Quantos tipos de código de barras existem?

Perguntado por: Micael Leite Vieira  |  Última atualização: 26. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)

CÓDIGOS DE BARRAS: CONHEÇA OS 8 TIPOS EXISTENTES
  • Código de barras EAN.
  • Código de barras DataBar.
  • Código de barras UPC.
  • Código de barras ITF-14.
  • Código de barras 128.
  • Código de barras 25 intercalado.
  • Código de barras QR code.
  • Código de barras DataMatrix.

Quais são os tipos de códigos de barras?

Tipos de Código de Barras
  1. Código de Barras EAN-13 / GTIN -13. Código de Barras EAN-13. ...
  2. Código de Barras DUN-14 / ITF-14/ GTIN-14. Código de Barras DUN-14. ...
  3. UPC – Código Universal de Produto. Nome: Código universal do produto, UPC. ...
  4. QR Code (Código QR) ...
  5. Code 11. ...
  6. Code 39. ...
  7. Code 93. ...
  8. EAN-8.

Quais são as 5 partes do código de barras?

O primeiro dígito representa o tipo de produto sendo identificado. Os 5 dígitos seguintes são o código do fabricante e os 5 dígitos logo após identificam um produto específico. O último dígito é o de verificação.

Qual o padrão do código de barras?

Composição do EAN

Como pode ser visto a partir da disposição do código de barras acima, o tipo padrão possui somente 12 dígitos, incluindo o dígito de verificação. Porém, na verdade representa 13 dígitos de dados.

Qual a diferença entre EAN-13 e dun-14?

EAN (European Article Number) e UPC (Universal Product Code) são sistemas de códigos de barras utilizados para identificar produtos de forma única. Já o DUN-14 (Data Universal Numbering System 14) é um código utilizado para identificar e verificar lotes de produtos em unidades maiores, como contêineres e paletes.

Como os códigos de barras funcionam?

32 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre EAN e GTIN?

O GTIN (Global Trade Item Number), também conhecido como EAN (nome antigo), ou simplesmente código de barras, é um código normalmente utilizado para identificar produtos. Ele costuma ser exibido na embalagem dos produtos no formato de código de barras.

O que significa a sigla GS1?

A GS1 é conhecida pelo famoso código de barras, que impulsionou a economia criando uma linguagem única e global entre indústria e varejo. Hoje, os códigos de barras GS1 são lidos mais de 6 bilhões de vezes por dia em todo mundo.

Qual o código de barras mais utilizado no Brasil?

Para os códigos de barras no Brasil utilizamos o padrão EAN-13, com 13 dígitos, seguindo o mesmo padrão Europeu. Este modelo é o mais comum é o aceito em todos os comércios do território brasileiro.

Como saber se o código de barras está correto?

Para saber os códigos corretos, acesse a ferramenta Busca Banco, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Insira seu estado e município para que a ferramenta mostre a lista de códigos dos bancos que atuam na sua região. Além disso, verifique os números finais do código.

Quantos dígitos tem o EAN-13?

Afinal, o que é o código EAN 13? EAN é a abreviação de European Article Number (Número europeu de artigo, em tradução livre), um código adotado pela Europa, composto por 13 dígitos.

Quais são os tipos de códigos?

Quando se fala em códigos, geralmente, nos vêm em mente algo que seja secreto, ou que seja do conhecimento de poucas pessoas. Existem vários tipos de códigos: - Código Comercial; - Código Penal; - Código Civil; - Código de Barras; - Código Genético; - Código Morse.

O que é DV do código de barras?

DV – Dígito verificador do código de barras; c. Número único de identificação do boleto. AUTENTICAÇÃO MECÂNICA - FICHA DE COMPENSAÇÃO: Representação alfanumérica dos dados correspondentes à transação do pagamento.

Qual o tipo de código de barras usado em produtos?

O código de barras visto no comércio para identificar produtos é do tipo EAN-13 (ou GTIN-13). GTIN significa “Global Trade Item Number”. O código EAN é um padrão europeu (European Article Number). Este é um padrão usado no mundo todo.

Como funciona o sistema de código de barras?

Código de barras é uma sequência numérica representada por um desenho de barras com espessura e posicionamento diferentes. Esse código pode ser lido por um leitor e assim identificar um produto ou material com facilidade.

Quem foi o criador do código de barras?

Bernard Silver e Norman Joseph Woodland, dois estudantes de pós-graduação da Drexel University na Filadélfia, receberam a patente de um sistema de código de barras em 1952; Woodland disse mais tarde que o padrão foi inspirado no código Morse que ele aprendeu nos escoteiros.

Qual o menor código de barras?

A menor medida recomendada pela entidade para a maioria dos códigos equivale a 10 mil.
  • EAN-13 (Códigos comuns de supermercado) ...
  • GS1-128 (Muito usado em logística) ...
  • GS1 Datamatrix (Código 2D muito utilizado na indústria)

Como gerar um código de barras válido?

Como criar código de barras para produtos?
  1. Faça o cadastro da sua empresa na GS1 Brasil;
  2. Identifique cada tipo de produto;
  3. Atribua a sequência numérica abaixo do código de barras;
  4. Siga os padrões estabelecidos para impressão e as instruções de tamanho e cor;
  5. Determine a posição do código de barras no produto.

Como fazer a leitura de um código de barras?

Para fazer a leitura do código de barras, basta posicionar o produto no traço vermelho do leitor, de forma que ele consiga “varrer” todas as barras. Em instantes, as informações são capturadas e repassadas ao computador, que faz a conversão dos dados.

Como transformar o código de barras em boleto?

A solução, nesses casos, é imprimir o boleto ou digitar manualmente. Mas, se for muito trabalhoso, também é possível utilizar o recurso do Google Lens, que copia o código de barras de um boleto através da câmera do celular, e então é só copiar e colar no seu Internet Banking para fazer o pagamento.

Qual o melhor tipo de código de barras?

Para a maior parte dos cenários o código 1D é melhor:
  • Reconhecido pelo público como um código de barras.
  • Os equipamentos de leitura são mais baratos.
  • A leitura dos códigos é mais rápida.
  • Com apenas um número de série e um banco de dados online é possível inserir e acompanhar qualquer quantidade de dados.

Quem controla o código de barras?

Como dito anteriormente, a GS1 é a organização responsável pelo controle e padronização desses códigos e numerações. Essa numeração segue a regra estabelecida pelo GTIN (Número Global de Item Comercial).

Quem controla os códigos de barras?

​ A GS1 é uma organização global e sem fins lucrativos, responsável pela atribuição dos códigos de barras (código EAN) para a identificação de itens em qualquer lugar do mundo, como se o código fosse o CPF do produto.

O que é o código GTIN?

GTIN significa Número Global do Item Comercial. Se trata de um padrão criado e administrado pela GS1. É ele que aparece abaixo dos códigos de barras, amplamente utilizados no varejo físico para identificação de produtos. Sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos.

Artigo anterior
Como baixar gif no celular?
Artigo seguinte
Quanto está o IPCA hoje 2021?