Quantos filhos uma mulher com Rh negativo pode ter?

Perguntado por: Sebastião Leonardo Garcia  |  Última atualização: 19. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

Uma mulher Rh negativo pode ter filhos sem qualquer problema. Basta que o bebê seja submetido a alguns exames depois que nasce e que a mulher tome uma espécie de vacina, se for necessário. O Rh é um "fator" que existe no sangue. A mulher Rh negativo não tem esse fator.

Quem tem Rh negativo pode ter quantos filhos?

Não. Pais que apresentam o sangue Rh negativo não têm filhos/as com Rh positivo, apenas Rh negativo. O Fator Rh é usado para caracterizar a tipagem sanguínea juntamente com o Sistema ABO. Assim, toda pessoa possui um fator associado ao seu tipo sanguíneo, sendo positivo ou negativo.

Estou grávida e tenho Rh negativo?

A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto é verificado periodicamente quanto à evidência de anemia.

Qual tipo de sangue da problema na gravidez?

O principal risco do Rh negativo da mãe e positivo do bebê é a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, que é mais frequente de acontecer a partir da segunda gestação.

Sou RH negativo e estou grávida pela terceira vez?

Se o Coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares é negativo, você não foi isoimunizada na última gestação e não correrá risco de eritroblastose fetal. Existe casos raros de isoimunizacao durante a gravidez se o feto é Rh positivo.

Incompatibilidade sanguínea - Fator RH

22 questões relacionadas encontradas

Qual cuidado Uma mulher de Rh negativo deve tomar quando decidir engravidar porque?

Por ano, mais de 8.000 gestantes de Rh negativo são acompanhadas pelo Hemoam até o 8º mês da gestação para garantir que a gravidez prossiga com segurança. Esse cuidado é necessário porque, quando a mulher tem sangue de fator Rh negativo e o marido tem o Rh positivo, o bebê tem chance de ser Rh positivo.

Quais tipos sanguíneos não são compatíveis?

Portanto, o indivíduo que tem sangue B não pode receber transfusão sanguínea de uma pessoa que tem sangue A e vice-versa. O tipo sanguíneo O só recebe do tipo O, pois possui tanto a aglutinina anti-A quanto a anti-B. Já o tipo sanguíneo AB recebe de todos eles. O mesmo vale para o fator Rh.

Quando a mãe tem sangue positivo e O Pai negativo?

Isso acontece, principalmente, nos casos em que a mulher tem o Rh negativo e o homem positivo; fazendo com que o bebê possa herdar a Rh do pai, que é incompatível com o da mãe. Nessas situações podem ocorrer a eritroblastose fetal, que de forma simples pode ser entendida como um mecanismo de defesa do organismo da mãe.

O que normalmente é feito com pessoas que receberam um sangue incompatível?

Além do soro, dependendo da gravidade da hemólise, o paciente pode necessitar de analgésico (para combater a dor), antialérgico ou drogas para aumentar a pressão arterial. Menos de 24 horas depois, o corpo elimina todo o sangue errado que foi recebido pela pessoa.

Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo pode ter filhos?

Não. Quando o casal tem o mesmo tipo sanguíneo não existe nenhum risco para o bebê, em relação a este fator.

Quando a mãe tem Rh negativo?

Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo.

Quem tem Rh negativo pode ter parto normal?

É possível em um parto normal não haver a "sensibilização" na mãe RH(-) mesmo o filho sendo RH.

O que fazer quando a mãe tem sangue negativo?

Quando a incompatibilidade sanguínea é detectada, é indicado o uso de imunoglobulina Rho(D), também conhecida como Vacina anti-Rh ou Vacina Rogan. O momento da vacina é determinado pelo obstetra, mas costuma ocorrer normalmente entre as 28 e 32 semanas da gestação, ou no máximo em 72h após o parto.

É possível País com sangue Rh-positivo gera filhos com Rh negativo?

Sim. Pais com Rh positivo podem ter filhos/as Rh negativo. Pais com Fator Rh positivo possuem de 0 a 25% de chance de terem filhos/as Rh negativo. Isso se deve ao fato do Fator Rh ser um antígeno que é transmitido durante a concepção.

Quais as complicações de uma transfusão de sangue?

Dentre as complicações relacionadas à transfusão, destacam-se a transmissão de doenças infecciosas como o HIV (vírus da imunodeficiência humana), hepatites B e C, infecções bacterianas, doenças por príons, e outras doenças emergentes como a febre chikungunya e protozooses, as complicações inflamatórias como a sepse ( ...

O que o sangue tem a ver com a genética?

O gene R determina a presença do fator RH (um importante antígeno) e, portanto, um tipo sanguíneo positivo. ... Portadores de dois genes recessivos têm RH negativo. Uma pessoa com RH+ jamais pode doar sangue para outra RH- porque os anticorpos reagiriam contra o fator. Por exemplo, alguém A+ não pode doar para A-.

Por que é necessário o conhecimento do tipo sanguíneo para uma transfusão?

A Tipagem Sanguínea é o processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Além de facilitar na hora do atendimento, também é importantíssimo saber o tipo sanguíneo para doações de sangue, transfusões, gestação e outros atendimentos médicos.

Quando o pai tem sangue negativo?

Se o pai da criança tiver RH negativo, o pré-natal segue sem intercorrências. No entanto, se o pai tiver RH positivo, ou seja, tiver a incompatibilidade do fator RH entre os pais da criança, o bebê tem 50% de chance de contrair a doença.

Quais os tipos de sangue que não podem ter filhos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Quando a mãe é O positivo e O pai A Positivo?

Vamos deixar como seu caso, mãe O+ e pai A+, para facilitar a compreensão; então se a mãe é O, seu material genético é recessivo = ii. Não existe qualquer proteína nas hemácias, tanto no material recebido dos seus pais. O pai é tipo A, nesses casos existem duas possibilidades no seu material genético = IAi ou IAIA.

Qual a reação que ocorre entre os diferentes tipos de sangue?

A incompatibilidade sanguínea é resultado de uma reação imunológica entre as substâncias presentes na membrana plasmática das hemácias e as substâncias dissolvidas no plasma. Em casos de incompatibilidade, essas substâncias se aglutinam.

Qual é o tipo de sangue mais raro?

Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro. Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não tem nenhum tipo de antígeno Rh.

Quando a mãe tem que tomar imunoglobulina?

Geralmente, aplica-se a dose de imunoglobulina por volta da 28ª semana da gestação. A aplicação é indicada para gestantes com sangue de fator Rh negativo, cujo pai da criança seja Rh positivo – ela tem o objetivo de neutralizar essa diferença.

Quem deve tomar Rogan?

Indicações para a vacina Rogan

A administração da imunoglobulina anti Rh(D) em mulheres Rh(D)negativas é indicada nos seguintes casos: Gravidez/parto de criança Rh(D) positiva. Aborto /ameaça de aborto, gravidez ectópica ou mola hidatiforme.

Artigo anterior
Qual é a décimo termo da progressão aritmética?
Artigo seguinte
O que é o aceite qualificado?