Que doença e essa lupus?

Perguntado por: Diogo Freitas de Gonçalves  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

O que o lúpus causa no organismo?

No lúpus, um desequilíbrio na produção de anticorpos faz com que eles ataquem proteínas do próprio organismo, causando inflamação em diversos órgãos, como pele, mucosas, pulmões, articulações e rins.

Como é a dor do lúpus?

Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias). Os pacientes relatam uma diversidade de condições de dor, que também inclui sintomas como dor lombar e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).

O que é lúpus é um câncer?

O lúpus eritematoso sistêmico não é contagioso e também não é um tipo de câncer. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico do paciente ataca o seu próprio organismo.

Quais os tipos de lúpus?

Há dois tipos principais: o lúpus cutâneo, que se restringe à pele, e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que também atinge outros órgãos.

Lúpus | Ana Luisa Calich

26 questões relacionadas encontradas

O que é lúpus Cutaneo?

Lúpus eritematoso cutâneo crônico (LECC), também chamado de lúpus eritematoso discóide, é uma doença inflamatória da pele que atinge sobretudo adultos, acometendo preferencialmente as áreas expostas à luz solar.

O que uma pessoa com lúpus não pode fazer?

Para os pacientes com lúpus é necessário evitar o sol, com o uso de protetor solar ou barreiras físicas, como o uso de roupas que não expõem muito a pele a luz solar.

Qual a expectativa de vida de uma pessoa com lúpus?

PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.

Como o lupus aparece no hemograma?

As principais alterações dos exames que podem ser indicativas de lúpus são:
  1. Excesso de proteínas em vários exames de urina seguidos;
  2. Diminuição do número de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, no exame de sangue;
  3. Leucócitos com valor inferior a 4.000/mL no exame de sangue;

O que o lupus causa no coração?

Estima-se que entre 30% e 50% dos pacientes lúpicos desenvolvam doenças cardíacas, especialmente o Derrame do Pericárdio (acúmulo anormal de fluido no pericárdio, membrana que envolve o coração) e a Insuficiência Cardíaca.

Quem tem lúpus sente dor?

A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações). Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus.

Como aliviar as dores do lúpus?

Analgésicos e anti-inflamatórios

Os medicamentos para aliviar a dor podem ser anti-inflamatórios, como Diclofenaco, ou analgésicos, como Paracetamol, que são muito úteis para períodos em que há necessidade do controle da dor, principalmente quando a doença afeta as articulações.

Qual é o tipo de lúpus mais grave?

O mais comum dos tipos, o lúpus sistêmico pode ser leve ou grave, e às vezes surge por uma evolução do tipo discoide. Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

O que leva uma pessoa a ter lúpus?

O lúpus eritematoso sistêmico ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o que causa esse comportamento, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

O que uma pessoa com lúpus não pode comer?

- Evite frituras, embutidos, alimentos muito condimentados e processados. - Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso. Prefira sucos de frutas.

Quais são os exames para diagnosticar o lúpus?

Não existe um único exame para confirmar o Lúpus. A doença é diagnosticada baseada em achados no exame físico e exame de laboratório. O exame do FAN (fator anti núcleo) é o mais reconhecido por sua importância no diagnóstico da doença.

Quando a gente sabe que está em crise do lúpus?

Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise. A pele pode parecer como se estivesse em chamas e é freqüentemente diagnosticada como “fibromialgia”. Além disso, dores e dores podem mantê-lo na cama e fora de seus pés durante toda a duração da crise.

Como fica a pele da pessoa com lúpus?

O lúpus eritematoso pode se manifestar de formas diferentes, de acordo com o órgão afetado, e isso, às vezes, retarda seu diagnóstico. Na pele, frequentemente se apresenta como sensibilidade ao sol, nas áreas expostas, como face, colo e braços. Manchas avermelhadas que podem descamar e deixar até cicatrizes são comuns.

É possível morrer de lúpus?

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

Quem tem lúpus morre mais cedo?

Pacientes com lúpus eritematoso sistêmico quando diagnosticados precocemente e tratados corretamente por um reumatologista, têm uma grande chance de ter uma vida normal, inclusive sem sinais da doença, mas se não tiverem seguimento ou não fizerem tratamento com medicamentos que têm evidência clínica, podem sim morrer ...

Quem tem lúpus leva uma vida normal?

Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal. “Nos últimos anos houve muita evolução. Existem medicamentos mais eficientes no controle do desequilíbrio do sistema imunológico e muitas pesquisas em busca de remédios mais específicos”.

Quem tem lúpus engorda ou emagrece?

O lúpus, geralmente, faz a pessoa desenvolver tendência a engordar, então é preciso cuidado redobrado.

Quem tem lúpus pode trabalhar normalmente?

Ter lupus não lhe impede de ter um trabalho, dessa forma você não é obrigado a informar isso para a empresa contratante. Se você não se sente a vontade tem o direito de não falar sobre isso. Vale lembrar que lupus é uma doença autoimune e essas costumam guardar uma íntima relação com as emoções.

O que o sol pode fazer com uma pessoa que tem lúpus?

O sol pode comprometer todos os órgãos envolvidos na doença, por isso, quem tem lúpus precisa redobrar os cuidados. Ainda segundo a reumatologista, o portador do LES deve evitar também lugares que possa penetrar luz solar: “O contato com o sol provoca crises de atividade do lúpus.

Qual o tratamento para lúpus Cutaneo?

Os retinóides sintéticos isotretinoína e acitretina são conhecidos como drogas de segunda linha para tratamento sistêmico do lúpus eritematoso cutâneo (LEC), sendo opção quando há falha no uso de antimaláricos.

Artigo anterior
O que é fpso?
Artigo seguinte
O que é a amplitude?