Que Deus te dê ou lhe dê?

Perguntado por: Xavier Silva de Melo  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 5/5 (34 avaliações)

Quando me refiro a 'seu' ou 'dele' utilizo o pronome LHE. só devemos utilizar o 'lhe' quando o verbo 'abençoar' pedir o pronome referindo-se a outra pessoa. Ex.: Deus lhe abençoe a família. / Deus lhe abençoe a casa que irá morar.

Que me dê ou que me dê?

Basicamente estamos a solicitar algo, de alguém – “que me dê”; pelo que também devemos estender esta dúvida a “dê-me”. Dai-me é usado na segunda pessoa do plural (dai-me eles; elas; vós). Dai-me paz e tranquilidade. Dá-me é usado na segunda pessoa do singular (dá-me tu).

Quando se usa o lhe?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Que Deus lhe abençoe ou te abençoe?

A forma correta é Deus o/a abençoe.

O verbo abençoar necessita da regência direta sem preposição. E na linguagem coloquial também pode ser usado Deus te abençoe. É errado usar o pronome oblíquo lhe nesta situação, já que o pronome exerce a função de complemento indireto dos verbos.

Como se escreve Deus te abençoe?

A forma correta de escrita da palavra é abençoe, sem til.
...
Exemplos com abençoe
  1. Que Deus te abençoe.
  2. Estamos esperando que o padre abençoe este casamento.
  3. Espere que eu me abençoe antes de prosseguirmos.
  4. Abençoe-se antes de entrar na igreja.

TE x LHE - COMO E QUANDO USAR??

35 questões relacionadas encontradas

Que Deus o proteja ou que Deus lhe proteja?

Por isso, Deus o proteja se torna Deus lhe proteja ou Deus te proteja. Se usado o pronome pessoal oblíquo 'lhe', como se fosse objeto indireto, o verbo seria transitivo indireto. Mas esse uso não está estipulado no critério da Gramática Normativa.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Como se escreve Informo lhe?

2) Eu vou informar-lhe da situação. 3) Eu vou falar-lhe da situação. A frase 1) está inteiramente correcta, porque o verbo informar é transitivo directo; exige, pois, complemento directo, que é o pronome pessoal la, que está em vez do nome da pessoa: A Maria, a Joana, etc.: eu vou informar a Maria.

Quando o lhe vem antes ou depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

É mim dá ou me dá?

Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

Que me deste ou que me deu?

A forma correta de escrita é deste de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem hífen. Deste tem dois significados: a) é a contração da preposição de com o pronome ou determinante demonstrativo este fazendo referência a alguém ou algo próximo do emissor.

É correto dizer me de?

No dia a dia dos falantes é habitual o uso da próclise, ou seja, da colocação pronominal antes do verbo. Contudo, a próclise está, neste caso, errada do ponto de vista gramatical por introduzir a oração com um pronome oblíquo: Me dê licença, por favor. Me dê cinco minutos do seu tempo.

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.

É-lhe ou lhe é?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Foi-lhe está correto?

No português de Portugal, a frase mais correcta é a segunda (A carta foi-lhe enviada por mim), porque é a mais natural, a que todos dizem. Mas dizemos (mais correctamente) lhe foi, em frases como as seguintes e outras: Sabes/Sabes muito bem/Bem sabes que a carta lhe foi enviada por mim.

Qual palavra substitui informo?

O mesmo que: previno, ensino, comunico, advirto, aviso, inteiro, intimo, notifico.

Estou lhe enviando ou estou lhe enviando?

A frase está correta. Estou lhe enviando a ficha de inscrição. Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Que Deus te conceda ou Deus lhe conceda?

só devemos utilizar o 'lhe' quando o verbo 'abençoar' pedir o pronome referindo-se a outra pessoa. Ex.: Deus lhe abençoe a família. / Deus lhe abençoe a casa que irá morar.

Que Deus lhe conceda está correto?

O verbo abençoar, nesse caso, exige a regência direta. * Dizer "Deus te abençoe" é correta quando usada de maneira coloquial. - Quando o verbo abençoar pedir o pronome referindo-se a outra pessoa, você utiliza o "lhe". Ex.: Deus lhe abençoe a família.

Que Deus lhes conceda ou que Deus lhes concedam?

Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).

Onde colocar o pronome oblíquo?

Colocação pronominal

Os pronomes oblíquos átonos podem aparecer antes, depois ou até no meio do verbo para o qual eles servem de complemento. → Próclise: aparecem antes do verbo quando alguma palavra atrai os pronomes oblíquos para perto delas, como outros pronomes, preposições ou palavras com sentido negativo.

Como usar corretamente os pronomes Obliquos?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Artigo anterior
O que o bebê faz com 2 meses na barriga?
Artigo seguinte
Onde se produz azeite no Brasil?