Quanto tempo posso rescindir um contrato?

Perguntado por: Cátia Nunes Pinheiro  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (11 avaliações)

“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”, explica a legislação.

Como desistir de um contrato assinado?

Formas de como cancelar um contrato assinado
  1. Quebra de contrato de prestação de serviço. ...
  2. Fim do prazo de contrato. ...
  3. Acordo mútuo entre as partes. ...
  4. Caso uma das partes exerça o direito de rescisão nos termos da lei. ...
  5. Caso uma das partes exerça o direito de rescisão de acordo com as cláusulas contratuais.

É permitido cobrar multa por cancelamento de contrato?

A multa por fidelização é permitida por lei. Em regra geral, academias, clubes, serviços de assinatura, entre outros, podem adotar regras próprias para aplicar multa ao consumidor que desiste do serviço prestado, desde que o critério não implique em cobrança maior do que 10%.

Como não pagar multa de quebra de contrato?

Exigência de fidelização por prazo superior a 12 meses

Assim, ainda que o contrato fixe período de permanência superior a doze meses, o consumidor pessoa física poderá cancelar o serviço sem o pagamento de multa após o cumprimento do prazo máximo de fidelização determinado pela ANATEL, isto é, após doze meses.

Qual o valor máximo de multa por quebra de contrato?

- No entendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a multa não pode ultrapassar 10% do valor total do contrato. - A cobrança de multa deve ser sempre proporcional ao tempo que falta para o término da fidelização.

Quando o contratado pode rescindir o contrato?

31 questões relacionadas encontradas

Pode cancelar contrato?

Rescindir contratos está previsto na legislação brasileira, tanto pelo Código de Defesa do Consumidor (também chamado pela sigla CDC, representado pela Lei nº 8.078/90) quanto pelo Código Civil (Lei nº10. 406/02). No segundo documento, o art. 472 traz definições de distrato de contratos.

Como fazer um distrato de um contrato?

472, o distrato deve ser feito pela mesma forma exigida para o contrato, ou seja, por meio de um documento que explique:
  1. As condições da rescisão;
  2. O acordo a ser anulado;
  3. As obrigações das partes;
  4. Motivos para o encerramento contratual.

Como cancelar um contrato de forma amigável?

Recomendações para solicitar o cancelamento

Para que o consumidor solicite este cancelamento recomenda-se que ele procure de forma amigável a empresa, ou o prestador de serviços, e se na forma amigável não for possível resolver a situação, que o consumidor procure o Procon, ou a justiça por meio de um processo.

É possível rescisão amigável?

79 da Lei 8.666/1993 prevê a possibilidade de rescisão amigável do contrato administrativo, mas somente quando houver interesse da administração”. Ponderou, ainda, que o “mesmo raciocínio se aplica a caso de rescisão unilateral previsto no inciso XII do art.

O que é rescisão amigável de contrato?

79 da Lei nº 8.666/93, especialmente seus inciso II e § 2º (Processo nº 013.431/2001-4, Acórdão nº 460/2002, Plenário do TCU). A rescisão amigável é feita por acordo entre as partes, sendo aceitável quando haja conveniência para a Administração. Decorre, assim da manifestação bilateral dos contratantes.

É possível a rescisão unilateral antes do termo do contrato?

A rescisão unilateral de contrato pela administração, por interesse do serviço público, afigura-se possível e legítima, desde que precedida de procedimento regular, com oportunidade de defesa.

Onde fazer um distrato?

Tratando-se de sociedades de natureza civil, o distrato deve ser apresentado para registro no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas em que tenha sido registrado o contrato social.

Como fazer um distrato de trabalho?

O distrato, modalidade de acordo prevista na Reforma Trabalhista, art. 484-A da CLT[1], trata-se da possibilidade de o empregador e o empregado rescindirem o contrato de trabalho sem participação da Justiça do Trabalho e do Sindicado da Categoria. O empregado terá direito a metade (50%) da multa indenizatório do FGTS.

Qual a diferença entre contrato e distrato?

No caso do distrato, todas as partes do contrato precisam concordar com o encerramento do negócio jurídico. Já na rescisão, uma das partes pode buscar o encerramento do contrato, seja por motivo pessoal, por descumprimento de cláusula, inércia da outra parte, entre outros motivos.

Quem faz distrato tem direito a Seguro-desemprego?

Nos casos de rescisão pelo Distrato Trabalhista deve ser realizado pagamento apenas de 50% do aviso prévio, quando indenizado, 50% da multa indenizatória do FGTS, férias + 1/3 e 13º salário, não tendo o empregado direito ao recebimento no seguro desemprego neste caso.

O que é distrato no direito do trabalho?

A cessação do contrato de trabalho por mútuo acordo das partes tinha somente alicerce doutrinário, da qual definia como: Empregado e empregador poderão pactuar, mediante acordo, a cessação do contrato de trabalho. É o que se chama de distrato.

O que é o termo de distrato?

O distrato é a rescisão ou anulação de um contrato anteriormente pactuado entre as partes. Ele pode ser consensual (quando as partes contratantes chegam a um consenso sobre a forma da rescisão) ou unilateral (quando apenas uma das partes contratantes o rescinde).

Como registrar um distrato?

O distrato social marca o fim das atividades de uma empresa. Por isso, é necessário solicitar o arquivamento do distrato em uma Junta Comercial (órgão responsável pelo registro das atividades relativas às sociedades ou empresas) dentro do prazo de 30 dias após a lavratura.

Como fazer distrato na Junta Comercial?

O arquivamento do distrato em uma Junta Comercial deve ser feito, no máximo, 30 dias após o tal documento ter sido escrito. Não precisa de advogado. Só o contrato social ou estatuto social precisam que advogado assine a primeira versão. Vale dizer que os próprios sócios podem escrever o documento.

Como fazer um distrato de compra e venda?

Para ser possível um distrato para pôr fim ao contrato de compromisso de venda e compra de imóvel na planta deve haver prévia concordância de ambas as partes contratantes, isto é, do compromissário-comprador e da promitente-vendedora.

Quando há rescisão unilateral do contrato?

A rescisão unilateral tem lugar quando a Administração Pública, invocando motivos de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, razões de interesse público, decide encerrar a relação jurídico-contratual, antes do término do prazo de vigência do contrato.

Quando é possível rescindir um contrato unilateralmente?

A rescisão só pode ser dar, por qualquer das partes, após 12 meses do início do contrato; Deve ser feita notificação prévia à outra parte com antecedência mínima de 60 dias.

Como funciona rescisão unilateral?

A rescisão unilateral feita pelo empregador chama-se despedida ou dispensa. Sendo esta a mais freqüente, embora raramente, ocorre a rescisão do contrato de trabalho pela vontade do empregado que quer desligar-se da empresa, simplesmente por ser de sua conveniência.

O que é um acordo amigável?

Como já se sabe, há um aumento na busca pelo uso de uma forma amigável de se resolver conflitos. Essa tendência resulta, basicamente, da ideia de se evitar, dentro do possível, o processo judicial. Assim, surgem opções como a mediação e a arbitragem, por exemplo.

Como funciona um acordo amigável?

A demissão consensual só funciona quando há comum acordo entre funcionário e empresa em relação ao fim do contrário. ... Se o empregador tentar obrigar o colaborador a aceitar a demissão consensual, ele pode ir à Justiça reivindicar os seus direitos.

Artigo anterior
Quanto rende 3 milhões investidos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre as modalidades de licitação?