Quantos processos o STF julgou em 2021?

Perguntado por: Micael Campos de Fonseca  |  Última atualização: 2. September 2024
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

Em seis meses, STF julgou mais de 8 mil processos de maneira colegiada.

Quantos processos o Supremo julga por ano?

Em 2023, 101.970 decisões foram tomadas, sendo 17.320 colegiadas (Plenário e Turmas) e 84.650 individuais. O STF recebeu 78.242 novos processos, dos quais 23.546 começaram no próprio Tribunal, e 54.696 são recursos contra decisões de outras instâncias.

Quantos processos existem no Brasil 2021?

Tribunal Regional Federal da 2ª Região - TRF2

Portal TRF2 > Notícias > Notícias com destaque > CNJ: Com 84 milhões de processos...

Quantos processos têm o STF para julgar?

Conforme relatório apresentado ao Plenário, o STF encerra o semestre com acervo total de 23.991 processos contra 20.380 registrados em 2022, um aumento de 17,7% para o mesmo período. Nos seis primeiros meses do ano, o Tribunal recebeu 38.905 processos, sendo 11.003 originários (28%) e 27.902 recursais (72%).

Quem tem mais processos no Brasil?

Considerando apenas os litigantes na condição de autores (em processos iniciados por eles), a liderança fica para o INSS (9.838), seguido pela Defensoria Pública de São Paulo (8.682), pelo Banco do Brasil (5.271) e pela Fazenda Nacional (5.059).

📺 JJ2 – STF julga mais de oito mil processos no 1° semestre de 2021

41 questões relacionadas encontradas

Qual tribunal têm mais processos?

O Tribunal de Justiça de São Paulo é considerado o maior tribunal do mundo em volume de processos.

Qual o maior réu do Brasil?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o maior litigante nacional, correspondendo a 22,3% das demandas dos 100 maiores litigantes nacionais, seguido pela Caixa Econômica Federal, com 8,5%, e pela Fazenda Nacional, com 7,4%. Na esfera da Justiça do Trabalho, a União é a maior litigante, com 16,7% das demandas.

Qual foi o processo mais demorado no Brasil?

Aliás, aqui vai uma curiosidade: o cúmulo das idas e vindas do Judiciário foi notícia em setembro de 2020. Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o processo mais demorado da história do Brasil, com 125 anos de duração.

Quanto tempo demora para o STF julgar um processo?

O Regimento Interno do STF (RISTF) estipula prazo de 48 horas para o processamento inicial dos feitos originários.

Quantos processos aguardam julgamento no STF?

“No entanto, o tempo de julgamento no plenário físico é limitado, e há 299 processos que aguardam pauta para julgamento presencial”, alega o tribunal, que destaca o fato de “praticamente metade dos processos devolvidos já estar com julgamento marcado”.

Qual país têm mais processos judiciais?

Como uma população de 203 milhões de pessoas em 2022, o número de ações judiciais a cada 100.000 habitantes no Brasil foi de 40 078, mais de três vezes o dado alemão. Considerando somente os casos novos, seriam 15 509, ainda à frente da Alemanha.

Quem é a pessoa que tem mais processo no mundo?

Considerada a pessoa que mais entrou com ações na Justiça em todo o mundo, o norte-americano Jonathan Lee Riches decidiu processar o Livro Guinness dos Recordes. Ele quer que seu nome não seja mais citado nas futuras publicações.

Quantos processos estão parados no Brasil?

Segundo o jornal, 219 processos estão interrompidos para análise, em comparação com os 377 de 2023, antes da implementação da nova regra.

Quantos casos o STJ julga por ano?

Foram 577.707 julgamentos ao longo de 2022, conforme o balanço estatístico divulgado na sessão da Corte Especial que marcou o encerramento do ano judiciário.

Qual a última instância STJ ou STF?

​Por fim, como última instância, há o Supremo Tribunal Federal (STF). Órgão de cúpula do Poder Judiciário, compete ao STF, primordialmente, a guarda da Constituição, sendo dele a última palavra em matéria constitucional.

O que acontece quando o processo vai para o STF?

O que acontece quando um processo vai pro STF? Os processos instruídos pelo Relator são liberados para julgamento, por meio de inclusão do feito em pauta ou apresentação em mesa, nas hipóteses regimentais (independe de inclusão em pauta o julgamento de habeas corpus, mandados de segurança e recursos internos).

Qual recurso cabível contra decisão do STF?

Após a decisão, pode haver interposição de recurso interno na forma de: agravo regimental, embargos de declaração, embargos infringentes ou embargos de divergência.

O que acontece quando o processo vai para terceira instância?

Os casos mais polêmicos podem ser enviados à terceira instância do poder Judiciário, que julga, então, de maneira definitiva, sem possibilidade de novos recursos.

Quando o processo está chegando ao fim?

Quando um processo está chegando ao fim? A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

Qual o tempo máximo que um processo pode durar?

O tempo máximo que um processo pode durar é o tempo necessário para o seu julgamento, e esgotamento de possibilidades de recursos. Sendo assim, não há Lei que diga o prazo máximo de duração de um processo, sendo difícil de prever sua duração.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Quem é o maior litigante do Brasil?

No campo privado, bancos e empresas de telefonia. Já no polo ativo, o maior litigante do país é o Ministério da Economia, responsável por 2,3% dos processos pendentes. Municípios e governos estaduais também aparecem no ranking, com processos relacionados a administração pública, defesa e seguridade social.

Quem são os grandes litigantes?

Os recordistas de processos em andamento, conforme o levantamento, são órgãos e bancos públicos. Nos primeiros lugares estão a Caixa, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Bradesco, a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Economia, que inclui diversos órgãos.

Quem é o réu no tribunal?

Ser réu significa que alguém tem contra você um pedido de: condenação para o cumprimento de uma obrigação de pagar uma quantia, de entregar uma coisa, de fazer, etc. ou um pedido de acertamento de alguma outra relação jurídica.

Artigo anterior
Como transmitir a imagem do Xbox One para o computador?
Artigo seguinte
Como é o intercâmbio teen?