Que dimensões compõem o tripé da sustentabilidade?

Perguntado por: Luana Vera de Borges  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (10 avaliações)

Para tratar das questões relacionadas à sustentabilidade, assim como foi definido em 2002, é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade.

Quais são os três princípios do tripé da sustentabilidade?

Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.

Quanto ao conceito do tripé da sustentabilidade?

O tripé da sustentabilidade é um conceito que engloba os resultados de uma organização considerando três pilares, social, ambiental e financeiro. Isto é, o triple bottom line visa não somente os resultados de uma organização, mas também o impacto que ela causa no meio ambiente e na comunidade na qual está inserida.

O que é sustentabilidade e seus três pilares?

Conheça os três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico) A sustentabilidade é a capacidade de suprir as necessidades atuais, sem prejudicar as gerações futuras. De maneira geral, é entender que a natureza possui riquezas finitas e que por isso é necessário cuidado.

Quais são os pilares da educação ambiental?

Valores sociais, habilidades, competências, métodos e conhecimentos são os pilares da educação ambiental. Além disso, a valorização de uma sociedade que sabe conciliar evolução — tecnológica, de produtos e serviços — com a demanda de consumo, sem afetar o meio ambiente.

Universidade VLI | O tripé da sustentabilidade

29 questões relacionadas encontradas

Qual a sua importância de uma sociedade sustentável amparada por três pilares econômico social e ambiental?

O conceito de sustentabilidade, assim como do desenvolvimento sustentável, é amparado por três pilares: econômico, social e ambiental. Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.

O que é o tripé da responsabilidade?

Tripé da responsabilidade leva em consideração os três principais pontos do meio ambiente do negócio, pessoas, planeta e economia. - Contabilidade Social e Ambiental.

O que é o tripé da sustentabilidade social?

No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta. ... Social – Trata-se do capital humano de um empreendimento, comunidade, sociedade como um todo.

Qual é o tripé da sustentabilidade social?

O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line, ou Social, Ambiental, Financeiro corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade.

Qual a importância do tripé da sustentabilidade ambiental?

O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.

Quais os 5 pilares da sustentabilidade?

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

O que é o tripé macroeconômico?

O tripé macroeconômico é o nome dado a três princípios metodológicos que regem a política econômica no Brasil e também da maioria dos países desenvolvidos: câmbio flutuante, meta de inflação e meta fiscal. Na prática, são eles que garantem que as negociações entre moedas sigam a lei da oferta e da demanda.

Quais são os 3 pilares da responsabilidade social?

Meio ambiente, Economia e Sociedade formam o que chamamos de três pilares da Responsabilidade Social. Eles são os guias para uma gestão sustentável.

O que pode acontecer se ninguém mais se importar com o meio ambiente?

O meio ambiente encontra-se na seguinte situação: as reservas de água doce, os estoques de peixes e florestas estão diminuindo. As terras férteis estão sendo destruídas. Várias espécies de animais e plantas estão extintas, e outros encontram-se no mesmo caminho.

O que é sustentabilidade econômica social e ambiental?

A sustentabilidade econômica é um dos três pilares para alcançar o chamado desenvolvimento sustentável. Junto ao pilar social e ao ambiental, o conceito promove evoluções que respeitam e preservam os recursos naturais, a fim de que estejam disponíveis para as próximas gerações.

Quais são os três pilares da vida?

Então, é preciso pensar na tríade corpo, mente e alma. Esses três pilares são o que nos sustenta e nos mantém em equilíbrio. Se algum deles não estiver bem, é provável que, em algum momento da sua vida, você sentirá os efeitos desse desequilíbrio.

Quais são os pilares da economia?

Atualmente, a economia brasileira abranges os três pilares básicos de desenvolvimento econômico de país, sendo eles os setores primário, secundário e terciário.

Quais são os tipos de responsabilidade social?

É dessa maneira que surgiram três tipos de responsabilidade social:
  • Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA).

O que é o tripé neoliberal?

O tripé, que foi base da política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e também do governo Lula, consiste em três medidas que norteiam a política econômica: câmbio flutuante, metas fiscais e metas de inflação. ... Posteriormente, no governo Michel Temer, o tripé foi retomado, segundo o economista Maurício Oreng.

O que foi o tripé da industrialização brasileira?

O modelo de industrialização brasileira baseou-se no chamado tripé: capital estatal, capital privado nacional e capital privado internacional. Ao primeiro caberia o setor de infra-estrutura e as indústrias intermediárias (de base) – setores que necessitavam de alta escala de capital.

Como surgiu o tripé macroeconômico?

Como surgiu o tripé macroeconômico

Esta expressão surgiu durante o início do segundo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999. Neste ano foi indicado para presidente do Banco Central, Armínio Fraga, economista que foi responsável pela ideia e prática das medidas do tripé.

Quais são os 5 componentes principais da Agenda 2030?

No âmago da Agenda 2030 encontram-se cinco dimensões críticas: pessoas, prosperidade, planeta, parceria e paz, também conhecidas como os 5Ps.

Quais são os 8 pilares da sustentabilidade?

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

Quais os pilares da Agenda 2030?

A agenda 2030 se baseia nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas complementares, atingindo três pilares: econômico, social e ambiental. São reconhecidos como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável os seguintes tópicos: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Qual a importância do pilar econômico?

Pontualmente, o pilar econômico nos remete a lucro e produtividade. No entanto, este vai além da relação financeira do setor empresarial, que deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer produtos e serviços de qualidade e eficientes, apostando em concorrência justa.

Artigo anterior
O que é sustentabilidade e sociedade?
Artigo seguinte
Como saber quantos metros quadrados tem um terreno?