Que com função de conjunção?
Perguntado por: Paulo Ramos Henriques | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)
“Que” com a função de conjunção. Há situações cujo “que” exerce a função de conjunção de causa, comparação, concessão, consequência, explicação, finalidade, integração e tempo. 1. Conjunção causal: Agora vou deitar, que estou cansada.
Qual a conjunção para quê?
7. Conjunções Consecutivas. Iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal: que, de forma que, de modo que, de maneira que.
Qual é a conjunção de modo que?
i) Consecutivas: introduzem uma oração que expressa a consequência da principal. São elas: de sorte que, de modo que, sem que (= que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho), etc.
Que em conjunção?
Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.
Qual a função do que?
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. A palavra que pode exercer diferentes funções sintáticas na construção dos enunciados.
CONJUNÇÃO - Conjunção Coordenativa - Profa. Pamba
Qual é a classe gramatical do que?
⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.
O que substitui o pronome que?
O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.
Quando o que é pronome ou conjunção?
Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo. Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática. Para ilustrar tal ocorrência, entra em cena o “que”.
Como saber se o que é conjunção?
Para identificar uma conjunção, você precisa observar que tipo de ligação é estabelecido, identificar os elementos que fazem parte dessa ligação, buscar por eles dentro dos períodos. Percebendo isso, fica fácil encontrar o termo que está sendo usado para relacionar e organizar as ideias ali unidas.
Como usar o de modo que?
«De modo que» é uma locução que significa «de forma que», «de sorte que», «de maneira que»; «assim», «pois», «nessa conformidade». Exemplos: (1) «Ele falou em voz alta, de modo que fosse ouvido por todos.» (2) «O Francisco não veio, de modo que tive de pôr pernas a caminho para resolver a situação.»
Como usar de forma que?
A expressão correcta é “de forma que”. Não se usa a preposição “a” antes do “que” nas expressões “de forma que”, “por forma que”, “de maneira que” e “de modo que”. Assim, deve dizer e escrever: - Vou tratar dos processos de forma que fique tudo concluído até ao final da semana?
O que quer dizer de modo que?
locução conjuntiva De modo que. De sorte que, de maneira que; logo.
Quando se utiliza no qual?
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Quais são conjunções aditivas?
...
Principais conjunções aditivas
- e.
- nem.
- bem como.
- não só (...) mas [também]
- não apenas (...) como [também]
- não somente (...) como [ainda]
Como identificar uma conjunção na frase?
Conjunção é aquela palavrinha que liga dois ou mais termos dentro de uma sentença. Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical.
Quando é que conjunção?
Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);
O que é uma conjunção exemplos?
Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.
Como saber se o se é pronome ou conjunção?
“Se” é pronome? A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito).
Quando que é um pronome relativo?
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.
Como saber se o se é conjunção integrante?
A conjunção integrante SE se ocorre em período composto, dado que ela completará a oração principal. Para saber se realmente há conjunção integrante, basta fazer a troca pelo termo "isso": Diga se me ama de verdade. Diga ISSO.
Como evitar usar o quê?
- 1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ...
- 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ...
- 3) Inverta a ordem da frase. ...
- 4) Use o pronome oblíquo. ...
- 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ...
- Exercício para combater o queísmo.
Como substituir o uso do que na redação?
Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como criar uma tabela no drive?
Em que consistem os elementos textuais de um trabalho científico?