Quantos atestados O funcionário pode apresentar?

Perguntado por: Sandro Gustavo Marques Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (61 avaliações)

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Qual intervalo de um atestado para outro?

Conforme os dispositivos legais supracitados, no caso de atestados intercalados ou sucessivos, deverá ser somados os períodos até completar os quinze dias, onde o segurado passará ter direito ao auxílio doença, a partir ao 16º dia do afastamento.

Quantos atestados médicos da justa causa?

Como não há um limite de atestados médicos, pode-se afirmar que o excesso de atestados médicos apresentados por um único funcionário não caracteriza motivo para dispensa por justa causa.

O que fazer quando o funcionário apresenta muitos atestados?

No caso de reincidência de faltas por motivos de saúde sem a apresentação de um atestado médico válido, a empresa poderá advertir o colaborador por escrito com a possibilidade de uma futura suspensão.

Quantos atestados a empresa pode aceitar?

Não existe um número limite para apresentação de atestados médicos por ano. No entanto, os dias de afastamento remunerados pela organização vão até no máximo 15 dias pela mesma doença. A partir disso, o pagamento do afastamento deve ser feito pela Previdência Social.

Existe restrição na quantidade de Atestados Médicos? | Alfredo Figueiredo #Explica

41 questões relacionadas encontradas

Tem limite de atestado por mês?

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Que tipo de atestado a empresa pode recusar?

A empresa pode recusar o atestado médico pode acreditar que o funcionário não apresenta problemas de saúde e que por consequência o trabalhador está mentindo. Contudo, só é possível a empresa se recusar o atestado caso seja comprovado a farsa através de uma junta médica.

O que fazer quando o funcionário entrega o mesmo CID com frequência?

Sendo assim, sempre que lhe for apresentado vários atestados médicos, decorrentes da mesma causa de afastamento, dentro de um período de 60 dias, o empregador efetuará a soma dos atestados, contando os 15 primeiros dias de afastamento por conta do empregador e posteriormente, encaminhando o segurado ao INSS.

Pode ser mandado embora por causa de atestado?

O trabalhador ficou doente, entregou a empresa onde trabalha, um atestado médico, o patrão não vai poder demitir esse funcionário, mesmo que ele esteja afastado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contratos suspensos ou interrompidos não dão direito a empresa demitir um funcionário.

O que fazer para reduzir a quantidade de atestado de uma empresa?

Continue lendo!
  1. Mantenha um bom clima organizacional. ...
  2. Garanta que a comunicação seja eficiente. ...
  3. Ofereça um plano de carreira para combater o absenteísmo nas empresas. ...
  4. Invista em feedbacks constantes. ...
  5. Estabeleça políticas de reconhecimento. ...
  6. Promova a qualidade de vida. ...
  7. Realize treinamentos e analise a ergonomia.

Qual a melhor desculpa para pegar atestado médico?

Qual a melhor desculpa para pegar um atestado?
  • Estou me sentindo doente: 84% dos respondentes já usaram essa desculpa falsamente ao menos uma vez.
  • Emergência familiar: 65%
  • Tenho um problema pessoal: 60%
  • Tenho uma consulta com dentista/médico: 60%
  • Meu carro quebrou: 48%

Qual o CID para Fingimento?

O CID 10 Z. 76.5 possui a seguinte redação – PESSOA FINGINDO SER DOENTE (SIMULAÇÃO CONSCIENTE). Somado a isso, o médico ainda poderá mencionar o CID Z. 02.7 que significa – Consulta para obtenção de atestado médico.

Pode dar um atestado atrás do outro?

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

Pode colocar um atestado atrás do outro?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Quando um atestado Sobrepoe o outro?

No caso, após os 15 dias do atestado inicial, é só lançar o auxílio doença, afinal a funcionária vai passar pela perícia no INSS. Dessa forma, no recibo dela sairá 2 observações, sendo a 1 dos dias de atestado e a 2 dos dias de benefício.

Quantos atestados com mesmo CID podem ser somados?

Na leitura do Decreto 3.048/99, da Lei 8.213/91 e da IN 77/2015 não há qualquer dispositivo que permita tal prática, os atos normativos citam apenas a hipótese de mais de uma atestado com o mesmo CID. Dessa forma, os atestados com CID diferentes não podem ser somados.

O que fazer para ser demitido com todos os direitos?

Apesar de parecer estranho, é possível sim, demitir o empregador, neste caso, a rescisão indireta garante que o trabalhador possa se desligar da empresa garantindo todos os direitos e verbas como se tivesse sido demitido sem justa causa.

Como saber se o atestado é falso?

Veja se há algum tipo de rasura e se a data está clara. Caso não esteja, esse pode ser um documento que está sendo reutilizado. Outros fatores que dão indício de que há falsificação do atestado se referem ao médico que assina e ao seu CRM, que deve estar carimbado no documento.

É necessário ter o CID no atestado?

Embora não haja essa obrigatoriedade, informar o CID pode contribuir para resguardar o trabalhador, seus colegas e empregadores, especialmente em casos de doenças contagiosas, como a Covid-19.

Qual o jeito mais fácil de pegar atestado?

Dê informações o suficiente para ele acreditar em você, por exemplo: "Passei a noite acordado" ou "Estou com problemas estomacais terríveis". Também é possível dizer algo como: "Sei que deveria ter dito isso ontem, mas pensei que fosse passar após uma noite de sono".

O que diz a CLT sobre atestados?

Segundo a CLT, atestado médico é um documento que comprova a necessidade do trabalhador de se ausentar do trabalho, seja por motivo de doença, acidente ou ida ao médico. Com esse documento, a falta é abonada e o salário não deve ser descontado da folha de pagamento do funcionário.

O que diz a CLT sobre entrega de atestado médico?

A CLT não estabelece prazo para o empregado apresentar atestado médico para fins de justificar a sua ausência ao trabalho. Em face da omissão da lei, poderá o empregador, por meio de regulamento interno, fixar prazo um prazo para a entrega do atestado médico, se não houver norma coletiva dispondo sobre a questão.

O que diz a CLT sobre atestado médico?

O que diz a CLT sobre atestado médico

O artigo 6º da Lei 605/49, consolida o atestado médico como justificativa para o abono de faltas e apresenta como motivos justificados para uma ausência no trabalho, os acidentes de trabalho e as doenças devidamente comprovadas.

Como funciona Os atestados intercalados?

Atestado médico intercalado: o funcionamento na prática

Quando há atestados intercalados ou sucessivos, mas com períodos inferiores a 15 dias, os dias podem acabar sendo somados. Se eles somarem 15 dias ou mais, o funcionário que tem o atestado passará a ter direito ao auxílio doença a partir do 16º dia de afastamento.

Qual é o CID da preguiça?

CID 10: Z765 CID.

Artigo anterior
Qual a principal expressão da cultura popular do Rio de Janeiro?
Artigo seguinte
Qual o limite do cartão de crédito Itaú?