseminação da ideologia da classe atualmente dominante. É grande o tempo que os alunos passam na escola, de cinco a oito horas por dia, de cinco a seis dias por semana. Por ela passam crianças de todas as classes sociais, desde o Maternal.

Qual a contribuição de Althusser para a educação?

A tese mais conhecida da lavra de Althusser sobre a educação é aquela que caracteriza o aparelho escolar como um aparelho ideológico de Estado e foi formulada no clássico artigo Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado: notas para uma pesquisa, publicado na revista La Pensée em 1970.

O que são os agentes de controle social?

ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL. Controle Social é a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas.

O que é o discurso lacunar de Louis Althusser?

Para Althusser, a ideologia opera por intermédio de um discurso lacunar. É um discurso aparentemente real, válido, que não está totalmente incorreto, mas deixa lacunas. As lacunas deixadas pelo discurso ideológico resultam em brechas para a legitimação falsa daquilo que não é legítimo.

Que tipo de escola Gramsci defendia?

A proposta educacional apresentada por Gramsci é a da “escola unitária”. Para esboçá-la, o autor dedica grande atenção à escola clássica, humanista, existente antes da reforma de Giovanni Gentile, introduzida na Itália no início dos anos 1920.

Como a escola transmite a ideologia?

A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. Perpetuando uma relação de produção e distribuição social do poder de Estado.

Como a escola transmite as ideologias dominantes?

A escola transmite as ideologias dominantes; é, assim, „reprodutora‟ do disciplinamento capitalista. É antiga essa constatação da importância da educação para a manutenção de uma estrutura social.

Qual é o papel do sujeito individual no marxismo estruturalista de Althusser?

Não há, para Althusser, indivíduo, noção ideológica constituída pela modernidade capitalista, mas sim sujeitos: o indivíduo é sempre um sujeito desde o seu nascimento quando lhe é conferido um significado (um nome), e não é dotado de uma consciência autônoma já que é sempre sujeitado a algo (um Sujeito) que o interpela ...

Quais são as principais características do estruturalismo?

Principais características do estruturalismo:

- Ruptura intelectual com o tradicionalismo. - Entendimento de que o significado é produzido e reproduzido no interior de uma cultura através de várias práticas, fenômenos, ações sociais e atividades que funcionam como sistemas de significação.

O que é a cultura marxista?

O marxismo cultural é uma teoria da conspiração antissemita de extrema-direita que reivindica o marxismo ocidental como a base de alegados esforços académicos e intelectuais contínuos para subverter a cultura ocidental.

Qual é a base do estruturalismo?

O estruturalismo nas ciências sociais se assenta no pressuposto de que em todas as sociedades (sejam elas arcaicas, tradicionais ou modernas) existe um conjunto de instituições (jurídicas, políticas e propriamente sociais) que formam uma unidade, uma "estrutura", um "todo coerente".

Artigo anterior
Por que a África é um continente?
Artigo seguinte
Quem tem direito ao FGTS de contas inativas?