Quantos tipos de ferimentos existem?

Perguntado por: Márcio Ferreira  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

Feridas incisivas ou cortantes – provocadas por bisturi, faca, estilete, etc. Feridas contusas – provocadas por paus, pedras, soco, etc. Feridas perfurantes – provocadas por arma de fogo e arma branca. Feridas penetrantes – o objeto atinge uma cavidade natural do corpo (tórax, abdômen).

Como podemos definir ferimento?

Ferimento é qualquer lesão ou perturbação produzi- da em qualquer tecido por um agente externo, físico ou químico.

Como podem ser classificadas as feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

Como se classificam os ferimentos abertos em tecidos e pele?

Superficiais: envolvem somente a pele, tecido celular subcutâneo e músculos sem atingir estruturas profundas ou nobres. Profundos: envolvem nervos, tendões, vasos calibrosos, ossos ou vísceras. Simples: sem perda tecidual, contaminação grosseira ou presença de corpo estranho.

Quais são os tipos de ferimentos fechados?

Quando rompe a pele, expondo tecidos internos, geralmente com sangramento.
  • Feridas incisivas ou cortantes – provocadas por bisturi, faca, estilete, etc.
  • Feridas contusas – provocadas por paus, pedras, soco, etc.
  • Feridas perfurantes – provocadas por arma de fogo e arma branca.

Feridas e Curativos - Aprenda os Tipos Básicos | Vídeo 2 | Cuidando Feridas

36 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre ferimento aberto e fechado?

Os ferimentos abertos são aqueles em que há perda da integridade da superfície da pele. Nos ferimentos fechados não ocorre por definição perda da integridade da pele. São feridas abertas as escoriações, as incisões e as lacerações.

Quais os tipos de feridas enfermagem?

Feridas traumáticas
  • Laceração: quando o tecido é esmagado por um excesso de pressão.
  • Escoriação: é uma lesão que ocorre na epiderme (superfície da primeira camada da pele), em que o tecido é retirado.
  • Corte ou incisão: quando é causada por algum tipo de lâmina - faca ou bisturi, por exemplo.

Como se classificam as feridas agudas?

Sendo assim podem ser classificadas em feridas crônicas e agudas. A primeira, originária de cirurgias ou traumas, tem sua reparação no tempo adequado, sem complicações. Já a segunda são aquelas que não são reparadas no prazo esperado e apresentam agravos.

Quais os 4 tipo de cicatrização?

  • 4.1. Cicatrização por primeira intenção ou imediata (União primária)
  • 4.2. Cicatrização por segunda intenção ou mediata (Contração e Epitelização)
  • 4.3. Cicatrização por terceira intenção.

Quais os primeiros socorros em caso de ferimentos?

Primeiros socorros em cortes superficiais
  • A primeira coisa a ser feita é ter certeza de que a ferida não é grave. ...
  • Lave a ferida com muito cuidado com água e sabão. ...
  • Aplique um anti-séptico e seque o local em volta da ferida;
  • De acordo com a lesão, coloque uma gaze ou pano limpo para cobrir o ferimento.

Quais os sinais e sintomas de ferimentos?

Vermelhidão, calor e inchaço à volta da ferida. Dor e sensação de picadas na ferida. Líquidos (exsudados) que saem da ferida amarelo espessos, às vezes também esverdeados. Criança com febre e com mal-estar geral.

O que é uma ferida superficial?

traumatismos superficiais – ferimentos

Pode ser superficial ou profundo. O traumatismo é superficial quando o agente causador atinge a pele, o tecido celular subcutâneo ou mesmo as aponeuroses e músculos.

Quais são as três fases da cicatrização?

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

Quais os tipos de tecido de cicatrização?

Os tipos de tecidos presentes no leito da ferida devem ser identificados e documentados e podem ser diferenciados em tecidos viáveis (granulação, epitelização, músculo ou tecido subcutâneo) e tecidos inviáveis (esfacelo e necrose).

Qual é o tipo de ferida cirúrgica é o tipo de cicatrização?

As feridas cirúrgicas (FC) são consideradas agudas, planejadas e realizadas com justaposição de bordas, cicatrizam por primeira intenção e, possuem tendência à regressão espontânea e completa em um prazo esperado.

O que é uma ferida aguda?

Ferida aguda: Se não forem tratadas e tratadas no tempo certo, as feridas agudas podem se transformar em feridas crônicas. De início, as feridas agudas são ocasionadas após traumatismos, feridas alérgicas, infecciosas, químicas, radioativas, térmicas (queimaduras) e vasculares.

O que é lesão aguda e crônica?

Alguns autores indicam que toda ferida com mais de 6 meses é considerada lesão crônica. Geralmente, estão associadas a doenças pré-existentes, como diabetes e insuficiência venosa. São exemplos de feridas crônicas as lesões por pressão, feridas do pé diabético, feridas infectadas, úlceras varicosas, entre outras.

Quais são os graus da ferida?

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Quais e como são os curativos usados para feridas infectadas?

Curativos com Carvão Ativado

Composição: tecido carbonizado e impregnado com nitrato de prata a 0,15%, envolto por camada de tecido sem carvão ativado. Mecanismo de ação: o carvão ativado absorve o exsudato e filtra o odor. A prata exerce ação bactericida. Indicação: feridas fétidas, infectadas e exsudativas.

Quais os materiais que podem ser usados para tratar feridas?

Ainda em relação ao material utilizado, as respostas nos indicam que a utilização de produtos como água oxigenada e P.V.P.I. tópico são usuais no tratamento das feridas, bem como o uso da pomada de neomicina e bacitracina seguido da utilização de Ácido Graxo Essencial (AGE).

O que é uma ferida fechada?

Lesões fechadas

Em situações de lesões dos tecidos moles fechadas não há ruptura da superfície da pele ou das mucosas do corpo. Há, na verdade, um trauma nas camadas inferiores do tecido, podendo gerar edema, equimoses e hematomas.

O que é lesão aberta?

Uma ferida aberta é uma lesão que envolve uma ruptura interna ou externa nos tecidos do corpo, geralmente envolvendo a pele. Quase todo mundo vai ter uma ferida aberta em algum momento de sua vida. A maioria das feridas abertas é simples e pode ser tratada em casa.

O que é um ferimento lacerante?

Penetrante ou lacerante: ferimento causado por um objeto que penetra no tecido, lesões são por pesos, balas de revólver, etc. Laceração: ferimento causado por um instrumento ou objeto que corta o tecido.

O que acontece na fase Inflamatoria?

- Fase Inflamatória: inicia-se no momento da lesão tecidual e dura entre 24 a 48 horas. Sua característica é a presença de calor, rubor, edema e dor, podendo haver perda parcial ou total das funções celulares. Nesta fase ocorre a limpeza da área lesada (Lopes, 1999).

O que ocorre na fase Inflamatoria?

1 – Fase inflamatória:

Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

Artigo anterior
Disseminamos o que é?
Artigo seguinte
O que é boba tea?