Quantos dias afastados perde o direito a férias?

Perguntado por: Alice Alícia Campos Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

O colaborador que, durante o período aquisitivo, ficar afastado por mais de seis meses, ainda que o intervalo não seja contínuo, perde o direito às férias! Iniciando assim, uma nova contagem de período aquisitivo, a partir do retorno do colaborador a empresa.

Quanto tempo de afastamento eu perco as férias?

No caso das férias, caso o afastamento pelo INSS exceda o período de 6 meses, o trabalhador perde direito ao benefício, conforme o art. 133, inciso IV da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quando o funcionário fica afastado tem direito a férias?

Quando não se perde o direitos às férias

Por regra, as férias são perdidas em situação de auxilio doença e acidente de trabalho, desde que o afastamento dure mais do que seis meses. Licença maternidade e afastamento por invalidez não tiram o direito às férias.

Quem se afasta por Auxílio-doença tem direito a férias?

Já o inciso IV do artigo 133 da CLT, dispõe que “não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo, tiver recebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 (seis) meses, embora descontínuos.”

Quais os direitos de um funcionário afastado?

Quando um funcionário é afastado de suas funções por motivo de saúde ou acidente, ele tem garantida uma série de direitos — entre eles, a manutenção do seu salário, que, nesse caso, é garantido pelo INSS, e a continuidade do depósito em sua conta do FGTS.

"Fiquei AFASTADO pelo INSS! Perdi minhas FÉRIAS???"

15 questões relacionadas encontradas

Quando perco as férias?

De 6 a 14 faltas: 24 dias de férias. De 15 a 25 faltas: 18 dias de férias. De 24 a 32 faltas: 12 dias de férias. Mais de 32 faltas: o trabalhador perde o direito às férias.

Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia INSS?

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica? Esse é um tema muito delicado, pois nos 15 primeiros dias de afastamento, o salário do funcionário é de responsabilidade do empregador.

Quando estou afastado pelo INSS a empresa deposita FGTS?

Apenas em casos de afastamento por circunstâncias alheias ao trabalho, por exemplo doença comum ou acidente de qualquer natureza, o empregador ficará dispensado de recolher o FGTS.

Quem paga os 15 dias de afastamento do empregado?

Durante os primeiros quinze dias do afastamento da atividade por motivo de doença comum, doença ocupacional ou acidente do trabalho, cabe à empresa pagar ao empregado o seu salário integral.

Como fica em casos que o empregado entra em algum benefício por incapacidade já possuindo férias vencidas e não usufruídas?

Como fica, em casos que o empregado entra em algum benefício por incapacidade, “já possuindo férias vencidas e não usufruídas”? Agora, não se trata mais de período aquisitivo. Então, o empregador deverá conceder imediatamente as férias ao empregado assim que ele retornar ao trabalho.

Quando a pessoa está afastada pelo INSS têm direito 13o?

Resumidamente, todos os segurados que estão afastados do trabalho e, por conta disso, recebem o auxílio-doença têm direito ao 13º salário. Anualmente, esse pagamento extra é feito pelo INSS.

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Em geral de 1 a 6 meses para que o segurado receba benefício e depois volte ao trabalho. Mas, normalmente esse prazo não passa de 2 meses.

Artigo anterior
Quantas vezes pode tomar o Patz?
Artigo seguinte
Como se classifica um crime como hediondo ou assemelhado?