Quanto tempo vale o exame toxicológico para admissão?
Perguntado por: Vera Ramos Sousa | Última atualização: 29. Juni 2025Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)
O exame toxicológico é válido por 2 anos e 6 meses. Em caso de renovação de CNH, o teste tem validade de 90 dias após a realização da coleta. Antes, quem buscava saber qual a validade do exame toxicológico para motoristas se deparava com um prazo diferente, de apenas 60 dias.
Quanto tempo vale um exame toxicológico para admissão?
A renovação do exame toxicológico passará a ser obrigatória a cada período de 02 anos e 06 meses para os motoristas das categorias C, D e E com idade inferior a 70 anos. Motoristas acima de 70 anos não precisarão renovar o exame toxicológico antes do vencimento da sua CNH.
Qual a validade do toxicológico para CLT?
A validade do exame toxicológico será de 60 dias, a partir da data da coleta da amostra, podendo seu resultado ser utilizado neste período para todos os fins de que trata o item 1.1 deste Anexo.
Tem exame toxicológico no exame admissional?
A exigência do exame toxicológico é prevista a depender da atividade realizada pelos funcionários, sendo definida em momentos específicos como admissão e demissão. Sob o aspecto das atividades, motoristas profissionais, em geral, representam uma categoria que deve passar por exames periódicos.
Qual é a tolerância do exame toxicológico?
A legislação prevê 30 dias de tolerância para configuração de infração gravíssima. A Senatran esclarece que as demais infrações relativas ao exame toxicológico, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), necessitam previamente de regulamentação do Contran.
Dicas de como passar no EXAME TOXICOLÓGICO
Como é feito exame toxicológico para admissão?
O teste é feito a partir coleta de amostras de queratina de cabelos ou pelos do corpo (axilas, peito, braços ou pernas) que são enviadas para análise no laboratório da Toxicologia Pardini. Para amostra de cabelo, a janela de detecção é de 90 dias anteriores à realização do exame.
O que acontece se o exame toxicológico está vencido?
De acordo com a resolução 1.002/2023, do Conselho Nacional de Trânsito, após 28 de janeiro de 2024 (30º dia após o vencimento do prazo de regularização), os motoristas com habilitação categorias C, D e E que não estiverem com o exame em dia serão multados.
Pode exigir toxicológico para admissão?
A CLT permite ao empregador exigir do empregado motorista profissional a realização do exame toxicológico a fim verificar a presença de drogas ou bebida alcóolica no sangue, tanto na admissão, durante o contrato de trabalho como no encerramento do vínculo.
O que reprova no exame toxicológico admissional?
Depois da coleta do material, as amostras são enviadas para o laboratório que fará os testes com substâncias como maconha, crack, cocaína, ecstasy, morfina, heroína, dentre outras, a fim de indicar o diagnóstico positivo ou negativo de cada uma delas.
O que acontece se der positivo no exame toxicológico na admissão?
O Exame Toxicológico detecta a presença de substâncias psicoativas no organismo. Se o teste for positivo, o motorista pode ter a carteira suspensa, além de multas e demissão por justa causa. Em casos positivos, a indicação é buscar ajuda médica profissional e informar a empresa.
Como renovar o exame toxicológico vencido?
R.: Por meio da Carteira Digital de Trânsito, que informa a data de validade do exame toxicológico realizado anteriormente. Se estiver dentro da validade, não precisa realizar novamente. Se já venceu, tem até 28 de dezembro de 2023 para regularizar.
Quanto tempo demora para sair o resultado do exame toxicológico?
O prazo limite estabelecido pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, para a entrega do resultado do exame toxicológico ao motorista, é de 15 dias contados, a partir da coleta, conforme o que diz a Resolução 923 de 28 de Março de 2022.
Como ficou a nova lei para o exame toxicológico?
A PRF destaca que todos os condutores com idade inferior a 70 anos, portadores de CNH nas categorias “C”, “D” ou “E”, exercendo ou não atividade remunerada, devem submeter-se ao exame toxicológico a cada dois anos e meio. Já os condutores com idade superior a 70 anos devem realizar o exame apenas na renovação da CNH.
O que pode impedir uma contratação no exame admissional?
Algumas das principais condições que podem levar à reprovação no exame admissional são as doenças infectocontagiosas, como HIV, hepatites e tuberculose. Além disso, problemas cardíacos, problemas de visão e audição, e o uso de drogas ilícitas também podem ser motivos para reprovação.
Sou obrigado a fazer o exame toxicológico para sair da empresa?
Segundo a Portaria 116/2015 do Ministério do Trabalho e Emprego, que regulamenta os exames toxicológicos de larga janela, obrigatórios pela Lei 13.103, para admissão e desligamento dos motoristas CLT, os exames toxicológicos NÃO fazem parte do PCMSO nem podem constar de atestados de saúde ocupacional ou estar ...
Quais empregos exigem exame toxicológico?
Seguindo as determinações da Lei 13.103, também conhecida como Lei do Caminhoneiro, o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social), em 2015, tornou obrigatória a realização de exame toxicológico admissional para motoristas profissionais de transporte de cargas e de passageiros.
Quais empresas podem pedir toxicológico?
A avaliação, que exige cuidado dos contratantes, só pode ser solicitada em casos específicos, como motoristas de ônibus e de transportadoras, operadores de máquinas, de empilhadeiras e outros trabalhos que exigem extrema atenção e controle.
É legal pagar exame toxicológico para entrar na empresa?
Mesmo que a exigência seja para o condutor do veículo de carga, é de responsabilidade da empresa solicitar e custear toda a realização da análise, desde a coleta do material, até a obtenção do resultado. Ou seja, quem deverá pagar o exame toxicológico, seja admissional ou demissional, é a empresa contratante.
Quais empresas pedem toxicológico?
O Exame Toxicológico deverá ser solicitado na hora da contratação de empregados nas seguintes categorias: motoristas de ônibus, caminhões e carretas, operadores de máquinas e empilhadeiras.
Como saber a data de validade do exame toxicológico?
Você sabe verificar a validade do Exame Toxicológico? É muito simples: baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na Play Store, se cadastre, acesse a página "Habilitação" e verifique o prazo de validade do seu exame.
É verdade que o exame toxicológico está suspenso até 2025?
No app do Governo Federal estão as informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Bem como o prazo de vencimento do exame toxicológico. Até ontem, a data para que Rodrigues repetisse o exame era em junho de 2025. Contudo, passou a mostrar que o teste será em 28 de dezembro de 2023.
O que mudou no exame toxicológico em 2024?
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em deliberação publicada em 26 de janeiro de 2024, definiu que os condutores das categorias C, D e E com o exame toxicológico vencido deveriam regularizar a situação de forma escalonada em dois grupos.
Em Qual o momento o exame toxicológico não será exigido?
A deliberação do Contran diz que os motoristas que exercem atividade remunerada, com data de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior ao dia 12 de outubro de 2023, não serão multados no momento da renovação da habilitação pela não realização do exame.
Quem precisa atualizar o exame toxicológico?
Há uma certa periodicidade para que o exame seja atualizado e os motoristas possam circular livremente. Motoristas habilitados nas categorias C, D e E são obrigados a realizar o exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses.
Porque o Detran mudou a data do exame toxicológico?
Essa medida de faseamento adotada pelo DENATRAN tem como objetivo ajudar o mercado a absorver a demanda dos exames toxicológicos periódicos de forma mais orgânica, sem causar transtornos aos motoristas e demais doadores que dependam do resultado toxicológico, independente da modalidade do exame.
Como se aplicar uma dinâmica de grupo?
Qual plataforma tem todos os filmes de Harry Potter?