Que antes ou depois da vírgula?
Perguntado por: Micael Teixeira | Última atualização: 10. Januar 2022Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)
Usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” acrescenta ao antecedente a que se refere uma informação acessória, dispensável ao sentido essencial da frase. No caso 1, a vírgula indica que eu tenho uma única blusa vermelha, e estou acrescentando a informação de que ela está no varal.
Quando usar vírgula depois de que?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.
Quando usar é antes ou depois da vírgula?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”
Tem vírgula depois do porém?
Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.
Tem vírgula depois do ou?
[se emprega vírgula] para separar orações coordenativas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa: Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo. ... Se denota equivalência, não se separa por vírgula o ou posto entre dois termos: Solteiro ou solitário se prende ao mesmo termo latino.
Língua Portuguesa: o uso da #vírgula antes de que
Como usar a conjunção ou?
As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas. Interpretação da oração: As candidaturas poderão ser orais.
Pode começar uma frase com Porém?
Os advérbios conetivos contudo, porém, todavia, assim como a locução no entanto, caracterizam-se por ter mobilidade na frase, podendo ocorrer no seu início.
Tem vírgula depois do logo?
- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Quando se deve usar crase?
- Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
- Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
- Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
- Antes das palavras casa e terra.
Quando usar vírgula antes de para?
A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para". Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas.
Por que junto ou separado?
já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Porque no sentido de pergunta?
Porque (junto e sem acento)
Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.
Como usar o advérbio logo?
advérbio Em que há rapidez, presteza: respondeu logo, sem titubear. Que deve ser feito ou realizado com pressa; imediatamente: faça logo esta lição! Num momento que se aproxima; em pouco tempo: espere pelo final da novela, logo, você vai saber o que deve acontecer.
Como usar o logo logo?
1. Logo logo. O mesmo que dizer que algo já será feito, que alguma coisa está prestes a ocorrer. Logo logo é hora do almoço.
Pode iniciar a frase com Adverbio?
Percebeu como as palavras grifadas modificam os sentidos dos verbos? Essa é função do advérbio! Essa função é tão evidente, que os advérbios podem transformar uma frase inteira. Nesses casos, estará no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.
Qual o sentido da conjunção ou?
ou, ou...ou, ora... ora, já... já, quer... As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos.
Como classificar as conjunções?
- Conjunções Aditivas.
- Conjunções Adversativas.
- Conjunções Conclusivas.
- Conjunções Explicativas.
- Conjunções Integrantes.
- Conjunções Causais.
- Conjunções Comparativas.
- Conjunções Concessivas.
Qual o sentido da conjunção como?
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
Por que frases?
Quero ir embora porque estou cansada. Eu mesma cortei as plantas porque o jardineiro não pôde vir. Porque o cachorro era grande, as crianças tinham medo.
Qual o porquê usado no final da frase?
Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) ... Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo. Por exemplo: Não sei o porquê de sua atitude tão grosseira.
Como se escreve não sei por quê?
3 – Em Portugal não se costuma dizer:" Não sei por que ele veio...", mas sim: "Não sei porque é que ele veio.": ou às vezes: "Não sei porque veio ele". (Em determinadas situações).
Quando a palavra porque é acentuada?
Por que (separado e sem acento) - faz a pergunta e nunca vem no final. ... Porque (junto e sem acento) - responde a pergunta. Porquê (junto e com acento) - vem sempre precedido de uma artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral.
Por que tantos por quês?
Quando vier antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação), o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de "por qual motivo", "por qual razão". É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de "pois", "uma vez que", "para que". É substantivo e tem significado de "o motivo", "a razão".
Quais são os órgãos excretores do corpo humano?
Como se cadastrar no programa Vai de Visa?