Quanto tempo tenho para desistir de uma compra online?

Perguntado por: Wilson William Matos Borges Barros  |  Última atualização: 19. Februar 2022
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Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Quanto tempo tenho para cancelar uma compra feita pela internet?

No Brasil, o consumidor tem prazo de sete dias para desistir de compras realizadas pela internet, período contado a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e no Decreto nº 7.962/ 2013.

É possível cancelar uma compra na internet?

Para fazer um cancelamento rápido, geralmente basta ir ao site da loja onde comprou seu produto e ir para a seção “Meus Pedidos/Minhas Ordens”. Nessa seção estarão os pedidos que você já fez e provavelmente o estágio do envio. Até um certo estágio, é possível cancelar pelo site nessa seção.

É possível cancelar uma compra por arrependimento?

O Código de Defesa do Consumidor dá ao comprador o direito de arrependimento de uma compra. No prazo de sete dias poderá desistir da compra ou do contrato sem explicar o motivo. O benefício existe na compra por telefone, no domicílio ou na compra online.

Como exercer o direito de arrependimento?

Existe uma regra específica para estas compras, e o consumidor deve exercer o direito de arrependimento da seguinte forma: desistir da passagem no prazo de até 24 horas da compra, desde que esteja a pelo menos 7 dias de voar. Assim, a regra dos 7 dias vem acompanhada da condição de 24 horas para estes casos!

QUANDO POSSO DESISTIR DA COMPRA? Direito de Arrependimento do Consumidor.

30 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Onde se aplica o direito de arrependimento?

Instituída em 1990, a lei nº 8.078 do CDC garante ao consumidor, no artigo 49, o direito de arrependimento pela compra. A norma assegura que o cliente possa cancelar qualquer compra ou contratação de produtos e serviços feitas fora de estabelecimentos comerciais, sem motivo prévio, dentro de um prazo de sete dias.

É possível devolver um produto comprado na loja?

Pelo Direito do Consumidor, a devolução deve ser coberta pela loja. O processo de logística reversa nunca deve implicar valores extras para o cliente, porque ele tem direito à devolução do produto.

Como cancelar uma compra no cartão Méliuz?

Para solicitar o cancelamento do Cartão Méliuz, será necessário que entre em contato com a Central de Atendimento do Banco PAN e realize esse pedido.

Qual o prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Mas, fica esperto: a lei diz que você tem só 7 dias pra pedir o cancelamento. Tente entrar em contato com a loja o quanto antes, de preferência antes da emissão da nota fiscal, pra evitar que eles já tenham te enviado o produto.

Como cancelar uma compra feita na internet com cartão de crédito?

De modo geral, basta entrar em contato com a administradora do cartão, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno do dinheiro. Normalmente, os valores não devolvidos em dinheiro imediatamente são restituídos nas duas próximas faturas do cartão.

Qual o prazo legal para estorno de cartão de crédito?

Prazo para a solicitação

O prazo para pedir estorno de cartão de crédito é de 7 dias contados a partir do momento em que você fecha a compra, no caso de ser presencialmente; ou a partir do dia que você recebe o produto, em casos de compras online.

Como cancelar uma compra no cartão de crédito Hipercard?

O que fazer para cancelar compra cartão de crédito?
  1. Ligue para o 0800 do cartão (geralmente você encontra atrás do próprio cartão);
  2. Informe sua situação e solicite o estorno da cobrança.

Qual o prazo para devolver um produto comprado na loja?

Assim, o consumidor tem o prazo de sete dias contados do recebimento do produto para se arrepender e ter o dinheiro eventualmente pago, devolvido com correção monetária.

Quando o cliente tem direito a estorno?

Legislação do consumidor

49. Prevê que o comprador tem até 7 dias, a contar do ato de compra ou do recebimento do produto, para desistir da transação. Caso o comprador deseje desistir de uma compra no prazo de sete dias, o estabelecimento deve conceder a devolução do dinheiro ou do valor pago pelo cartão via estorno.

Como desmanchar um negócio?

Em grandes negócios o contrato geralmente é escrito, prevê hipóteses de rescisão, e, aquele que desfaz o negócio acaba respondendo por eventuais perdas e danos. Se não há contrato escrito o código civil irá ditar as regras que se aplicam ao caso.

Como contar os 7 dias de arrependimento?

O consumidor deve solicitar a devolução do produto em até 7 dias após o recebimento do mesmo. Atenção! Não são 7 dias úteis, mas sim 7 dias corridos. Se você recebeu seu produto no dia 11 de junho, por exemplo, terá até o dia 18 para fazer uso do direito de arrependimento.

O que diz o artigo 49 do Código do consumidor?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . 1. EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.

O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?

Artigo 39 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

X - (Vetado). Parágrafo único. Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento.

É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Infelizmente não é possível cancelar as parceladas remanescentes de uma compra parcelada no cartão de crédito. ... Não é possível cancelar as parceladas remanescentes, o que o consumidor pode fazer é pedir o cancelamento da compra ao estabelecimento, o que lhe geraria um crédito referente as parcelas que já foram pagas.

Como faço para cancelar uma compra no cartão de crédito cartão carrefur?

Se mesmo assim você não reconhece a compra, fale com a gente no nosso chat do APP cartão Carrefour ou dentro da área do cliente do site www.carrefoursolucoes.com.br, se preferir ligue para a central de relacionamento nos números 3004 2222 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 718 2222 (para demais ...

Como cancelar uma cobrança automática no cartão de crédito Nubank?

É só fazer assim:
  1. Na área “Assistente de Pagamentos”, selecione a conta que deseja desativar;
  2. Clique em “Débito Automático”;
  3. Toque em “Desativar”;
  4. Digite sua senha de quatro dígitos e pronto, o débito automático está desativado.

Quanto tempo o banco tem para estornar?

Para solicitar o estorno de depósito, principalmente quando foi para uma conta errada, você deve entrar em contato diretamente com o banco em que você realizou a transação. Você deve apresentar o comprovante de depósito e explicar a situação. Os bancos pedem um prazo de 30 dias para estornar esse valor.

Como funciona estorno de cartão de crédito?

O estorno do cartão acontece quando ocorre o cancelamento de uma compra e o valor pago volta como crédito na fatura. Dependendo do dia do cancelamento, a devolução pode não vir na mesma fatura.

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