Quanto tempo guardar documentos fiscais?

Perguntado por: Érika Érika Simões Pinto  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

A legislação determina que os documentos fiscais devem permanecer arquivados por cinco anos. Desta forma, cumpre-se o período de guarda dos documentos relacionados com os tributos no prazo de decadência e prescrição, previstos nos artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN). Art.

Qual o prazo para guarda de documentos fiscais?

Por quanto tempo guardar nota fiscal? Conforme o citado Código Tributário Nacional, a nota fiscal deve ser armazenada pelo período de 5 anos. Já a nota fiscal de saída, de acordo com a Lei Orgânica da Seguridade Social, deve ser guardada pelo prazo de 10 anos.

Quanto tempo guardar documentos recursos humanos?

Dependendo da situação, é recomentado armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico. O Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, recomenda-se por 30 anos.

Qual é o prazo comum para o arquivamento das informações relacionadas com recursos humanos?

20 anos, no mínimo, após o desligamento do trabalhador.

Quanto tempo a empresa deve guardar o PPP?

No caso do PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário, o prazo de guarda é de 20 (vinte) anos. Há diversos outros documentos que possuem prazos diferenciados para serem mantidos em arquivo.

Tempo de Guarda - Documentos Fiscais, Contábeis e Trabalhistas

37 questões relacionadas encontradas

Quais documentos são de guarda permanente?

São considerados de guarda permanente os documentos públicos indicados nas Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio e das Atividades-Fim e todos os processos, expedientes e demais documentos produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual até 31/12/1940.

Quanto tempo devo guardar contas de água luz e telefone?

“O documento deve ser guardado por cinco anos, porque após esse período, a prestadora de serviços ou vendedora não tem meio judicial de questionar contas em aberto”, diz Bruna.

Qual o prazo que uma empresa deve atender para guarda da documentos e registros?

Segundo a Constituição Federal e CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), o prazo para guardar todos esses documentos é de cinco anos para trabalhadores urbanos e rurais, e de dois anos após o término do contrato.

Qual o prazo de permanência de um documento na empresa?

Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subsequentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art. 173, I). O mesmo prazo aplica-se aos comprovantes utilizados na declaração do imposto de Renda.

Qual o tempo de guarda de uma convocação?

Período: 5 anos. Cartas, circulares, editais e demais documentos relativos a convocação de Assembléias.

O que fazer com as contas antigas?

Consumidor cobrado pode ir ao Procon

Caso a empresa insista na cobrança de uma conta antiga, o indicado é procurar o Procon. Já se o prazo não tiver expirado, é preciso correr atrás desse comprovante com a companhia que o emitiu.

Quanto tempo devo guardar carnê de IPTU?

Por quanto tempo guardar os comprovantes de pagamento? Imposto de Renda, IPTU, IPVA e outros impostos – 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte. Os comprovantes de pagamentos usados para deduções no IR devem ser guardados pelo mesmo período.

Quanto tempo se guardar documentos de imóveis?

Escrituras de imóveis devem ser guardadas permanentemente, como comprovante de direito de propriedade. Em caso de venda, ela deve ser transferida ao novo proprietário. O Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) deve ser mantido por 1 ano, durante seu período de vigência.

Quais gêneros Os documentos podem ser classificados?

1. Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.

O que são arquivos correntes intermediários e permanentes?

No que se refere ao tempo de guarda de cada tipo de documento, a arquivologia diz que arquivos correntes devem ser mantidos de um a 10 anos; intermediários, por 20 anos e permanentes, entre 25 e 30 anos após o fim do trâmite.

O que significa guarda permanente ou a eliminação?

À guarda permanente destinam-se documentos essenciais à preservação da história e memória do Poder Judiciário, entre os quais estão relatórios, estudos, normas, projetos, informações de concursos, entre outros.

Em que momento a empresa deverá elaborar o PPP?

O PPP deve ser preenchido, atualizado e entregue ao trabalhador no momento da rescisão de contrato de trabalho, especificando se o mesmo esteve sujeito aos agentes nocivos à saúde durante o contrato de trabalho, sob pena de multa mínima, de acordo com o art. 283 do Decreto 3.048/1999.

Em que situações a empresa deve fornecer cópia autêntica do PPP ao trabalhador?

As informações contidas no PPP são de caráter privativo do trabalhador e, no ato da rescisão do contrato de trabalho, cabe ao empregador fornecer ao empregado uma cópia autêntica do documento, sob pena de multa prevista em lei.

Qual o tempo de guarda de um contrato?

5 anos após a conclusão dos serviços, ou após cessação do contrato ou mandato. Obedece ao prazo previsto no Código Civil, Lei 10.406/02, art.

Quanto tempo guardar carnes e recibos?

Guardar carnês, contas e toda a sorte de comprovantes de pagamento por pelo menos cinco anos, é uma estratégia necessária e recomendada pelos órgãos de defesa do consumidor a todos que querem embasamento para buscar seus direitos e distância de ''dores de cabeça''.

Quais contas podemos jogar fora?

CINCO ANOS: carnês em geral, consumo em geral, recibo de condomínio, contas água, luz, telefone e gás, cartas e correspondências, recibos de profissionais liberais, IPTU, IPVA, mensalidade escolar, prestação de serviço, recibos bancários, faturas de cartão de crédito, documentos trabalhistas em geral (recibos de ...

Onde guardar as contas pagas?

Já a Federação Brasileira de Bancos – Febraban informou que conforme normativos estabelecidos pelo Banco Central (BC), os bancos são obrigados a manter e conservar os registros relativos aos seus clientes (dados cadastrais, informações sobre operações ou serviços financeiros prestados) pelo prazo de cinco anos.

O que faz o setor de contas a pagar?

O setor de contas a pagar é responsável por organizar, gerenciar e analisar todas as saídas do caixa da empresa. É quem administra os pagamentos, confere as obrigações do negócio e muitas vezes aprova novos investimentos.

Quanto tempo um E-mail deve ficar arquivada?

De acordo com a legislação brasileira, os documentos legais e contábeis das empresas devem ficar arquivados por, pelo menos, 5 anos.

Artigo anterior
Qual o termo técnico para tontura?
Artigo seguinte
Porque os dons espirituais são importantes?