Quanto tempo o bebê deve ficar na fototerapia?

Perguntado por: Laura Iris Correia Alves Faria  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

Quanto tempo é necessário de fototerapia?

Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê.

Quantas horas o bebê fica na fototerapia?

A única questão discutível na literatura é sobre aqueles bebês prematuros abaixo de 1.000 gramas, que você pode indicar a fototerapia profilática entre 12-24 horas de vida porque as chances deles evoluírem para hiperbilirrubinemia é bem grande.

Quantos dias o bebê fica no banho de luz?

Normalmente, o procedimento é realizado durante um ou dois dias, mas isso depende da necessidade e da avaliação do médico.

Como saber se a fototerapia está funcionando?

Para garantir a eficácia desse tratamento, é importante que a luz emitida tenha um comprimento de onda capaz de ser absorvido pela bilirrubina e que se tenha atenção à concentração inicial de bilirrubina, pois dessa forma é possível indicar a quantidade de sessões necessárias.

Fototerapia para recém nascidos - Dr Miguel Zaba

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores que determinam a eficácia da fototerapia?

Os fatores que determinam a eficácia da fototerapia são: – espectro da luz emitida; – irradiância da fonte de luz; – área da superfície corporal do bebê expos- ta à luz; – distância entre o bebê e a fonte de luz; – concentração inicial da bilirrubina.

Como saber se a bilirrubina está baixando?

“Em um primeiro diagnóstico, o médico aperta suavemente o dedo indicador na cabeça e no corpo do bebê para verificar se a área fica amarelada ou se a cor da pele permanece igual. Posteriormente, é realizado o exame de sangue para detectar o nível de bilirrubina presente.

Quanto tempo demora pra sair o amarelo do bebê?

Icterícia fisiológica (normal)

Ocorre em cerca de 60% dos recém-nascidos. Surge entre o 2° e o 4° dias de vida e tende a desaparecer entre a primeira e segunda semana.

Qual o risco da icterícia?

Mas a icterícia do recém-nascido pode ser um sintoma de doenças mais graves, por isso deve ser detectada e tratada adequadamente. Além disso, níveis excessivamente altos de bilirrubina no sangue podem lesionar o cérebro, causando sequelas neurológicas permanentes.

Como a icterícia é eliminada?

Uma parte dessa substância vai para o intestino, sendo eliminada pelas fezes, outra é filtrada nos rins, sendo descartada na urina, enquanto outra pequena parte cai na corrente sanguínea.

Como acalmar o bebê na fototerapia?

Coloque o bebê em um ângulo de 45°, algo "muito importante", segundo o médico, pois ajuda a manter o controle sobre ele e não permite que sua cabeça "caia para trás", e o balance suavemente. O movimento pode ser realizado de cima para baixo, ou mesmo "agitando" delicadamente.

Quais os cuidados com a fototerapia?

Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...

Qual o horário do banho de sol do bebê?

O melhor horário para a exposição solar é antes das 10 horas e depois das 16 horas, período em que a radiação ultravioleta é menor. O protetor solar pode ser usado e deve ser passado pelo menos 20 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas ou após entrar na água.

Quanto tempo demora para baixar a bilirrubina?

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Qual o valor da bilirrubina para fototerapia?

Porém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.

Quando indicar fototerapia para RN?

Segundo Facchini (2008), fototerapia deve ser usada no recém-nascido com peso maior e igual a 2500 kg, com: BI > 10mg/dl nas primeiras 24 horas. BI > 12mg/dl entre 24 a 72 horas. BI > 15 ou 17mg/dl maior que 72 horas.

Quando a icterícia é preocupante?

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

O que acontece se o bebê ficar amarelo?

A icterícia acontece devido a alta concentração de bilirrubina no sangue – uma substância produzida durante o metabolismo das células vermelhas, que deixa a pele e os olhos amarelados.

Quanto tempo de banho de luz para icterícia?

“O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).

Como saber se a icterícia está saindo nas fezes?

A icterícia causa a coloração amarela da pele e dos olhos do bebé, podendo também deixá-lo sonolento e dificultar um pouco mais a sua alimentação. As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

O que posso fazer para abaixar a bilirrubina?

Como tratar: a fototerapia com luz fluorescente é útil para reduzir a quantidade de bilirrubina no sangue. Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados.

Qual o nível de bilirrubina normal?

Normalmente a análise de bilirrubina é requerida para teste de função hepática, uma vez que o catabolismo da bilirrubina faz parte do metabolismo normal do organismo e no soro a concentração de bilirrubina total é baixa, variando de 0 até 1,2 mg/dL e de bilirrubina direta varia de 0 até 0,3 mg/dL.

Quando a fototerapia é indicada?

A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.

Qual o mecanismo de ação da fototerapia?

Mecanismo de ação da fototerapia

Portanto, o mecanismo de ação básico da fototerapia é a utilização de energia luminosa na transformação da bilirrubina em produtos mais hidrossolúveis(6). A bilirrubina absorve luz na região de 400 a 500nm. A luz emitida nesta faixa penetra na epiderme e atinge o tecido subcutâneo.

Artigo anterior
O que precisa para renovar a CNH CE?
Artigo seguinte
Qual é a ordem do algarismo 9?