Quantos alunos abandonam a escola em 2021?

Perguntado por: Salomé Isabela Leite de Rocha  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

De acordo com o Censo, de 2020 a 2021, 7% dos alunos do 1º ano desistiram dos estudos e 4,1% foram reprovados. ✏️Segundo os especialistas, a reprovação é um dos fatores que levam o aluno a abandonar a educação básica.

Qual a taxa de evasão escolar em 2021?

No recorte por modalidade educacional do ensino médio, a educação escolar urbana registrou uma taxa de evasão de 5,9%. Esse percentual aumenta para 6,2% na educação especial. A lista é completada, respectivamente, pela educação rural ( 5,9% ), indígena ( 5,2% ) e quilombola ( 4,6% ) .

Qual o índice de abandono escolar?

A taxa de abandono dos anos finais em 2022 foi de 2,2% na rede pública e de 0,1% e na rede privada, o que representa estabilidade se a compararmos com a do ano anterior.

Qual a porcentagem de jovens que abandonam a escola?

Conforme o instituto, de um total de 52 milhões de pessoas de 14 a 29 anos no país, em torno de 18% (9,5 milhões) não completaram o ensino médio -ou por terem abandonado a etapa antes do término ou por nunca terem frequentado a escola. Os dados são referentes a 2022.

Qual foi a estimativa de crianças e jovens fora da escola em 2021?

No Brasil, 9,8 milhões de jovens, de 15 a 29 anos – ou 19,9% da população dessa faixa etária – não concluíram a educação básica (formada pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio) e não frequentam escolas, segundo dados da pesquisa Juventudes Fora da Escola, do Itaú Educação e Trabalho e da Fundação ...

Milhares de estudantes podem abandonar escolas

30 questões relacionadas encontradas

O que o IBGE fala sobre evasão escolar?

Abandono escolar se intensifica a partir dos 15 anos

No grupo etário de 14 a 29 anos, 9,0 milhões não completaram o ensino médio, seja por terem abandonado a escola antes do término desta etapa ou por nunca a terem frequentado. Destes, 58,1% eram homens e 41,9% eram mulheres.

Quantos alunos abandonam a escola por ano?

Atualmente, há pouco mais de 10 milhões de jovens entre 15 e 17 anos. Deste total, 15% não se matriculam na escola no início do ano letivo: “Ou seja, antes mesmo do início das aulas, 1,5 milhão de jovens já está fora da escola.

Quantos jovens abandonam a escola no Brasil?

Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo Unicef, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no território nacional.

Quais os 5 motivos pelos quais os alunos abandonam a escola?

Quais são as principais causas da evasão escolar?
  • Falta de dinheiro para pagar mensalidade. ...
  • Gravidez não planejada na adolescência. ...
  • Pouco suporte emocional da escola e da família. ...
  • Desinteresse pelo aprendizado. ...
  • Dificuldades de aprendizagem. ...
  • Levantar informações sobre evasão escolar na instituição de ensino.

O que leva os jovens a abandonarem a escola?

A necessidade de trabalhar é o principal motivo (47%) para interrupção dos estudos. "Um número muito alto de pessoas deixa de estudar por falta de interesse na escola que, muitas vezes, não tem elementos de atratividade para os jovens e certamente esses números se agravaram durante a pandemia", afirmou Lucchesi.

Quantos brasileiros não vão à escola?

Considerando todas as faixas etárias, são 68.036.330 cidadãos sem a escolarização básica no país. Segundo resultados do Censo Escolar, os seguintes fatores sinalizam um alerta para que brasileiros continuem fora da escola: ✏️Na EJA, o número de adultos matriculados caiu 7% de 2022 a 2023.

Quantos alunos abandonam a escola por falta de interesse?

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão.

Quantas crianças não vão à escola no Brasil?

O número representa 42% das 425 mil crianças nesta faixa etária que estavam fora do ambiente escolar no ano passado. Os dados foram consolidados pelo Todos Pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua/IBGE) e consideram escolas públicas, privadas e conveniadas.

Quantas crianças não vão à escola?

Cerca de 180 mil crianças — na faixa etária de 4 a 5 anos — se encontram fora das escolas devido a dificuldades de acesso; entre os diferentes motivos para explicar esse dado, encontra-se a pandemia de covid-19.

Qual a maior causa de evasão escolar no Brasil?

Entre os motivos da evasão escolar também foram citados: "a falta de retorno da escola às atividades presenciais”, citada por 29% dos entrevistados, seguido da "necessidade de cuidar de familiares", com 28%.

Por que há muitas crianças que não vão à escola?

Entre os que não estão na escola, 48% afirmam que deixaram de estudar “porque tinham de trabalhar fora”. As outras justificativas mais citadas são as dificuldades de aprendizagem (30%), o fato de a escola não ter retomado as atividades presenciais (29%) e a necessidade de cuidar de familiares (28%).

Qual é a diferença entre evasão e abandono escolar?

Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza o abandono escolar. Já a situação em que o estudante, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte é entendida como evasão escolar.

De quem é a responsabilidade da evasão escolar?

A responsabilidade pela concretização dos direitos da criança e do adolescente, consagrados na Constituição da República e no Estatuto da Criança e do Adolescente é, não só do Ministério Público, do Conselho Tutelar, da Escola, da Família e de toda a Sociedade, como também do Poder Judiciário.

Por que a evasão é maior no ensino médio?

Entre as causas externas, estão dificuldades de acesso à escola, que podem estar relacionadas a falta de transporte, necessidades especiais, gravidez e maternidade, violência, pobreza e trabalho.

Qual o índice de evasão?

Os dados coletados no estudo mostram que a evasão escolar atinge mais de 500.000 jovens acima de 16 anos por ano. No Brasil, apenas 60,3% completam o ciclo escolar até os 24 anos. Entre os mais pobres, o número dos que concluem o ensino médio é de 46% contra 94% dos estudantes mais ricos.

O que o IBGE fala sobre a educação no Brasil?

A taxa de escolarização chegou a 92,9% no ano passado – ante a 91,5% em 2022, e 92,7% em 2019. As desigualdades ficam bem destacadas. Cerca de 8 pontos percentuais separam as regiões com a maior e a menor taxa de escolarização de crianças nesta faixa-etária: respectivamente, Sudeste (94,5%) e Norte (86,5%).

Como se calcula a taxa de evasão escolar?

Em suma, a Taxa de Evasão é obtida através do quociente do número de evasão, sobre o número de matrículas. Observa-se que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

Quantas pessoas largaram a escola no Brasil?

No Brasil, 9,8 milhões de jovens de 15 a 29 anos –ou 19,9% da população nesta faixa etária– não concluíram a educação básica (formada pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio) e não frequentam escolas.

Quantas pessoas abandonaram a escola no Brasil?

O número demonstra que 5,4% dos alunos abandonaram a escola no último ano. Ainda que 94,6%, a maioria dos alunos, estejam na etapa escolar adequada para esta faixa etária, o aumento do abandono acende um alerta para a educação no Brasil. A parcela de crianças na escola começou a cair a partir de 2019.

Quem mais abandona a escola?

A maioria dos jovens que deixam a escola toma essa decisão a partir dos 16 anos (74,5%). "O grupo que abandonou a escola com 18 anos [21,1%] registrou o principal aumento [5,4 pontos percentuais]", afirma o IBGE. A região Sul lidera na faixa etária dos jovens que abandonam os estudos aos 15 anos, 13,5%.

Artigo anterior
O que é estratificação do problema?
Artigo seguinte
Quando o Louis terminou com a Eleanor?