Quanto tempo vale o exame de retorno ao trabalho?

Perguntado por: Wilson Vasco Leite de Leite  |  Última atualização: 14. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

90 dias, quando se tratar de empresas de grau de risco de 3 e 4, conforme o Quadro I da NR-04. Sendo assim, caso o exame de retorno ao trabalho ou outro exame de saúde ocupacional tenha sido feito dentro dos prazo acima mencionados, pode-se afirmar que o exame de retorno ao trabalho serve como demissional.

Qual o prazo de validade do exame de retorno ao trabalho?

A validade do atestado de retorno ao trabalho depende da data programada para o próximo exame ocupacional. Isso pode acontecer dias após a retomada da atividade laboral, se estiver na época do exame periódico, por exemplo.

Quando é necessário fazer exame de retorno ao trabalho?

O exame de Retorno ao Trabalho é realizado em funcionários que ficaram afastados do trabalho. Ele deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a trinta dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

Como funciona o retorno ao trabalho depois do afastamento?

Quando constata a capacidade do funcionário de retornar ao trabalho, o médico deve emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) de aptidão; O funcionário deve se apresentar ao RH da empresa com o atestado que regulariza seu retorno em mãos para então reassumir seu cargo.

Qual a data de validade do ASO?

O exame admissional, segundo a Norma Regulamentadora 7 (NR7), tem prazo de validade variável. O prazo é determinado conforme o grau de risco da função a ser exercida. Para atividades com grau de risco 1 e 2, o ASO é válido por 135 dias. Nas atividades com grau de risco 3 e 4, a validade do ASO é de 90 dias.

Como funciona o exame de retorno ao trabalho?

44 questões relacionadas encontradas

Qual a validade do exame médico?

A validade dos exames e dos laudos médicos é de 90 dias.

Quem faz exame de retorno ao trabalho precisa fazer periódico?

O exame admissional deve ser realizado antes de a pessoa iniciar suas atividades no trabalho. O periódico, de acordo com um intervalo mínimo de tempo, que varia de 1 a 2 anos, considerando a idade do trabalhador e a função que ele exerce.

Quanto tempo depois de ter retornado ao trabalho o funcionário poderá ser demitido?

Depois do atestado, o funcionário pode ser demitido logo após retorno ao trabalho ou apenas depois de 12 meses. Isso depende de alguns fatores, como: se a doença foi causada ou agravada pelo trabalho – o funcionário tem um período de proteção de 12 meses.

Quanto tempo depois de voltar do afastamento pode ser demitido?

No entanto, para que o trabalhador não seja demitido quando voltar de licença do INSS, é preciso que o auxílio-doença seja em razão de acidentes ou doenças causadas no local de trabalho ou no trajeto de ida ou volta. Nestes casos, o emprego se torna estável pelo prazo de 12 meses após parar de receber o auxílio-doença.

Pode demitir funcionário com Aso inapto?

EMPREGADO INAPTO. NULIDADE DA DISPENSA. Independentemente de estar acometido ou não de doença profissional, o empregado que, no momento da dispensa, estiver acometido de doença que o incapacite para o trabalho, não pode ser dispensado. Assim, deve ser declarada a nulidade da dispensa.

O que acontece se eu não fizer o exame de retorno ao trabalho?

O que acontece se não fizer o exame de retorno ao trabalho? O colaborador pode ser impedido de retornar às suas atividades.

Qual documento do INSS para retorno ao trabalho?

Sendo assim, pessoas que se considerarem aptas à retornar ao trabalho não necessitam se submeter mais à avaliação do INSS, devendo apenas formalizar por carta o pedido de cessação do benefício em uma unidade do INSS conforme determina a lei 8.213/91.

Como voltar a trabalhar depois do INSS?

Agora, o trabalhador afastado que utiliza o auxílio-doença poderá pedir para retornar ao trabalho mesmo antes do fim do prazo do atestado, e sem passar por perícia médica. Neste caso, cabe ao próprio beneficiário pedir o fim do auxílio na agência do INSS responsável pelo benefício ou pela Central 135.

Onde fazer o exame de retorno ao trabalho?

É possível realizar o exame de retorno ao trabalho em clínicas de saúde ocupacional.

Qual o intervalo de tempo de um atestado para outro?

Conforme os dispositivos legais supracitados, no caso de atestados intercalados ou sucessivos, deverá ser somados os períodos até completar os quinze dias, onde o segurado passará ter direito ao auxílio doença, a partir ao 16º dia do afastamento.

Qual o tipo de doença que a empresa não pode demitir?

Assim, o empregado portador de doença grave, como HIV, câncer, diabetes, doenças cardíacas, hepatite, tuberculose, alcoolismo crônico, depressão, dentre outras, não poderá ser dispensado de forma arbitrária pelo empregador.

Quem está afastado tem direito a férias?

➡️ Funciona assim: 🔸O trabalho que ficou afastado recebendo auxílio doença do INSS por menos de 6 meses, não perde o direito as férias, porém esse tempo de afastamento não conta para o período aquisitivo das suas férias pois não foram meses trabalhados o contrato de trabalho fica suspenso; 🔸 O trabalhador que ficou ...

Quais os direitos de um funcionário afastado?

Durante o período de afastamento pelo INSS, o trabalhador não recebe seu salário diretamente da empresa. Em vez disso, ele recebe um benefício previdenciário, calculado com base nas contribuições que fez ao INSS ao longo de sua carreira. Esse valor pode ser de até 91% da média dos maiores salários de contribuição.

Qual tipo de afastamento gera estabilidade?

Segundo a juíza, o artigo 118 da Lei 8.213/1991 garante a estabilidade provisória àqueles empregados que tenham sofrido acidente de trabalho, afastando-os dos serviços para percepção de auxílio-doença acidentário pela Previdência Social, por mais de 15 dias.

Quem tem laudo médico pode ser demitido?

Só tem duas situações em que uma pessoa com uma doença não relacionada ao trabalho não pode ser demitida: Quando a doença causa preconceito; Quando o funcionário está fazendo tratamento e precisa do plano de saúde da empresa.

Pode mandar embora funcionário afastado?

Dessa forma, pode o empregador demitir o empregado por justa causa enquanto este estiver afastado pelo INSS, cujos efeitos da demissão surtirão somente após o afastamento, salvo se o afastamento for com base em atestado médico falso, situação em que a demissão deve surtir seus efeitos imediatamente em razão da ...

Pode trabalhar com exame periódico vencido?

Bom dia, mediante fiscalização trabalhista, pode sim e é alta.

Quais exames têm validade?

Lista de exames e validade
  • Exames laboratoriais (sangue, fezes e urina) – validade de 03 meses.
  • Consulta Oftalmológica e avaliação (acuidade visual) – validade de 12 meses.
  • Exames de imagem (mamografia) – validade de 12 meses.
  • Citologia cérvico-vaginal oncótica – validade de 12 meses.

Pode trabalhar no dia do exame periódico?

Registra-se que o entendimento jurisprudencial majoritário é de que, caso o empregado realize exame periódico em dia de folga ou nas férias, o empregador deverá remunerar essas horas despendidas para a realização do exame como horas extraordinárias.

Quem libera a volta ao trabalho?

O atestado de retorno é um documento legal, emitido por médico do trabalho devidamente registrado nos respectivos conselhos regional e federal de medicina, e que tem por objetivo comprovar a aptidão do trabalhador ao retorno ao trabalho após período de afastamento.

Artigo anterior
O que usar para substituir a caneleira?
Artigo seguinte
O que é o Clonus?