Quantos eixos tem a CIPE?
Perguntado por: Mário Nogueira | Última atualização: 10. Juni 2025Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)
Figura 2: Transposição dos modelos de oito eixos da CIPE® Beta 2 para o modelo unificado de sete eixos da CIPE® 1.0. Fonte: CIE, 2007.
Quais são os sete eixos da CIPE?
O plano de cuidado de enfermagem baseado na CIPE® (1.0) foi formulado para resolver os problemas relacionados ao quadro clínico do paciente em cuidados paliativos, de acordo com o modelo 7 Eixos da CIPE® (1.0), constituído pelos eixos: Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo.
Quais os 7 eixos da enfermagem?
Sua estrutura multiaxial é composta por 7 eixos que direcionam o processo diagnóstico, a saber: eixo 1 - conceito diagnóstico; eixo 2 - sujeito do diagnóstico; eixo 3 - julgamento; eixo 4 - localização; eixo 5 - idade; eixo 6 - tempo; eixo 7 - situação do diagnóstico.
Qual a estrutura da CIPE?
A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – CIPE® é uma taxonomia clínica, ou seja, é uma estrutura sobre fenômenos sobre o(a) paciente (diagnósticos e resultados) e sobre o cuidado da(o) enfermeira(o) (intervenção) com foco na estratégia de saúde baseada em informação e conhecimento.
O que contém a CIPE?
Os Catálogos CIPE® podem estar direcionados tanto a clientelas específicas (indivíduo, família e comunidade), quanto a prioridades específicas de saúde, relacionadas a condições de saúde, ambientes ou especialidades de cuidado e fenômenos de enfermagem.
O que é a CIPE - Histórico
Quais são os sete eixos para composição de diagnóstico intervenções e resultados de enfermagem da CIPE?
Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem foram construídos a partir dos termos constantes no Modelo de Sete Eixos da CIPE® versão 2.0 (Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo) e as diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiros.
O que é a CIPE e quais são seus objetivos?
A CIPE® é um instrumento tecnológico que, durante a execução do PE, auxilia o raciocínio e a tomada de decisão clínica, apoia a comunicação entre os profissionais de enfermagem e de outras áreas, e favorece a documentação da prática profissional (4).
O que propõem o projeto inicial da CIPE?
O projeto inicial da CIPE® propôs o desenvolvimento de um vocabulário que atuasse como uma linguagem unificada, para descrever a prática da enfermagem contemplando uma estrutura de termos e definição de vocábulos(3).
O que quer dizer a sigla CIPE?
A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), fundada em 30 de janeiro de 1964, é uma associação civil de âmbito nacional, com finalidade científica e sem fins lucrativos, é uma associação filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e tem sede e foro na capital paulista.
Como fazer diagnóstico de enfermagem com CIPE?
Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.
Quando foi criada a CIPE?
Após o lançamento da Versão 1.0 (2005), foram divulgadas mais quatro versões da CIPE® : a Versão 1.1 (2008), a Versão 2 (2009), a Versão 3 (2011) e a Versão 2013 (2013).
Quais são os 4 pilares da enfermagem?
Pessoas no centro; Segurança do Paciente; Abordagem por processos; Aprendizagem e melhoria contínua.
O que é CIPE PDF?
É preciso ressaltar que a CIPE® é uma tecnologia de informação que facilita a coleta, o armazenamento e a análise de dados de enfermagem, contribuindo para que a prática dos profissionais da Enfermagem seja eficaz e, sobretudo, visível no conjunto de dados de saúde.
O que é avaliação CIPE?
Dentre as classificações de enfermagem, destaca-se a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), sistema amplo e complexo que representa o domínio da prática da enfermagem no âmbito mundial(1).
O que é avaliação da CIPE?
Dentre elas destaca-se a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), que é um banco de termos da linguagem de enfermagem, apresentando-se ampla e sensível à diversidade cultural, de modo que sirva para os múltiplos fins e propósitos requeridos por distintos países.
Quem criou a CIPE?
A autora e organizadora, Telma Ribeiro Garcia, agregou seus conhecimentos teóricos e práticos aos de outros doze autores, para a criação da obra "Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE®: aplicação à realidade brasileira".
O que é Nanda e CIPE?
CIPE: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. CIPESC: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva. 2 Objetivo NANDA-I: Reforçar todos os aspectos da prática da enfermagem, desde a conquista do respeito profissional até a garantia de consistência da documentação (10).
Qual o objetivo da Cipesc?
O Projeto CIPESC foi desenvolvido de 1996 a 2000, com o objetivo geral de contribuir para a transformação das práticas de enfermagem em saúde coletiva no Brasil, tendo como referência os pressupostos da reforma sanitária brasileira, os perfis de saúde-doença da população e a inscrição constitutiva da Enfermagem no ...
Como citar Cipesc?
Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva – CIPESC. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 42, p. 181-186, 2008.
Como foi desenvolvido o projeto Cipesc?
O Projeto CIPESC foi desenvolvido de 1996 a 2000, com o objetivo geral de contri- buir para a transformação das práticas de en- fermagem em saúde coletiva no Brasil, tendo como referência os pressupostos da reforma sanitária brasileira, os perfis de saúde-doen- ça da população e a inscrição constitutiva da Enfermagem ...
Quais são as principais contribuições da CIPE frente a seus objetivos?
Para a política da enfermagem a CIPE:
facilitaria a definição do âmbito da enfermagem envolvido para objetivos regulatórios; facilitaria a definição dos papéis da enfermagem para objetivos socioeconômicos.
Qual eixo da CIPE Refere-se a opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem?
Qual eixo da CIPE® refere-se à opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem? Localização.
Quais os tipos de diagnósticos de enfermagem?
Quais são os diagnósticos de enfermagem? Existem 4 principais tipos de diagnósticos de enfermagem especificados pela NANDA-I: diagnóstico com foco no problema, diagnóstico de risco, diagnóstico de promoção de saúde e síndrome.
O que significa a sigla Itu na enfermagem?
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. Particularmente as mulheres são mais vulneráveis, sobretudo porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e maior proximidade entre a vagina e o ânus.
Quais são os eixos estruturais dos diagnósticos de enfermagem explique cada um deles?
Eixo 1: o foco do diagnóstico. Eixo 2: sujeito do diagnóstico (indivíduo, família, coletividade). Eixo 3: julgamento. Eixo 4: localização (vesical, auditivo, cerebral etc.).
Quanto tempo vive um megalodon?
Qual o tipo de carne mais barata?