Quantos dias faz ou fazem?

Perguntado por: Miriam Patrícia de Oliveira  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…

Faz dias ou fazem?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Fazem 7 anos ou faz 7 anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Faz ou fazem 7 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Fazem oito anos ou faz oito anos?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

FAZ ou FAZEM? Não erre nunca mais! | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, ENEM

25 questões relacionadas encontradas

Quando usar fazem ou faz?

Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.

Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Foi ou foram 5 anos?

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Faz cinco anos?

/Dúvidas /Faz cinco anos ou fazem cinco anos? A forma correta de escrita é faz cinco anos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, faz cinco anos tem o sentido de tempo decorrido pelo que é impessoal – apenas se usa na terceira pessoa do singular.

Como se escreve fazem ou faz?

Significado de Faziam

Faziam vem do verbo fazer. O mesmo que: realizavam, construíam, elaboravam, criavam, equivaliam, percorriam, constituíam, preparavam, geravam.

O que significa fazem?

Significado de Fazem

Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.

Faz 2 horas ou fazem duas horas?

1- "Já FAZ duas horas ou já FAZEM duas horas que jantei"? O correto é => Já FAZ duas horas que jantei. O verbo FAZER com sentido de tempo passado, não tem sujeito, é impessoal. Como tal, será usado SEMPRE NO SINGULAR.

Faz ou fez aniversário?

O correto é: "Você faz aniversário este mês ou você faz anos este mês?" «Você faz anos este mês» e «comemora o seu aniversário este mês». Ainda se diz «hoje é o meu aniversário». O verbo fazer, usa-se, neste caso, para expressar tempo decorrido.

É correto usar Faz-se?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

Faz tempo verbal?

Presente: faço, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem. Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram.

Faz ou fazem dois meses que trabalho aqui?

“Faz” / “Fazem”

Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.

Fazem 5 ou faz 5 anos?

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.

É correto falar houveram?

No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Foi 4 anos ou foram 4 anos?

A forma correta de escrita da palavra é foram.

Foram usados ou foi usado?

Não existe erro de concordância verbal na frase «Em ambos os estudos foi utilizado o conceito de qualidade [...]», visto que a forma verbal «foi utilizado» concorda com o sujeito da frase [passiva], que neste caso é «o conceito de qualidade».

Qual a diferença de FOI e fui?

A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3.

Como se escreve a 4 anos?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

É correto dizer há dez anos atrás?

A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Como escrever a anos ou há anos?

Quando escrever “há anos” ou “a anos”?
  1. Há anos.
  2. OBS: Os verbos haver e fazer, quando estão indicando tempo passado, não devem ser colocados no plural. O haver também não vai para o plural quando adota o sentido de “existir”. Exemplos:
  3. A anos.

Artigo anterior
Quantos dias atestado mesmo CID?
Artigo seguinte
Quem faz o laudo cautelar comprador ou vendedor?