Que características os indivíduos com síndrome de Down apresentam em comum?

Perguntado por: Sandro Cláudio Faria Reis  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (1 avaliações)

Mãos pequenas e dedos curtos; Flacidez muscular (hipotonia); Prega palmar única; Olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos.

Quais são as características dos portadores da síndrome de Down?

Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 (síndrome de Down) estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular.

Quais as principais dificuldades de uma pessoa com síndrome de Down?

Crianças com síndrome de Down podem ter várias dificuldades táteis que podem afetar o desenvolvimento da fala e fala propriamente dita. São dificuldades que têm a ver com a consciência sensorial, a hipossensibilidade ao toque, a hipersensibilidade ao toque ou a combinação desses problemas.

Qual a diferença de uma pessoa com síndrome de Down?

O exame de Cariótipo é o exame que avalia a constituição dos cromossomos de um individuo. Sabemos que, na síndrome de Down, o cariótipo revela a presença de um cromossomo 21 a mais, assim, uma pessoa com SD tem 03 exemplares do cromossomo 21 ao invés de 02 que é o normal. A isso chamamos de TRISSOMIA do 21.

Porque pessoas com síndrome de Down têm a mesma aparência?

As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.

Síndrome de Down e suas características

20 questões relacionadas encontradas

Como funciona a mente de uma pessoa com síndrome de Down?

Crianças com síndrome de Down são acusadas de teimosas, quando na verdade é apenas a maneira que encontram para expressar sua opinião. Assim como formar palavras e frases é um esforço quando você tem síndrome de Down, também é difícil quebrar em pequenos pedaços o que outras pessoas estão dizendo a você.

Que tipos de dificuldades de adaptação social a pessoa com síndrome de Down pode apresentar?

2.6 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIAL

Os indivíduos com síndrome de Down apresentam alterações severa ou leve aquisição de conceitos de tempo, espaço que suas limitações muitas vezes são decorrentes do comprometimento da memória auditiva, da linguagem e do psicomotor.

Como vive uma pessoa com síndrome de Down na sociedade?

Adultos com síndrome de Down são adultos em primeiro lugar, com as mesmas necessidades sociais, emocionais e de realização como outros adultos. Eles desejam viver com privacidade, independência, amigos e parceiros, e ter um papel útil em suas comunidades.

Como cuidar de uma pessoa com síndrome de Down?

Na abordagem ao paciente portador de Síndrome de Down, deve-se sempre ter em mente que, quanto mais estímulos gerados, maior o grau de autonomia que esse indivíduo vai adquirir, sendo o cuidado à saúde, a educação e a inclusão social fundamentais nesse processo.

O que é síndrome de Down e suas principais características?

A Síndrome de Down acomete indivíduos ainda no útero materno. Os portadores dessa síndrome, possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população.

Por que portadores da síndrome de Down são pessoas estéreis?

Segundo a literatura médica os Homens com down geralmente são inférteis. Embora não haja muitos estudos sobre o assunto, acredita-se que a infertilidade seja consequência de um menor número de espermatozoides e de uma maior lentidão em sua movimentação, o que dificulta a ocorrência da fecundação.

Qual a importância da inclusão das pessoas com Down na sociedade?

Inclusão social

A inclusão é o primeiro passo para que crianças portadoras de necessidades especiais se tornem membros contributivos da comunidade. Portadores de Síndrome de Down são capazes de compreender suas limitações e conviver com suas dificuldades, tem autonomia para tomar iniciativas.

Quais preconceitos as pessoas com Down enfrentam no dia a dia?

A falta de informação sobre as potencialidades da pessoa com Síndrome de Down causa preconceito até por parte de quem é responsável por seus cuidados, como professores, médicos e pais. Érika Iarópoli ouviu de uma professora que sua filha nunca conseguiria se alfabetizar.

Qual a expectativa de vida de um portador de síndrome de Down?

A título de exemplo, uma pessoa com Down vive em média 60 anos nos Estados Unidos. Mas se ela for afrodescendente, essa média cai para 35. De acordo com o estudo “The four ages of Down Syndrome”, nas duas últimas gerações a expectativa de vida subiu de 12 para 60 anos.

Quais as dificuldades encontradas pela família do paciente com síndrome de Down ao receber o diagnóstico?

Além do comprometimento intelectual com frequência variável, outros problemas de saúde podem ocorrer na criança com SD: cardiopatia congênita (50%); hipotonia (100%); problemas de audição (50-70%); de visão (15-50%); alterações na coluna cervical (1-10%); distúrbios da tireóide (15%); alterações neurológicas (5-10%); ...

Como a sociedade pode incluir as pessoas com síndrome de Down nos espaços educacionais?

oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação (…).” (Trecho ...

Como as pessoas com síndrome de Down eram tratadas antigamente?

Na Grécia antiga, pessoas com deficiência intelectual muitas vezes eram abandonadas para morrer e outras eram afogadas. Já os romanos tinham leis para eliminá-los. Na Idade Média, na Europa Medieval , enquanto alguns associavam pessoas com deficiência à bruxaria, outros as consideravam seres angelicais e sagrados.

Quem tem síndrome de Down tem problema mental?

PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN TÊM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

Deficiência intelectual não é o mesmo que deficiência mental. Por isso, não é apropriado usar o termo “deficiência mental” para se referir às pessoas com síndrome de Down. Deficiência mental é um comprometimento de ordem psicológica.

Quem tem síndrome de Down é mais inteligente?

“Eles [os portadores da Síndrome de Down] são inteligentes, mas aprendem no tempo deles, que é diferente do nosso, mas eles não são limitados por causa da deficiência”.

Quem tem síndrome de Down pensa?

6) Pessoas com síndrome de Down têm opinião

Esses indivíduos têm opinião e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito. Em caso de entrevistas, procure falar com as próprias pessoas com deficiência, não apenas com familiares, acompanhantes ou especialistas.

Qual é o sinônimo de preconceito?

30 sinônimos de preconceito para 3 sentidos da palavra preconceito: Opinião e atitude desfavorável e de discriminação: 1 discriminação, intolerância, hostilidade, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, violência, agressão, xenofobia, xenofobismo, prevenção, antepaixão.

O quê 3 Capacitismo?

O capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência, que envolve uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.

Quantas pessoas com síndrome de Down no Brasil?

Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

Qual é a importância do síndrome de Down?

No Brasil, aproximadamente 300 mil pessoas têm síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta também a possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

O que é a inclusão social?

A inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade.

Artigo anterior
O que a dependência emocional pode causar?
Artigo seguinte
Como funciona o rodízio?