Que atividades são consideradas perigosas com base na CLT?

Perguntado por: Jaime Gabriel Correia Almeida Lima  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

A nova lei passa a considerar como atividades perigosas aquelas que envolvam risco acentuado em razão de contato permanente do trabalhador com: inflamáveis, explosivos, energia elétrica, bem como roubos ou outras formas de violências físicas nas atividades de segurança pessoal ou patrimonial.

Quais são as atividades consideradas perigosas?

A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela natureza ou métodos de trabalho, coloquem o trabalhador em contato permanente com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas , ou materiais inflamáveis, em condições de risco acentuado.

O que o artigo 193 da CLT determina que são consideradas atividades ou operações perigosas?

193 da CLT são consideradas atividades ou operações perigosas, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: Inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; ... As atividades de trabalhador em motocicleta.

O que diz o artigo 195 da CLT?

195 da CLT: “A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.”

O que é considerada uma atividade ou operação perigosa?

Só serão consideradas perigosas as atividades ou operações executadas com explosivos que forem sujeitos a: degradação química ou autocatalítica; ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.

Módulo Básico - Atividades Perigosas e Insalubres

41 questões relacionadas encontradas

O que são atividades perigosas nr-16?

16.5 Para os fins desta Norma Regulamentadora - NR são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a: a) degradação química ou autocatalítica; b) ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.

Quais são as atividades consideradas insalubres?

São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que contenham:
  • Ruído Contínuo ou Intermitente.
  • Ruídos de Impacto.
  • Exposição ao calor ou frio intenso.
  • Radiações Ionizantes.
  • Trabalho sob Condições Hiperbáricas.
  • Radiações Não-Ionizantes.
  • Vibrações.
  • Umidade.

Quando o empregado tem direito ao adicional de transferência?

Quando é devido o adicional de transferência? Ainda de acordo com o artigo 469 da CLT fica previsto que o caráter provisório ou temporário dá o direito ao trabalhador de ter esse adicional de 25% em seu salário. ... Quando ele retornar (ou caso a mudança se mostre definitiva), o adicional é suspenso.

Quais profissionais têm direito a periculosidade?

Agora vamos ver algumas profissões que dão direito ao adicional de periculosidade:
  • motoboy.
  • eletricista predial.
  • engenheiro elétrico.
  • vigilante/segurança.
  • cabista de rede de telefonia e TV.
  • profissional da escolta armada.

O que diz a CLT sobre insalubridade?

Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

O que são atividades perigosas qual é o adicional é sobre qual salário?

O 1 do artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que: “O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.”

São consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta?

As atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas.

Quais atividades são consideradas periculosidade?

Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial.

Quais são as atividades insalubres e perigosas?

Art. 189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. Art.

Quais são os agentes perigosos?

Em geral, pelas regras atuais da NR-16, serão consideradas perigosas as atividades ou operações que envolvam:
  • Substâncias explosivas;
  • Substâncias inflamáveis;
  • Radiações ionizantes ou substâncias radioativas;
  • Exposição a roubos ou outras violências físicas;
  • Energia elétrica;
  • Motocicleta.

Quais são as operações perigosas que dão adicional de 30 %?

A Lei nº 12.997/2014 recentemente inseriu nas atividades consideradas perigosas, ensejadoras do adicional de periculosidade de 30%, aquela realizada para o trabalho por meio da motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas.

Quais profissionais recebem os adicionais de insalubridade e periculosidade?

Se as atividades forem consideradas perigosas (inflamáveis, explosivos e eletricidade), tem direito à periculosidade. Se as atividades a expõe a agentes insalubres, tem direito ao adicional de insalubridade.

Quem tem direito ao adicional de insalubridade e periculosidade?

O adicional de insalubridade e periculosidade é direito constitucional dos trabalhadores do regime celetista. Trata-se de uma compensação que a lei garante aos trabalhadores empregados com carteira assinada que expõem a vida ou a própria saúde a riscos.

Quando um colaborador tem direito ao adicional de periculosidade?

Além disso, a nova medida determina que o profissional só terá direito ao adicional de periculosidade quando estiver submetido aos riscos das atividades durante 50% (ou mais) do seu período de trabalho. Porém, essa regra só vale para contratos firmados a partir da vigência da medida.

O que é o adicional de transferência Segundo o artigo 469 da CLT?

O adicional de transferência é um pagamento suplementar a que o trabalhador tem direito quando é transferido — sendo o seu domicílio também transferido — para outra localidade da qual foi contratado pela empresa.

É devido ao empregado o adicional de transferência de 25% toda vez que o empregado for transferido de um local para o outro?

Determina o artigo o do artigo 469 § 2º, da CLT que, quando o empregado for transferido provisoriamente para localidade diversa da resultante do contrato de trabalho (deslocamento que acarreta mudança de domicílio), o empregador ficará obrigado a pagar-lhe um adicional de, no mínimo, 25% de seu salário, enquanto durar ...

Como funciona a transferência de funcionário de uma empresa para outra?

A transferência do empregado - assim como a mudança de seu vínculo de trabalho - de uma empresa para outra do mesmo grupo econômico pode ocorrer por iniciativa do empregador e concordância do colaborador. A CLT protege o empregado para os casos de fraude, principalmente na mudança de empregador.

O que é considerado um trabalho insalubre?

De acordo com a Norma Regulamentadora, um ambiente de trabalho insalubre é aquele no qual o trabalhador fica exposto a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à sua saúde.

São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos anexos da nr-16?

São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos da NR16: Anexo 1 - Atividades e Operações Perigosas com Explosivos. Anexo 2 - Atividades e Operações Perigosas com Inflamáveis. Anexo (*) - Atividades e Operações Perigosas com Radiações Ionizantes ou Substâncias Radioativas.

São caracterizadas atividades e operações perigosas exceto?

Com exceção do transporte em pequenas quantidades, são consideradas atividades perigosas nas operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e / ou a granel.

Artigo anterior
Onde trabalha um bromatologista?
Artigo seguinte
Qual é a relação entre as virtudes e o bem em Aristóteles?