Que como pronome relativo?

Perguntado por: Ricardo Ivo Machado Antunes Costa  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (47 avaliações)

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Quando o que é um pronome relativo?

Os pronomes relativos retomam um substantivo mencionado anteriormente na frase. Eles podem ser variáveis ou invariáveis e podem estar acompanhados ou não por uma preposição. Os pronomes relativos apontam para um termo já mencionado na frase.

Como substituir o pronome relativo QUE?

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".

Qual é a função do pronome relativo QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

O que colocar no lugar do que?

7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que. Exemplo: Presta atenção que esta matéria é difícil!

(Mais) 5 VERBOS IRREGULARES que você precisa saber | Prof. Responde #179

37 questões relacionadas encontradas

Que ou que exemplos?

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Quando o que é sujeito?

Sujeito é o termo essencial da oração sobre o qual se diz alguma coisa. Ele pode ser determinado, indeterminado ou mesmo inexistente na oração. O sujeito é um termo muito importante da oração, porém é possível encontrarmos orações sem sujeito.

Quando que é pronome?

1. O que é pronome. Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

O que é pronome relativo exemplos em frases?

1) Eu vi um homem. O homem era jovem. O homem que eu vi era jovem. Neste exemplo, o pronome relativo que funciona como objeto direto.

Onde é usado o pronome relativo?

Assim podemos observar que os pronomes relativos são utilizados, majoritariamente, para ligar um termo ou uma oração a outro termo ou a outra oração e para substituir um termo já usado no enunciado, mas sempre de modo específico e de acordo com o termo que está sendo substituído.

Quando o que não é pronome relativo?

O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.

Quais são os 4 tipos de sujeito?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Quais são os 5 tipos de sujeito que existem?

Os quatro tipos de sujeito são o sujeito simples, o sujeito composto, o sujeito oculto e o sujeito indeterminado. Há quatro tipos de sujeito: simples, composto, oculto e indeterminado.

Qual a classificação do que?

A Classe Gramatical da Palavra QUE – QUÊ
  • Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
  • a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
  • b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
  • c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)

Quando se usa QUE?

O termo “que” pode ser classificado como pronome, conjunção, advérbio, partícula expletiva, e preposição. Já “quê”, além de ser empregado apenas em final de oração, pode ser classificado como interjeição ou substantivo.

Quais as funções do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

O que significa a expressão em que?

Faz referência a um termo anterior: 1 no qual, na qual, nos quais, nas quais. Exemplo: O envelope em que eu guardei o dinheiro desapareceu.

Como evitar o uso do que?

A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.

O que substituir no lugar de que?

Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre.

Qual a diferença do que é do quê?

Do que resulta da contração da preposição de com a locução interrogativa «o que». Por outro lado, «De quê vais falar?» significa, também, «De que assunto vais falar?» ou «Vais falar de que assunto?». De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê.

Artigo anterior
O que significa CDI no PicPay?
Artigo seguinte
O que é Estado na filosofia política?